Motor do carro esquentando: Conheça as principais causas

Mulher com problemas no motor do carro pedindo guincho

O carro é uma paixão do brasileiro e, por isso, os donos sempre buscam cuidar com o maior carinho de seus veículos, entendendo eventuais problemas e sinais, para que não haja riscos maiores de danos.

Entre os principais tipos de problemas que podem surgir, está o aquecimento do motor. Não é raro isso acontecer, até porque mais de uma causa pode gerar esta situação. Por isso, é fundamental que todos os proprietários de veículos, independente de usarem para trabalho ou não, saibam as principais causas do problema.

Este é o nosso objetivo neste conteúdo. A seguir, apontaremos quais são os motivos que podem levar ao aquecimento, fazendo com que o motor do carro acabe esquentando.

Travamento de válvula termostática

São várias as possíveis causas para o aquecimento do motor e a maioria delas advém de falhas nas peças que compõem o sistema de arrefecimento dos motores. Afinal, estas ferramentas são essenciais para o trabalho de resfriamento e, se não funcionam, a tendência é de que a temperatura se eleve.

Para começar, portanto, escolhemos o travamento da válvula termostática como uma possível causa para o motor esquentar.

Se esta peça acabar travando em uma posição fechada, que impeça o fluxo de água fria pelos sistemas necessários, toda a engrenagem fica sem este alívio de resfriamento e, naturalmente, a temperatura do motor acaba subindo.

Fluxo de água desacelerado por conta de baixo volume e pressão

Ainda dentro das questões relacionadas ao fluxo de água, um problema comum é a baixa no volume e na pressão, por conta de uma diminuição na quantidade do chamado líquido de arrefecimento.

Isso ocorre, por vezes, em decorrência de furos ou vazamento em algum dispositivo, como as mangueiras que fazem esta proteção para que o líquido não se espalhe.

Porém, quando não há a manutenção, cuidado e acompanhamento correto ao longo do tempo, elas podem se desgastar e, com isso, acabar sofrendo com estes vazamentos.

Neste momento, portanto, o líquido passa a cair e não cumpre sua função de forma ideal, gerando a queda no volume e na pressão do local, como dissemos acima.

Com menor pressão e volume, naturalmente diminui também a força para que a água se movimente e cumpra todo o caminho necessário no processo de chegar até os locais certos para resfriar o motor. Sem a água necessária, é natural que a peça acabe esquentando.

Além disso, com o fluxo de água baixo, o líquido acaba evaporando com muito mais velocidade, o que também acelera o processo de aquecimento, já que o sistema de resfriamento perde qualidade.

Se este tipo de problema não for percebido rapidamente, não há o que fazer: o vazamento seguirá por um longo período, o volume e pressão baixarão até o limite e o motor esquentará cada vez mais, já que o sistema de resfriamento não funcionará minimamente bem.

Ainda dentro das possibilidades de vazamento que levem ao processo de aquecimento do motor, é importante que os donos de veículos fiquem atentos à bomba d’água. Se este componente tiver algum tipo de vazamento, o problema pode aparecer também.

Falta de fluido no reservatório

Seguimos falando sobre partes estruturais do carro que precisam estar em dia para que não haja o risco de superaquecimento do motor. O próximo tópico é o fluido que fica no reservatório, chamado tecnicamente de vaso de expansão.

Esta peça precisa estar sempre com o líquido necessário para que a pressão seja a ideal e, consequentemente, o processo de resfriamento funcione – similar ao que dissemos acima, em relação aos vazamentos. Porém, o espaço de colocação do líquido aqui é o vaso de expansão.

Naturalmente, com o tempo, o fluido presente começará a evaporar, diminuindo seu volume. Conforme isso acontece, a pressão para impulsionar o que é preciso para o resfriamento diminui. Isso não pode acontecer.

Por isso, a solução é sempre ficar atento. O dono do carro precisa verificar com frequência a presença -ou a falta – deste líquido. Se estiver em quantidade baixa, o ideal é fazer a adição de maior quantidade, retomando o funcionamento normal.

Falhas no processo de ignição

Carro com falha na ignição

Para finalizar nossa lista com as principais causas que podem levar o motor a sofrer com aquecimento, falamos sobre o processo de ignição. Quando ele for falho, também existe a possibilidade de que haja o superaquecimento da peça.

Neste caso, o que acontece é: se o sistema de ignição não está em dia, seja qual for o motivo, a tendência é de que as velas não consigam disparar na hora certa em que o comando é acionado. O processo é atrasado por conta desta eventual falha na ignição.

Se as velas não funcionam na hora certa para gerar a atividade do motor e de todos os sistemas do carro, o que acontece é uma queima maior de combustível, que é acionado a partir da ignição. Como o combustível é utilizado, mas as velas não fazem a ação imediata, isso pode gerar um aquecimento interno do veículo, atingindo também o motor, que esquenta.

Estes são, portanto, alguns dos principais problemas que se tornam causa para o motor do carro esquentar além do ideal. Se o motorista, dono do veículo, está sentindo que o componente está aquecendo mais do que deveria, é importante procurar ajuda especializada.

Melhor prevenir e identificar o problema do que correr o risco de fundir o motor, o que impede que o carro funcione. Em todo caso, se for necessário usar serviço de socorro, como um guincho, conte com o nosso serviço. A Cadê Guincho é uma solução tecnológica ideal, garantindo velocidade e qualidade no momento de necessidade. Conheça o aplicativo de guincho mais utilizado e bem avaliado do Brasil e tenha em mãos, a qualquer momento, a solução para sua necessidade!

Carro sendo guinchado

Deixe um comentário