6 dicas essenciais para ter segurança na estrada

Motorista dentro do carro

As viagens na estrada podem ser muito relaxantes. Pode ser uma viagem a outro estado a muitos quilômetros da sua casa ou a uma pequena cidade que fique apenas a algumas horas de carro.

À medida em que o mundo gradualmente sai de uma pandemia, que colocou as viagens em banho-maria para bilhões de pessoas, os mais ansiosos em sair de casa podem finalmente buscar viagens que não envolvam aglomeração, como as viagens de carro.

Se você também pretende pegar a estrada nos próximos meses, vale a pena revisar algumas medidas de segurança e mantê-las em mente para você e toda a sua família terem uma viagem de carro segura.

1. Cuide da manutenção do seu veículo antes de pegar a estrada

Antes de pegar estrada solicite um serviço completo de revisão em seu automóvel que inclua verificação dos freios, suspensão, condições dos pneus entre diversos outros itens ligados a segurança e que contribuam para uma direção segura. Isso vai ajudar a reduzir a chance do carro apresentar possíveis problemas.

Se quiser mais orientações a respeito desse assunto, confira outras 4 Dicas para fazer a Manutenção e Conservação do seu Veículo.

2. Cheque se o seu veículo está sujeito a um recall

Recalls são emitidos se um problema de segurança foi descoberto desde que um carro chegou ao mercado. Na internet mesmo você pode encontrar facilmente listas de recalls feitos pela sua montadora e conferir se há algum aviso de recall aberto para o seu carro. Confira nosso artigo completo que ensina como consultar online se um automóvel possui Recall.

3. Não se esqueça dos acessórios básicos do veículo

Viagens na estrada são normalmente feitas com suportes para bicicletas presos às janelas traseiras ou na parte superior do veículo. Motoristas que não estão acostumados a ter bicicletas ou outros itens presos ao carro precisam se habituar a isso antes de pegar a estrada.

Condutores de veículos que queiram levar itens maiores no reboque, como lanchas, também poderão aproveitar uma viagem de carro mais tranquila na estrada se praticarem um pouco antes.

Se por acaso você estiver pensando em deixar o automóvel em casa e experimentar uma viagem de moto, confira as nossas dicas essenciais para um passeio de moto seguro.

4. Arranje um mapa

Mapa offline

Apesar dos mapas em papel praticamente não serem mais usados com a chegada dos aplicativos de GPS, qualquer pessoa que já tenha feito pelo menos uma viagem de carro longa na vida sabe que o sinal muitas vezes cai no meio do caminho.

É por causa disso que ter acesso a um mapa offline pode ajudar a lidar melhor com as interrupções de sinal, evitando desvios no trajeto e – pior! – que você se perca no meio do nada.

5. Confira se o seu carro está oferecendo a você uma boa visibilidade no trânsito

Não é nenhum segredo que as luzes, os limpadores de vidro e os espelhos do veículo permitem uma melhor visibilidade no trânsito, mas, por incrível que pareça, esses itens não são tão lembrados na hora da manutenção do veículo.

Garantir que você pode ver e ser visto na estrada é essencial para evitar acidentes. Porém, muitos motoristas deixam de lado etapas simples de manutenção que podem melhorar a visibilidade do seu carro quando ele estiver em movimento.

Estar atento a isso pode fazer toda a diferença na estrada. Seguir algumas dicas de manutenção pode ajudar (e muito) a garantir a sua segurança, a da sua família e a de todos os outros veículos que cruzarem o seu caminho.

Sendo assim, é importante substituir luzes externas ou internas que estejam fracas, piscando rapidamente ou simplesmente não estejam funcionando. Veja também se os faróis estão direcionados corretamente e se os espelhos do veículo estão limpos e devidamente posicionados.

É bom checar também o nível de água do limpador de para-brisa. Substitua também o limpador do para-brisa caso as borrachas estejam rachadas, fazendo muito barulho ou riscando o vidro dianteiro quando estiverem funcionando. Ah, e caso seu carro tenha não esqueça de conferir também seas borrachas do limpador traseiro estão em boas condições também!

6. Tenha sempre à mão o contato de um serviço de guincho confiável

Pessoa falando ao celular dentro do carro

Ainda que você tome todos os cuidados necessários para ter segurança em uma viagem na estrada, sempre existirá a possibilidade de que surja algum problema que você, sozinho, não vai conseguir resolver.

É por isso que é bom sempre ter disponível um aplicativo de guincho para te auxiliar, caso seja necessário. O Cadê Guincho é a melhor solução para isso, pois tem sua base mais de 6.000 profissionais de auto socorro cadastrados. Eles oferecem guincho 24 horas nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

O Cadê Guincho também localiza serviços de chaveiro para abertura de veículos, troca de pneu, recarga de bateria e auxílio em caso de pane seca. Faça um orçamento online através do site ou baixe gratuitamente o aplicativo disponível na Play Store e escolha a melhor opção para você!

Deixe um comentário