Gasolina aditivada ou comum? Entenda a diferença!

Veículo sendo abastecido no posto de gasolina

Quando o assunto é combustível, diversas questões e dúvidas se fazem presentes na cabeça dos motoristas. Uma delas envolve qual opção escolher ao abastecer: gasolina aditivada ou comum?

Se essa também é uma pergunta que você já se fez em algum momento, saiba que ao longo deste artigo nós explicaremos diversos pontos sobre esses dois combustíveis. Assim, você poderá avaliar qual é o mais indicado para o seu veículo.

Portanto, se você quer entender de maneira clara e fácil quais as diferenças entre gasolina aditivada e comum, qual rende mais e qual é a melhor, não deixe de acompanhar as informações a seguir com atenção. Boa leitura!

Gasolina aditivada ou comum: quais as diferenças?

A principal diferença da gasolina aditivada para a comum é que a primeira, como o nome já indica, possui aditivos.

E o que são aditivos? São substâncias dispersantes e detergentes que ajudam a limpar os resíduos gerados pelo combustível na parte interna do motor do veículo

Assim, a gasolina aditivada contribui para que todo o sistema de alimentação do combustível fique mais limpo, protegido e preservado, desde os bicos injetores até os filtros e as tubulações.

No médio e longo prazo, além de ajudar a manter o sistema de alimentação do combustível em um melhor estado, a gasolina aditivada evita um aumento do consumo de combustível.

Já a gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias, sem nenhum tipo de aditivo. Por conta dessa característica, é bem mais comum que certos resíduos fiquem acumulados no motor (caso você utilize apenas essa opção em seu veículo).

Consequentemente, as chances de haver problemas e do funcionamento do veículo ser afetado tendem a ser maiores — o que, claro, são situações que nenhum motorista deseja.

Agora, vale ressaltar também que por ter esse “recurso” extra (os aditivos), a gasolina aditivada é mais cara que a gasolina comum. 

Então, não dá para abastecer com essa opção de combustível sempre, considerando a situação econômica de inúmeros brasileiros e os preços da gasolina que, embora tenham baixado recentemente, ainda “pesam” no bolso de muitas pessoas.

Por isso, com base nesse contexto, o mais indicado para o dia a dia é abastecer com gasolina comum e, com uma certa periodicidade, utilizar um pouco de gasolina aditivada. Assim, você evita que muitas substâncias e resíduos fiquem acumulados.

Porém, ressaltando, se você conseguir usar somente a gasolina aditivada, tende a ser melhor para o seu veículo.

Veja também: qual combustível vale mais a pena: etanol ou gasolina?

Gasolina aditivada ou comum: qual rende mais?

Painel do veículo mostrando o nível de gasolina

Agora que você já sabe quais as principais características e diferenças entre a gasolina aditivada e comum, há outro ponto importante que vale a pena ser explicado: o rendimento de cada uma.

Muitas pessoas pensam, de maneira equivocada, que a gasolina aditivada rende mais que a comum. Porém, não é possível afirmar isso. Afinal, a principal diferença entre uma e outra está no aditivo — o que não influencia no rendimento.

Então, as duas rendem igual. A autonomia de uma não é mais superior que a outra. No máximo o que pode acontecer é uma impressão de que a aditivada rende mais por manter o sistema de alimentação limpo e, assim, ajudar o motor a funcionar com seu desempenho original.

Agora, vale ressaltar que a gasolina podium/premium (uma outra opção que vamos abordar mais a frente) é a que rende mais. Isso porque ela possui menos etanol em sua composição (25%), além de um maior poder calorífico.

Gasolina aditivada ou comum: qual é a melhor?

Apesar de a gasolina aditivada ser mais interessante por conta dos aditivos em sua composição, a resposta exata para essa pergunta é: depende. Depende, porque alguns fatores podem influenciar nessa escolha.

Por exemplo, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para quem costuma se deslocar mais pela cidade, isto é, em trajetos urbanos, com trânsito lento e pesado, o mais indicado é a gasolina aditivada. Já para quem pega bastante a estrada, a gasolina comum é o suficiente.

Além disso, vale ressaltar que essa escolha também pode ser influenciada pelo modelo do carro. Normalmente, cada fabricante indica no manual do veículo qual o combustível mais recomendado. Portanto, vale a pena dar uma olhada no seu.

E se algum frentista afirmar que essa ou aquela gasolina é a melhor para o seu veículo, não confie totalmente. Baseie-se nas informações que você está lendo neste artigo e no manual do seu carro, ok?

Gasolina podium/premium

Gasolina pingando do bocal

Além da gasolina comum e aditivada, há uma outra opção disponível em postos de combustíveis: a gasolina podium/premium.

Por isso, para encerrarmos o artigo, separamos algumas explicações sobre essa terceira opção de gasolina para você abastecer o seu carro.

Em geral, o funcionamento da gasolina podium/premium é semelhante ao da gasolina aditivada. Porém, há uma diferença importante e ela refere-se a octanagem.

O que é a octanagem? A octanagem é um processo que ocorre dentro da câmara de combustão do motor relacionado à capacidade de a gasolina resistir a uma explosão. 

Quanto maior a resistência da gasolina à detonação, maior é a sua octanagem.

No caso das gasolinas aditivada e comum, há cerca de 87 octanas. Já na gasolina premium, esse número é de, no mínimo, 91 octanas.

Isso significa que a gasolina podium/premium contribui para um melhor desempenho do seu veículo — o que também envolve um gasto maior, afinal, essa opção de combustível é a mais cara das três.

Contudo, vale ressaltar que, veículos populares e com baixa potência, não “sentem” muito os efeitos da gasolina podium/premium, pois eles não costumam funcionar em alta pressão. Isso acontece mais com veículos de luxo e carros de corrida.

Portanto, a menos que você tenha um carro de luxo ou de corrida, não é tão vantajoso (e nem barato) abastecer com essa terceira opção de gasolina.

E então, ficou mais claro quais são as características e diferenças das gasolinas comum, aditivada e podium/premium?

Esperamos ter ajudado. E se você tiver alguma outra dúvida ou questionamento sobre o assunto, comente no espaço logo abaixo!

Deixe um comentário