Lavagem a seco em veículos: como fazer e o que utilizar

Motorista realizando uma lavagem a seco

Se você tem um carro, é de suma importância que você cuide dele e o mantenha em um bom estado, tanto em relação a suas peças e componentes quanto em relação à parte estética. E levando em consideração este segundo aspecto, nós não podemos deixar de falar sobre a lavagem a seco.

Isso porque, essa técnica de limpeza está cada vez mais popular em nosso país, sendo, inclusive, boa para o seu bolso (pois é econômica) e também para o meio ambiente.

Portanto, se quer saber mais sobre essa técnica e como utilizá-la adequadamente para manter o seu veículo limpo, conservado e com uma aparência de novo, não deixe de conferir as dicas e informações deste artigo!

Para começar, o que é lavagem a seco?

Lavagem a seco em um carro

Como o nome já indica, a lavagem a seco consiste em um processo de limpeza em que você não precisa, necessariamente, de água para realizá-lo. No lugar dela, são utilizados outros tipos de produtos que geram um resultado semelhante ou até mesmo melhor.

E isso é algo extremamente importante, pois a água é um recurso escasso, finito, e se as pessoas não fizerem o seu uso de maneira inteligente, com sabedoria e prudência, nós teremos no futuro uma série de impactos negativos.

Aliás, a crise hídrica que foi algo que aconteceu recentemente em nosso país, é um grande exemplo disso. Diversas regiões tiveram racionamento de água, a conta de energia elétrica ficou mais cara, houve uma redução na oferta de alimentos, etc.

Ou seja, foram diversas consequências sociais, econômicas, políticas e ambientais por causa da falta de água. Por isso, utilizá-la de forma inteligente, sem desperdícios e excessos, é algo fundamental.

O consumo de água ao lavar o carro

Mustang sendo lavado

Você sabia que em uma lavagem de carro comum, pode haver o consumo de mais de 300 litros de água? E sabia também que essa quantidade de água é mais que suficiente para o consumo diário de uma família?

Pois é, agora imagine se todos os motoristas utilizassem um balde e uma mangueira para lavar o carro todo fim de semana. Quantos litros estariam sendo desperdiçados? Inúmeros, não é mesmo?

Por isso, investir em lavagem a seco tem sido uma opção cada vez mais utilizada e necessária.

Como fazer a lavagem a seco em seu veículo e o que utilizar

Kit de limpeza

Antes de “colocar a mão na massa”, você precisa separar todos os itens e materiais que serão necessários para a limpeza. Mas fique tranquilo, pois não são muitos. Basicamente, o que você vai precisar em seu kit são:

  • Três panos de microfibra (de pelo menos 40 cm x 40 cm);
  • Um produto específico para a limpeza a seco;
  • E um borrifador (às vezes, o próprio produto já vem nesse tipo de embalagem).

Hoje, um kit já montado com esses itens custa menos de R$50,00 e pode render até três lavagens. Agora, é claro que você pode comprá-los de forma separada também. Avalie qual compensa mais.

Preparando o veículo

Após providenciar os itens acima, é hora de preparar o seu veículo para a limpeza. 

O ideal é deixá-lo estacionado em um local que não tenha luz direta do sol e, obviamente, que não seja atingido pela chuva, pois em tais circunstâncias, você pode ter problemas.

Uma garagem coberta, fechada, já resolve esses contratempos.

Limpeza

Depois de resolver os dois aspectos anteriores, você já pode partir para a limpeza. Basicamente, ela é feita em quatro etapas:

  1. Borrife o produto específico sobre a superfície que deseja limpar, por exemplo, o capô;
  2. Com um primeiro pano limpo, espalhe o produto sobre a superfície em movimento circulares e suaves, de modo a não deixar marcar na pintura;
  3. Remova o excesso de produto com um segundo pano limpo (também fazendo movimentos circulares e suaves);
  4. Por fim, realize o acabamento, novamente em movimentos circulares e suaves, com o terceiro pano.

Após terminar a primeira área do carro, nesse caso, o capô citado no exemplo, parta para outras e repita as quatro etapas. Não tem segredo.

E se você quiser observar a diferença na primeira vez que for fazer a lavagem a seco, borrife e espalhe o produto apenas em metade de uma área. 

Por exemplo, faça as quatro etapas citadas acima na metade do capô. Depois, compare com o lado sem o produto. Você verá que fará uma boa diferença.

E se o carro estiver muito sujo?

Carro sendo lavado

Dependendo da região onde você mora ou de alguma atividade que você fizer, como viajar para uma chácara ou um sítio, o seu carro pode ficar bastante sujo, e talvez você pense: será que nesse caso a lavagem a seco funciona? 

Pois saiba que sim. As únicas diferenças são que, primeiro, você precisará utilizar uma quantidade um pouco maior de produto, e segundo, é bem provável você precise de mais panos, por exemplo, cinco, seis ou até mais, dependendo do tamanho do carro e do quão sujo ele está.

Ah! E claro, você levará um pouco mais de tempo também, caso não tenha ajuda de outra pessoa.

Agora, você sabia que você pode terceirizar esse serviço de forma simples e prática? Pois é, basta contar com o trabalho da Carbee, uma empresa que oferece delivery de lavagem automotiva a seco, e que é parceira aqui do Cadê Guincho!

Basta baixar o aplicativo Carbee em seu celular, fazer o seu cadastro, escolher onde e quando deseja que o serviço seja realizado, pagar e aguardar até que um dos profissionais vá até você.

Porque contar com a Carbee

Delivery de lavagem a seco

Devido à rotina corrida, muitas vezes pesada, estressante e cansativa, diversas pessoas não têm tempo, disposição ou até mesmo vontade de ficar limpando o carro.

Sendo assim, pensando nesses casos, seria interessante contar com a ajuda de alguém, não é mesmo?

Pois então, com a Carbee você terá à disposição profissionais qualificados, que realmente entendem do assunto e que farão a lavagem a seco do seu veículo em qualquer hora e em qualquer lugar, proporcionando, assim, muito mais comodidade, facilidade e praticidade para você!

E claro, além desses benefícios, o seu carro ficará limpinho, brilhando e cheiroso.

Portanto, faça o teste, acesse o site da Carbee e saiba mais sobre o trabalho deles, ou baixe o app diretamente em seu celular!

Deixe um comentário