Quais cuidados devemos ter com o pneu e a roda do carro?

Calibrando pneu

Tanto o pneu quanto a roda do carro são dois componentes de suma importância em qualquer veículo, afinal, eles estão diretamente relacionados à estabilidade e ao controle da direção.

Por isso, se você tem um veículo e deseja que sua condução seja sempre segura e confortável é essencial que você tenha alguns cuidados com esses dois itens. 

Mas antes de falarmos sobre eles, vamos explicar a diferença entre pneu e roda do carro, visto que muitas pessoas se confundem e consideram que são a mesma coisa. Acompanhe!

Qual a diferença entre pneu e roda do carro?

O pneu é um componente de borracha que reveste as rodas de um veículo. Ou seja, o pneu refere-se ao único ponto de contato entre o carro e o solo.

Já a roda do carro é um componente circular de metal ao qual um pneu é fixado, sendo composta por duas partes fundamentais, que são o aro e o disco.

Então, basicamente, o pneu está relacionado a uma parte externa da estrutura responsável por mover um veículo, enquanto a roda está associada à parte interna desse componente. 

Agora, vale ressaltar que, apesar de serem dois itens diferentes, eles estão completamente conectados, interligados, então os cuidados que você verá a seguir envolvem, de uma forma ou de outra, ambos.

Principais cuidados com o pneu e a roda do carro

Calibragem

Dirigir com os pneus murchos, além de ser um risco, danifica a roda do carro, afinal, nessas condições, ocorrem deformações no aro. Além disso, se você passar em um buraco, eles podem furar ou rasgar.

Por isso, o primeiro cuidado que você deve ter em sua rotina com esses componentes é manter a calibragem em dia.

Então, a cada 15 dias mais ou menos, leve seu veículo até um posto e calibre os seus pneus — lembrando sempre de seguir a pressão indicada no manual do proprietário, ok?

Cuidado com os buracos

Muitas ruas, estradas e rodovias do país possuem buracos e isso, claro, pode ser um grande problema para rodas e pneus. Afinal, dependendo do impacto, esses dois componentes podem ser danificados.

Por isso, sempre que você for dirigir, tenha cuidado com os buracos. Mantenha a atenção na via e desvie deles quando necessário para evitar maiores transtornos.

E quando não for possível desviar, reduza a velocidade. Nunca passe de forma rápida em um buraco.

Limpeza

Removendo sujeitas da roda

Deixar as rodas e os pneus sujos, com detritos acumulados, também é algo que pode gerar problemas a esses dois componentes.

Por isso, não deixe que a sujeira acumule por muito tempo em seu veículo — isso inclusive está relacionado à aparência, ao visual dele.

Então, a cada 15 dias ou menos, faça uma boa limpeza em seu carro, tanto na parte externa quanto interna.

E para isso, use produtos adequados, como água, sabão neutro, panos macios, ceras automotivas etc. Nada de utilizar querosene, esponjas abrasivas e produtos derivados do petróleo.

Além disso, não deixe de fazer a secagem com panos após terminar a lavagem para evitar manchas indesejáveis.

Cuidado com o meio-fio na hora de estacionar

Outro cuidado importante que você deve ter com as rodas e os pneus do seu carro refere-se ao meio-fio na hora de estacionar. 

Isso porque diversos motoristas não prestam muita atenção na hora de estacionar o carro e, com isso, acabam chegando perto demais do meio-fio. 

Por conta disso, as rodas podem ser arranhadas e amassadas, fora que os pneus podem sofrer algum tipo de dano também.

Portanto, quando for estacionar, atente-se à distância entre o seu veículo e a guia. O seu carro não precisa ficar “colado” na calçada.

Uma distância de 20 a 40 centímetros da guia já está de bom tamanho.

Sobrecarga

Todo carro possui no manual do proprietário uma indicação sobre limite de peso. E isso é algo importante, pois está diretamente relacionado à vida útil dos pneus, das rodas e de outros componentes do veículo, como suspensão, freios etc.

Portanto, para evitar problemas com qualquer um desses itens e não comprometer a sua segurança e a durabilidade deles, não trafegue com o veículo sobrecarregado, ok?

Uma vez ou outra, tudo bem. Porém, se isso é feito de maneira recorrente, saiba que você está afetando diversos componentes do seu veículo. E isso, claro, pode te gerar gastos e prejuízos depois.

Cuidado na direção

Motorista praticando direção defensiva

Motoristas que costumam dirigir em velocidades elevadas, acelerando e freando bruscamente, também acabam comprometendo a durabilidade das rodas e, principalmente, dos pneus.

Afinal, ao conduzir dessa forma, esses componentes acabam desgastando com mais rapidez. Logo, reparos e trocas acabam sendo mais frequentes.

Por isso, para não ter problemas e gastos desnecessários, pratique uma direção defensiva.

Manutenção

Por fim, mas não menos importante, mantenha a manutenção do seu carro em dia. Afinal, esse é um cuidado essencial não só relacionado à roda e aos pneus, mas ao veículo em geral.

Portanto, se você deseja que seu veículo esteja sempre em boas condições, rodando bem e sem problemas, não deixe a manutenção de lado, ok?

O ideal é levar o seu veículo pelo menos duas vezes ao ano até uma boa oficina mecânica ou até uma concessionária autorizada.

Assim, profissionais qualificados poderão inspecioná-lo, fazer possíveis ajustes e reparos, além do alinhamento, balanceamento e cambagem das rodas e pneus.

Cuide dos pneus, das rodas e da sua segurança

Casal dirigindo

Como você viu ao longo deste post, há diferentes cuidados para manter os pneus e as rodas do seu veículo em bom estado, como manter a calibragem em dia, ter cuidado com buracos e o meio-fio etc.

Portanto, no seu dia a dia, não deixe de considerar esses cuidados para ter mais segurança e estabilidade ao conduzir e para evitar qualquer tipo de problema e dor de cabeça com esses componentes.

E se você gostou deste conteúdo e quer saber mais dicas e cuidados para ter com o seu veículo, confira logo abaixo algumas sugestões de posts!

Como sabemos, grande parte dos motoristas brasileiros tem muito apreço por seus veículos. Por isso, toda semana nós publicamos conteúdos especiais para ajudar vocês nos mais diversos aspectos da vida automotiva.

Deixe um comentário