Como aumentar a vida útil das pastilhas de freio do veículo?

Freio do carro

Ao ser proprietário de um veículo, é fundamental que você tenha certos hábitos e cuidados para que ele sempre se mantenha em bom estado e funcionando corretamente. E dentre diversos componentes e peças que estão presentes nele, é de suma importância que você dê atenção para as pastilhas de freio — especialmente em relação ao seu desgaste e a sua vida útil.

Entenda neste artigo o porquê!

O que são as pastilhas de freio?

As pastilhas de freio são componentes extremamente importantes para a sua segurança ao dirigir, pois estão diretamente ligadas à eficácia da frenagem do seu veículo.

Basicamente, quando você aciona o pedal de freio, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra o disco, reduzindo assim a velocidade do seu veículo.

Ou seja, as pastilhas de freio são responsáveis por gerar um atrito no sistema de freio, de modo que você possa desacelerar e parar o seu veículo.

Agora, devido ao uso recorrente, esses componentes se desgastam. E às vezes, por falta de cuidado e/ou pela maneira como você dirige, isso pode acontecer prematuramente.

Sendo assim, para esses casos, é fundamental que você reveja alguns hábitos ao dirigir e, principalmente, leve o seu veículo até uma oficina mecânica para realizar a troca das pastilhas.

Dirigir com as pastilhas de freio desgastadas é um risco tanto para você quanto para as outras pessoas.

A importância da conservação das pastilhas de freio

Veículos na via

Quando você está dirigindo, seja em ruas, estradas ou rodovias, você precisa, em diversos momentos, frear e parar o seu veículo. E isso só é possível graças às pastilhas e ao sistema de freio.

Agora, imagine que você esteja dirigindo com sua família no carro e as pastilhas do freio estão desgastadas.

Em uma situação em que você precise reduzir a velocidade ou frear repentinamente, o sistema de frenagem pode falhar e, com isso, gerar uma colisão, um acidente e colocar vidas em risco.

Por isso, dar atenção às condições das pastilhas de freio do seu veículo é algo extremamente importante a se fazer. 

Assim, tendo os cuidados necessários, você evita riscos e problemas, e torna a sua condução muito mais segura e eficiente.

Além disso, vale ressaltar que se você não tem um cuidado adequado com as pastilhas e não investe nas manutenções necessárias, outros componentes e sistemas do carro podem ser afetados, fazendo assim com que você tenha que gastar além do esperado. Ou seja, vai acabar “pesando” no seu bolso.

Portanto, não ignore as manutenções necessárias e os sinais do seu veículo.

O preço para trocar as pastilhas não é muito elevado. Agora, se outros itens precisarem de reparo e troca, é muito provável que você tenha despesas inesperadas.

Sinais de desgaste nas pastilhas de freio

Para entender quando as pastilhas do seu veículo precisam de manutenção/substituição, é de suma importância que você esteja atento aos seguintes sinais:

Ruído agudo

Motorista parado na chuva

O primeiro sinal de que pode haver um desgaste nas pastilhas de freio do seu carro, está associado aos momentos de frenagem.

Isso porque, se ao frear o seu veículo, houver algum tipo de ruído agudo, metálico (ferro com ferro), é um forte indicativo de que as pastilhas possam estar desgastadas.

Agora, vale ressaltar que nem todo ruído é sinal de que as pastilhas estão com esse problema. Por exemplo, quando as pastilhas são trocadas, é normal que elas façam algum tipo de barulho no início. Depois, com o passar do tempo, ele vai sumindo e se torna imperceptível.

Por isso, avalie bem o tipo de ruído que é emitido e em quais momentos ele surge para que você possa, depois, levar o seu veículo até uma oficina.

Diminuição da frenagem

Outro sinal que pode indicar que as pastilhas de freio estão desgastadas, é quando você freia o seu veículo e a resposta para essa ação não é tão eficiente.

Portanto, se a capacidade de frenagem do seu carro estiver reduzida, mesmo em situações em que o freio não é muito exigido, é provável que exista algum tipo de desgaste.

Além disso, se ao pisar no pedal de freio você o sente mais duro, baixo ou com um comportamento estranho, diferente do habitual, é também um indicativo de que pode haver algum problema ou desgaste nas pastilhas.

Luzes no painel

Painel de um carro

Grande parte dos veículos modernos indica, por meio do painel, que há algum tipo de problema com o carro — inclusive, sobre as pastilhas de freio.

Portanto, verifique as luzes no painel do seu veículo e veja se não há algum tipo de sinalização sobre as pastilhas.

E agora que você já sabe o que são pastilhas de freio, qual a sua importância e quais os principais sinais de que esses componentes estão desgastados, confira a seguir como aumentar a sua vida útil.

Dicas para aumentar a vida útil das pastilhas de freio

Evite frear bruscamente

O sistema de freio de veículos foi projetado para ser utilizado suavemente. Ou seja, para que motoristas o utilizem de forma moderada ao desacelerar e parar um veículo.

Por isso, se você dirige de forma agressiva e, frequentemente, freia com muita força e “em cima”, saiba que você está comprometendo a vida útil das pastilhas e do sistema de freio.

Faça a troca do fluido de freio no prazo correto

Responsável pela transmissão da pressão que o motorista faz ao pisar no pedal até a pastilha, o fluido de freio é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema de freio.

Por isso, se você quer aumentar a vida útil das pastilhas do seu veículo, não deixe de trocar o fluido de freio no prazo correto.

Tenha atenção com o sobrepeso

Bagagem causando sobrepeso em um carro

Ao não respeitar os limites de peso do seu veículo, além de afetar as pastilhas e o sistema de freio, você estará prejudicando a suspensão e elevando o consumo de combustível dele.

Quanto mais pesado o carro estiver, mais força será necessária para que as rodas parem.

Por isso, para conservar a durabilidade da suspensão, das pastilhas e do sistema de freio em geral, não carregue peso em excesso em seu veículo.

E como dicas finais:

  • Respeite o período médio indicado pelo fabricante para que as trocas das pastilhas sejam realizadas;
  • Invista em manutenções preventivas e revisões periódicas;
  • E ao precisar trocar as pastilhas, procure oficinas sérias, e invista somente em pastilhas originais e de qualidade.

Decisões certas resultam em bons investimentos e mais segurança! Portanto, siga as dicas deste artigo e tenha pastilhas, bem como um sistema de freio eficiente e em ótimo estado.

Deixe um comentário