Entenda como funciona a classificação dos veículos

Veículos no trânsito vistos de cima

Ao abordarmos, por exemplo, as principais diferenças entre um carro e uma moto, é natural que diversos pontos venham a sua mente, correto? Dá para falar sobre o tamanho, a quantidade de rodas/pneus, o preço, o consumo, o conforto, a praticidade, a segurança e muito mais.

Porém, a classificação dos veículos vai muito além disso. Esse exemplo que demos foi apenas para ilustrar. 

Agora, é importante saber que existem diversos outros aspectos que podem diferenciar um automóvel do outro — inclusive, mesmo eles sendo da mesma categoria.

Portanto, se você quer saber como funciona a classificação dos veículos no Brasil, não deixe de acompanhar a leitura a seguir, ok?

Como funciona a classificação dos veículos no Brasil

Categorias de CNH

Ao dar início no processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é necessário informar qual a categoria de veículo que você deseja conduzir, por exemplo, carro, moto, ônibus, etc.

Hoje, há cinco categorias de CNH que são identificadas por meio das letras A, B, C, D e E — o que já é uma forma de classificação. Porém, trata-se de uma classificação mais abrangente e que grande parte das pessoas já conhece.

A categoria A é destinada à condução de ciclomotores, motonetas, motos e triciclos. Já a categoria B, refere-se a carros de passeio (hatches, sedans e SUVs) e veículos de carga leve, como picapes.

Por fim, no caso das categorias C, D e E, estão os veículos mais pesados, como caminhões, picapes de grande porte, vans, ônibus, tratores, bi-trucks, carretas, rodotrens, máquinas agrícolas etc.

Na categoria C, especificamente, é possível dirigir veículos de carga acima de 3,5 toneladas. Na categoria D, automóveis com mais de oito passageiros. E na categoria E, veículos com unidade acoplada acima de 6 toneladas.

Então, como você pode observar, essa primeira classificação dos veículos é realizada por categoria, de acordo com o peso, tamanho, a capacidade de carga e finalidade de cada automóvel.

Agora, como dissemos, essa não é a única forma de classificação dos veículos presente no Brasil. Além dela, há a classificação por espécie e por tração.

Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas!

Classificação por espécie

Veículos andando na rua

A classificação por espécie é dividida em veículo:

  1. de passageiro (automóveis, bicicletas, bondes, charretes, ciclomotores, micro-ônibus, ônibus, motonetas, motocicletas, quadriciclos, reboques/semirreboques e triciclos);
  2. de carga (carroças, caminhões, caminhonetes);
  3. de coleção (carros clássicos);
  4. de competição (kart e motocross);
  5. misto (carros utilitários);
  6. especial (ambulâncias, carros funerários, guindastes, trio elétrico e viaturas);
  7. tração (caminhão-trator, trator de esteiras, trator misto e trator de rodas).

Esse tipo de classificação refere-se a finalidade que cada veículo terá. 

  • veículo de passageiro tem como função transportar pessoas; 
  • veículo de carga tem como finalidade transportar mercadorias, produtos e grandes volumes;
  • veículo de coleção refere-se a uma forma de valorizar automóveis antigos, bem conservados e que possuem mais de 30 anos de existência;
  • veículo de competição tem como função competir em corridas, provas etc.;
  • veículo misto, como o nome sugere, pode transportar tanto pessoas quanto cargas;
  • veículo especial tem como finalidade prestar serviços específicos e especializados;
  • veículo de tração é um automóvel cuja característica é ter um motor de propulsão que faz com que ele se movimente por conta própria.

E esse é apenas um tipo de classificação. Abaixo, você verá outro!

Classificação por tração

Além da tração fazer parte da classificação por espécie, ela está relacionada a outro tipo de especificação.

Isso porque há cinco formas de tração que podem classificar veículos, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro):

  1. automotor (ex: carros, ônibus etc.);
  2. elétrico (ex: bondes e ônibus elétricos);
  3. propulsão humana (ex: bicicleta);
  4. reboque/semirreboque (ex: carretas e caminhões);
  5. tração animal (ex: carroças e charretes).

De forma resumida, a primeira forma está relacionada aos veículos que possuem motor próprio. A segunda, refere-se aos automóveis que se movimentam com força elétrica. Já a terceira, está associada à força do homem.

Por fim, há o reboque/semirreboque (veículos em que as cargas ficam engatadas ou apoiadas no veículo motor) e há a tração animal, que como o nome já sugere, está relacionada à ação de um animal, como um cavalo, para que o veículo seja movimentado.

Classificação por categoria

Carros vistos de frente com os faróis acesos

Achou que tínhamos terminado? Pois saiba que ainda há outro tipo de classificação: a por categoria. “Mas essa não já não foi abordada lá no começo do artigo?” Não, nesse caso estamos falando sobre a classe de veículos, que é dividida em:

  • de aluguel;
  • de aprendizagem;
  • diplomáticos/consular;
  • oficial;
  • particular.

O veículo de aluguel refere-se a categoria destinada a quem exerce algum tipo de atividade remunerada com o automóvel. Já os veículos de aprendizagem são aqueles utilizados pelas autoescolas.

No caso dos veículos diplomáticos/consular, estamos falando sobre automóveis de uso exclusivo de embaixadas e órgãos internacionais.

Ainda há os veículos oficiais (utilizados por chefes de estado e políticos) e os particulares (que nada mais são do que os automóveis utilizados por pessoas físicas, ou seja, pessoas que dirigem pelas ruas para se deslocar ao trabalho, para passear etc.).

Vale ressaltar ainda que cada veículo desse possui uma placa diferente, que pode ter caracteres preto, azul, vermelho, verde ou dourado, além de determinadas características, regras e requisitos para enquadrá-los em cada categoria.

  • caracteres preto = veículo particular;
  • caracteres azul = veículos oficiais;
  • caracteres vermelho = veículos de autoescola, comerciais e táxis;
  • caracteres verde = veículos especiais;
  • caracteres dourado = veículos diplomáticos/consulares.

Quanta categorização, não é mesmo? É até difícil se lembrar de tudo.

Agora, por que tantas classificações?

Porque a partir delas os consumidores podem escolher o veículo certo de acordo com seu perfil. Ou seja, essas especificações funcionam como uma forma de auxílio na hora de decidir qual automóvel comprar.

Além disso, essas classificações ajudam a definir, por exemplo, a alíquota do IPVA (ou sua isenção, no caso de veículos oficiais) e também a estabelecer o pagamento de pedágios. 

Afinal, essas taxas e tributos variam de veículo para veículo. Quem tem uma moto, por exemplo, paga bem menos em comparação com quem tem um caminhão.

E então, você sabia que existiam todos esses tipos de classificações de veículos no Brasil? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário