Gasolina acabou! Devo chamar um guincho?

Algumas situações na estrada podem ser muito difíceis. É muito complicado estar viajando com a família e, apesar de todos os preparativos, perceber que não vai ter combustível suficiente para chegar até o próximo posto.

Galão de combustível

Assim, neste artigo iremos tratar de alguns pontos que podem evitar esses problemas em suas viagens, além de impedir que você tenha gastos com multas e outros mais. Assim, os principais tópicos serão:

• O que é a pane seca

• Pane seca e multas

• Como evitar a pane seca

• Como proceder caso ela ocorra

Umas das dúvidas mais comuns em caso de pane seca é saber se é necessário acionar um reboque.

Infelizmente, essa situação não é tão incomum e pode acontecer com qualquer pessoa. Mesmo dedicando cuidado e atenção ao carro, eventualmente, podemos acabar sofrendo com uma pane seca.

Deixar para abastecer naquele posto mais barato, se confundir com o quanto rodou com o carro nos últimos dias, esperar para abastecer na estrada ou marcador com defeito: são diversos os fatores que podem nos colocar nessa situação.

No entanto, o mais importante é saber o que fazer na hora que isso acontece e quais são as possíveis consequências e as providências a serem tomadas. Confira a seguir.

O que é a pane seca?

A pane seca ocorre quando o veículo para ao ficar sem combustível, seja álcool, gás natural, gasolina, diesel ou até mesmo eletricidade. Não importa o combustível, se o carro parar por falta dele, trata-se da chamada pane seca.

Já adiantamos que, além do serviço de guincho, o Cadê Guincho também encontra profissionais de auto socorro que auxiliam nesses casos, levando até o motorista 5 litros de combustível, confira como funciona o serviço em caso de pane seca.

Infração e multa por pane seca

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) toma a pane seca como um elemento de responsabilidade do motorista. Portanto, em certos casos, trata-se de infração média, gerando multas, medidas administrativas e custando pontos na carteira.

Porém, ainda precisamos compreender isso melhor, uma vez que não é todo caso de pane seca que se torna uma infração de trânsito.

Carro parado atrapalhando a via

Segundo o CTB, o motorista é responsável por verificar se a quantidade de combustível no tanque é suficiente para chegar ao destino, mesmo que esse destino seja o próximo posto de gasolina.

O motorista será autuado caso o carro pare por falta de combustível, atrapalhando a livre movimentação da via.

Atenção: caso isso ocorra, a melhor saída é procurar um guincho imediatamente. Com sorte – e dependendo do local – é possível evitar ser multado e tomar os pontos na carteira. Assim, nada de abandonar o carro na via e sair correndo com um galão na mão para achar um posto.

No entanto, se for flagrado por agente competente, este terá que verificar o motivo do carro ter parado. Constatando a pane seca, caso o carro esteja parado em local irregular, o motorista será multado, terá os pontos adicionados à carteira e o veículo removido.

Caso essa remoção seja feita pelo serviço de trânsito, DETRAN ou CET, Companhia de Engenharia de Tráfego, o carro irá para o depósito responsável. Assim, as dores de cabeça serão maiores ainda, pois isso exigirá, além do pagamento da multa, o pagamento das taxas de remoção e as diárias do depósito.

Dessa forma, caso seu carro pare atrapalhando o trânsito em razão da falta de combustível, chame o reboque o mais rápido possível.

Vale lembrar que parar em vias devido à panes elétricas ou mecânicas, mesmo que isso atrapalhe o trânsito, não consiste em infração. O CTB compreende que esse tipo de cenário é imprevisível e está, em geral, fora do controle do motorista.

Outro ponto relevante é que, independentemente do motivo de parada, a situação deve sempre ser devidamente sinalizada quando ocorrer em via pública.

Todas essas determinações podem ser encontradas no CTB, especialmente no artigo 180, do capítulo XV.

Carro fora da via

Carro quebrado na estrada

Parar o carro no primeiro lugar ou mesmo no acostamento, de forma a não atrapalhar o trânsito, ainda não é a melhor medida a ser tomada e não garante que a multa não ocorrerá. Se o carro estiver parado de forma irregular, o problema da pane seca ainda vai gerar infração, resultando em multa e medida administrativa.

Assim, o ideal é estacionar o carro devidamente, em local de estacionamento autorizado, antes que ele pare de rodar de vez pela falta de combustível.

Nesse último caso, chamar um guincho torna-se uma opção do motorista, não sendo obrigatório. Mesmo que o carro esteja parado por falta de combustível, se ele estiver devidamente estacionado, não há qualquer infração envolvida, segundo especialistas.

Assim, o motorista está livre da multa e pode procurar um posto para comprar gasolina em galão.

Nada de garrafas pet

Embora eventualmente ocorra, a compra de combustível em garrafas PET é terminantemente proibida pelos órgãos responsáveis.

A regulação da questão é feita pela Agência Nacional de Petróleo, que pode multar em até 50 mil reais os postos que não seguirem a regra e venderem combustível em recipientes improvisados.

Já quem define quais são os vasilhames corretos para a compra de combustível é a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela determina que os galões utilizados para a compra de combustível devem ser fabricados em material rígido, como plástico ou metal, e sejam utilizados apenas para esta finalidade, aprovados pelo INMETRO.

Além disso, o enchimento do galão deve ser feito fora de qualquer veículo, com ele apoiado ao chão. O ideal é manter um galão como esse no carro para possíveis emergências.

Como evitar a pane seca?

Veículo sendo abastecido

É fácil entender que ninguém deseja passar por uma situação de pane seca. Então, o melhor de tudo é evitar ao máximo deixar que o combustível chegue à reserva do tanque.

O ideal é manter sempre acima de ¼ da capacidade do tanque e abastecer com frequência, pois, além de tudo, circular com frequência na reserva aumenta os riscos de problemas mecânicos.

Esperarmos ter respondidos suas dúvidas sobre a pane seca. Caso você precise de reboque por este ou por outros motivos, pode contar com nosso aplicativo para achar um guincho em qualquer lugar e a qualquer hora!

Deixe um comentário