Como ganhar dinheiro com o carro: dicas e sugestões

Motorista de aplicativo

Como uma forma de gerar renda extra ou de trabalhar de forma integral, como uma atividade principal, muitas pessoas, nos últimos anos, têm demonstrado interesse em saber como ganhar dinheiro com carro.

Por isso, se você é uma delas, saiba que você veio ao lugar certo, pois nós separamos no artigo de hoje diversas dicas e sugestões para te ajudar. Veja!

Como ganhar dinheiro com carro

Trabalhe como motorista de aplicativo

A primeira sugestão de como ganhar dinheiro com carro é uma opção já bastante conhecida pelas pessoas, mas que não pode ser deixada de fora. Falamos aqui sobre trabalhar como motorista de aplicativo.

Nessa opção, você trabalha sob demanda para um determinado app, como Uber, 99, InDriver ou outro e conforme os usuários te chamam para uma corrida você vai ganhando o seu dinheiro.

Para isso, basta fazer o seu cadastro em um desses aplicativos e, sendo aprovado, você já pode começar a trabalhar.

Lembrando que cada plataforma, cada aplicativo, possui determinadas regras e características, além de certas vantagens e desvantagens. 

Portanto, cabe a você avaliar isso na hora de escolher uma dessas opções.

Alugue seu carro

Alugando carro

Outra forma para ganhar dinheiro com o seu carro (e que está se tornando cada vez mais popular aqui no Brasil) é alugar o seu veículo.

Então, se o seu carro costuma ficar muito tempo parado na garagem ou se você o utiliza somente de vez em quando, que tal alugá-lo para outras pessoas?

Você pode alugá-lo para pessoas que querem pegar a estrada e viajar, para quem precisa trabalhar, para quem tem que ir até um determinado evento ou até mesmo para motoristas de aplicativos como citamos no tópico anterior.

Além disso, hoje em dia existem diversos sites e plataformas que ajudam a fazer essa locação, ou seja, essa intermediação entre você e motoristas que precisam alugar um carro. 

Portanto, vale a pena pesquisar sobre elas, caso você queira alugar o seu veículo.

Faça mudanças e/ou entregas

Se o seu veículo é pequeno, compacto, talvez essa não seja a melhor opção de como ganhar dinheiro com carro. Porém, se o seu automóvel é robusto e tem um espaço interessante, como uma picape, você pode fazer mudanças.

Assim, você ajuda pessoas que estão trocando de casa, apartamento, escritório etc. e claro, ganha dinheiro.

Agora, vale ressaltar que você não precisa necessariamente fazer mudanças grandes, completas. 

Às vezes, você pode levar, por exemplo, um certo tipo de equipamento até um local, um móvel até uma determinada região ou materiais de construção como sacos de cimento, tijolos, tintas, ferramentas etc. até obras.

Então, se fazer mudanças não for algo muito viável para você, faça entregas. As duas sugestões funcionam como uma boa forma de ganhar dinheiro com o carro.

Inclusive, em apps como Uber Eats e Rappi você também pode trabalhar esse tipo de serviço. Ele não fica restrito a apenas motos e bicicletas.

Trabalhe com caronas

Motorista realizando serviço de carona

Você conhece pessoas que costumam ir ou passar pelos mesmos lugares que você? Por exemplo, ao ir ao trabalho? Se sim, outra sugestão para ganhar dinheiro com o seu carro é trabalhar com caronas.

Você pode cobrar um determinado valor para isso ou pelo menos pedir uma quantia para ajudar com combustível e/ou estacionamento, por exemplo.

Pense em trajetos conhecidos. De repente você sequer precisa mudar a sua rota diária. Basta fazer uma, duas ou três paradas e pronto, você já consegue ganhar algum dinheiro.

Além disso, hoje há dois aplicativos — o BlablaCar e o Waze Carpool — que você também pode trabalhar com caronas. Basta fazer o seu cadastro, e claro, ser aprovado para começar a levar pessoas a determinados lugares.

Quanto maior a distância a ser percorrida, mais dinheiro você pode ganhar com o serviço de carona.

Seja um Pet Driver

Se a ideia de levar pessoas até diferentes lugares não é algo que te atrai muito, que tal então transportar animais domésticos como cachorros, gatos, coelhos até um pet shop, um veterinário etc.?

Hoje, essa também é uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro com carro. Então, se você gosta de bichinhos e quer ficar mais próximo deles em sua rotina, em seu trabalho, torne-se um pet driver.

Use os vidros (ou outras partes do veículo) para divulgação

Para encerrar nossas sugestões, trouxemos uma opção que não é tão comum assim (e tampouco considerada pela maioria das pessoas), mas que pode gerar um bom dinheiro também.

Estamos falando aqui sobre usar os vidros (ou outras partes do seu veículo) para fazer divulgação, ou seja, para fazer propaganda de uma marca, de um produto, de um serviço etc.

Se você não se importar, claro, você pode utilizar o seu carro como uma espécie de outdoor ambulante. Então, em todos os lugares que você trafegar, as pessoas verão o que você está divulgando.

E isso pode ser ainda mais interessante, caso você esteja considerando a primeira sugestão que falamos, afinal, como motorista de aplicativo, muitas pessoas podem ver diariamente a sua divulgação de modo que o valor cobrado por ela seja maior.

Basicamente, você alugará um espaço do seu veículo para estampar anúncios em forma de texto e imagem.

Apenas fique atento à legislação que regula essa prática para não ter problemas depois, ok?

6 itens básicos que você precisa considerar ao trabalhar com o carro

Planejamento financeiro do veículo

Antes de começar a utilizar o seu carro para ganhar dinheiro, é fundamental que você considere os seguintes pontos:

  1. Gastos com combustível;
  2. Higiene do veículo;
  3. Manutenção do carro;
  4. Multas e pedágios;
  5. Segurança e proteção;
  6. Formas de pagamento.

Isso porque esses seis itens estão diretamente relacionados ao seu trabalho. Então, avalie-os com cuidado e atenção para evitar problemas ou até mesmo desapontamentos depois.

Além disso, seja organizado com horários e faça um planejamento financeiro adequado para não ter prejuízos e passar por apertos, ok?

Qual ou quais sugestões mais te interessaram?

E então, com base nas dicas e sugestões que apresentamos sobre como ganhar dinheiro com carro, qual ou quais você mais se interessou? Além disso, você já teve experiência com alguma delas?

Se sim, comente abaixo, e se não, diga qual sugestão você pretende colocar em prática para ganhar dinheiro. Queremos ouvir você!

Deixe um comentário