Conheça 7 veículos militares brasileiros

Veiculo militar

O Brasil é um país que possui uma rica história militar e a indústria automotiva tem sido uma importante aliada na produção de veículos de transporte e combate para as Forças Armadas. Agora, você sabe quais são os 7 principais veículos militares brasileiros? Se você tem interesse em conhecer cada um deles, basta continuar acompanhando este artigo. 

Tenha uma boa leitura!

Os 7 principais veículos militares brasileiros

Desde a década de 1950, o Brasil tem uma longa história na produção de veículos militares.

Inclusive, entre as décadas de 1970 e 1980, vale observar que o país chegou a ser um dos maiores produtores mundiais na área, exportando veículos para diversos países do Oriente Médio que, em conflitos reais, apresentaram bom desempenho. 

Sendo assim, conheça a seguir os 7 principais veículos militares brasileiros — mas antes, uma, ou melhor, duas curiosidades interessantes.

Primeiro, a maioria dos veículos que você verá na lista a seguir foi produzida pela mesma empresa, a Engesa. E segundo, em geral, os modelos levam o nome de espécies de cobras.

Confira! 

1. Agrale Marruá

Veiculo militar brasileiro chamado Agrale Marruá

Começando a lista dos principais veículos militares brasileiro temos o Marruá. Ele é fabricado pela Agrale, empresa gaúcha especializada em veículos pesados. 

O Marruá é um veículo utilizado pelo Exército Brasileiro em operações de reconhecimento, transporte de tropas e combate em áreas urbanas. Ele possui tração nas quatro rodas e é capaz de atravessar terrenos acidentados.

2. EE-3 Jararaca

Conforme adiantado mais acima, a Engesa é a principal empresa do mercado brasileiro quando o assunto são veículos militares (embora ela não esteja mais em funcionamento). E neste contexto, está o blindado da marca conhecido como EE-3 Jararaca.

Trata-se de um veículo que foi projetado para operar em terrenos acidentados, sendo equipado com armamento pesado, incluindo metralhadoras e canhões de 20mm.

3. EE-9 Cascavel

Outro veículo produzido pela Engesa é o EE-9 Cascavel, um carro blindado de reconhecimento e combate ligeiro utilizado pelo Exército Brasileiro.

O Cascavel foi projetado em São José dos Campos para ser usado em terrenos acidentados, tendo capacidade para transportar uma tripulação de três pessoas. 

Além disso, ele é equipado com uma metralhadora .50 e uma torre giratória armada com um canhão de 90 mm. 

Ele foi introduzido nas forças armadas brasileiras em 1974 e ainda é utilizado hoje. Inclusive, vale destacar que esse veículo já foi usado em missões de paz no Haiti e em operações no Iraque.

Ademais, o EE-9 Cascavel é utilizado em operações de fronteira e combate ao tráfico de drogas e contrabando. Ele tem uma velocidade máxima de 100 km/h e pode viajar até 600 km sem reabastecer.

4. EE-11 Urutu

Veiculo militar brasileiro chamado EE-11 Urutu

Mais um veículo fabricado pela Engesa é o EE-11 Urutu. Trata-se de um veículo blindado de transporte de tropas utilizado pelo Exército Brasileiro e pela Marinha do Brasil.

O Urutu é capaz de transportar até 12 soldados, além do motorista e do comandante. Ele é equipado com armamento pesado e já foi utilizado em diversos conflitos, como a Guerra das Malvinas e a Guerra do Golfo.

Ele foi introduzido em 1973 e ainda é utilizado pelas forças armadas brasileiras. O veículo é equipado com uma metralhadora .50, possui um motor a diesel de 6 cilindros, tem uma velocidade máxima de 90 km/h e também pode viajar até 600 quilômetros sem reabastecer.

Um dos pontos de destaque do Urutu é a acessibilidade. Isso porque pode-se entrar e sair do veículo não apenas pelas laterais e o teto, como também pela traseira.

5. EE-17 Sucuri

O EE-17 Sucuri é mais um veículo militar brasileiro produzido pela Engesa. Ele é um caça-tanque blindado e destinado ao transporte de pessoal (tem capacidade para carregar até 12 soldados).

Ademais, ele possui um sistema de detecção e proteção contra minas terrestres. Por isso, o EE-17 Sucuri é utilizado pelas forças armadas brasileiras principalmente em operações de desminagem e em áreas de conflito. 

6. EE-25 Xingu

Dando andamento à lista de veículos militares brasileiros, temos agora o EE-25 Xingu — outro veículo blindado de transporte de tropas fabricado pela Engesa. 

O EE-25 Xingu é um veículo capaz de transportar até 20 soldados e também possui proteção contra minas terrestres. Ele foi utilizado em operações de paz no Haiti e em conflitos armados na América Latina.

7. VBTP-MR Guarani

Veiculo militar brasileiro chamado VBTP-MR Guarani

Encerrando a lista dos principais veículos militares brasileiros, temos agora o VBTP-MR Guarani.

Trata-se de um veículo blindado 6×6 e que, ao contrário dos modelos anteriores, não foi produzido pela Engesa e sim pela Iveco em parceria com o Exército Brasileiro, no ano de 2012.

O VBTP-MR Guarani é um veículo de transporte de tropas, projetado para substituir o Urutu, citado ao longo do post.

Ele tem capacidade para transportar até 11 soldados, é equipado com armamento pesado e possui tecnologia de ponta para proteger a tripulação.

Inclusive, vale destacar que a torre de armamento que faz parte do veículo pode ser munida com canhões automáticos, metralhadoras pesadas e lança-granadas. 

Além disso, o veículo possui um motor a diesel de 6 cilindros, tem uma velocidade máxima de 110 km/h, pode viajar até 600 km sem reabastecer e é utilizado em diversas missões, como transporte de tropas, escolta de comboios e reconhecimento.

Por último, é interessante mencionar que o VBTP-MR Guarani é, atualmente, o principal veículo blindado de transporte de tropas das forças armadas brasileiras.

Outros veículos que merecem citação

Além dos sete modelos que você conferiu até o momento, vale destacar alguns outros veículos que são (ou foram) desenvolvidos no Brasil e que estão ligados à área militar/forças especiais. São eles:

  • AV-VBL;
  • Chivunk;
  • VLEGA Gaúcho.

Por fim, além desses modelos, é válido ressaltar sobre alguns outros veículos classificados como protótipos ou que não foram produzidos em larga escala. Trata-se do:

  • EE-34 Guará (veículo blindado de transporte de pessoal);
  • EE-50 (veículo blindado sobre rodas);
  • EE-T1 Osório (tanque de guerra);
  • EE-T2 Osório (uma versão aprimorada do EE-T1);
  • EE-T4 Ogum (veículo blindado compacto);
  • Todos foram esboçados pela Engesa, vale ressaltar.

Ao longo deste conteúdo, você conheceu os 7 principais veículos militares brasileiros, assim como suas principais características. Ademais, descobriu alguns modelos que nem chegaram a ser fabricados ou que tiveram poucas unidades produzidas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o com pessoas próximas que também gostam desses tipos de veículos! Até a próxima!

Deixe um comentário