Picapes compactas e de médio porte: comparativo 2022

Frente de uma picape chevrolet

Quando falamos em picapes, muitas pessoas associam o nome a veículos grandes, com tração 4×4 e motor a diesel. No entanto, existem também opções mais básicas, menores e mais baratas para escolher. E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje: as picapes compactas e de médio porte para comprar em 2022.

Até porque, atualmente, as picapes com essas características estão muito mais bem equipadas, não só para serem utilizadas no trabalho, mas também para serem utilizadas em momentos de lazer e passeio.

Além disso, hoje em dia, as picapes compactas e de médio porte são bem mais confortáveis, modernas, tecnológicas e potentes — o que faz com que caiam cada vez mais no gosto de muitos brasileiros.

Portanto, se você está em busca de um novo veículo para trabalhar e/ou para passear e aproveitar com pessoas queridas, não deixe de conferir as dicas e informações que separamos a seguir!

O que avaliar na hora de pesquisar por picapes compactas ou de médio porte?

Picapes enfileiradas

Antes de indicarmos quais são os modelos de picapes compactas e de médio porte para comprar em 2022, é importante que você tenha em mente alguns critérios na hora de avaliar esse tipo de veículo.

Afinal, com base nesses itens, você poderá fazer uma escolha muito mais adequada e assertiva, e condizente com o que você deseja e espera de um veículo desse. Veja!

Acabamento e design

Apesar de o gosto pessoal ser algo relativo, é importante que você avalie o acabamento, o design, a beleza e o estilo da picape que você pretende comprar — tanto da parte externa quanto interna.

Isso porque, você deve comprar um carro que combina com você, que agrada o seu gosto pessoal e corresponde ao seu dia a dia, ao seu estilo de vida.

Por exemplo, tem pessoas que gostam de picapes mais simples e básicas, já outras preferem um veículo com um visual mais agressivo, imponente e com cromados.

Conforto

Motorista dirigindo

Por conta da suspensão forte e da altura, principalmente, é natural que algumas picapes balancem bastante e trepidem durante um percurso, mesmo com a caçamba vazia.

Por isso, outro aspecto que você deve avaliar na hora de comprar uma picape, é o quão confortável ela é.

O ideal é fazer testes e optar por um veículo que consiga aliar robustez e conforto.

Desempenho

Outro item que merece atenção na hora de comprar uma picape, é avaliar o quão potente ela é, ou seja, qual o seu desempenho — seja na cidade, na estrada ou no campo.

E para isso, não deixe de verificar qual é a potência do motor e seus componentes.

Custo

Além de avaliar os três aspectos que citamos acima, é essencial que você considere o preço do veículo, afinal, você deve comprar uma picape que atenda às suas necessidades, mas também que não ultrapasse o seu orçamento.

Então, ao fazer pesquisas e análises, verifique qual é o melhor custo-benefício.

Tecnologia e conectividade

motorista dirigindo uma picape

Por fim, mas não menos importante, outro aspecto que vale a pena avaliar na hora de comprar uma picape, está associado a quão moderna ela é, ou seja, quais tecnologias e conectividades ela tem disponível.

Isso porque, tais aparatos ajudam na condução, proporcionam mais segurança e diversas facilidades ao dirigir. 

Por exemplo, hoje existem modelos de picapes que possuem alertas e sistemas de frenagem autônoma, central multimídia, GPS nativo, sistemas anticapotamento, câmera 360º e muito mais.

E agora que você já está por dentro dos principais pontos para avaliar na hora de comprar uma picape, confira a seguir os principais modelos disponíveis nas categorias compactas e de médio porte.

Picapes compactas e de médio porte (intermediárias)

Fiat Strada

Para começar o comparativo entre picapes compactas e de médio porte, nós separamos como primeiro modelo a Fiat Strada — a picape mais vendida do Brasil há mais de dez anos.

Líder em seu segmento, a Fiat Strada possui opções com diferentes motores: 1.4 Fire (88 cv e 12,5 kgfm) e 1.3 FireFly aspirado (109 cv e 14,2 kgfm). 

E recentemente, essa picape passou por algumas reformulações no visual, sendo hoje em dia bastante parecida com a “irmã” Fiat Toro (iremos falar sobre ela mais à frente).

Além disso, as versões dessa picape contam com direção hidráulica, câmbio manual de cinco marchas, freios ABS com EBD, uma caçamba de 1.354 litros e a capacidade de carga útil de 720 kg — isso para a versão de cabine simples. Na versão de cabine dupla, os números são 844 litros e 650 kg de capacidade.

Volkswagen Saveiro

Lançada originalmente em 1982, a Volkswagen Saveiro passou por diversas mudanças e melhorias nas últimas décadas, e mesmo após quarenta anos, essa picape continua sendo uma das mais populares na categoria compacta (pequeno porte).

A versão Robust CS, por exemplo, possui opções com cabines simples e dupla, uma caçamba de 924 litros e a capacidade de carga útil de 712 kg — isso para a versão de cabine simples. Para a versão de cabine dupla, a caçamba é de 580 litros, suportando até 623 kg.

Além disso, a Saveiro conta com direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbag duplo, ar-condicionado e um motor 1.6 (EA111) que pode gerar uma potência máxima de 104 cv e 16,8 kgfm de torque.

Renault Duster Oroch

Com a mesma capacidade de carga da Fiat Strada de cabine dupla (650 kg em uma caçamba de 844 litros), a Renault Duster Oroch é outra opção de picape intermediária para você escolher.

Essa picape possui um bom espaço interno para cinco pessoas, conta com direção hidráulica, rodas de aço estampado e contém um motor 1.6 de 120 cv, que é suficiente para o uso cotidiano.

Fiat Toro

Por fim, conforme já mencionado, temos a Fiat Toro, uma picape com visual atualizado e que conta com dois tipos de motores para você escolher: um de 1.3 turboflex (185 cv e 27,5 kgfm) e um Multijet 2.0 diesel (170 cv).

De todas as opções citadas, a Fiat Toro é a mais completa, porém, também é a mais cara.

E as picapes compactas e de médio porte antigas/usadas?

Se no momento você deseja comprar uma picape pequena ou de médio porte e não possui recursos suficientes para investir em uma nova, zero, vale a pena considerar comprar um veículo usado.

Pode ser um dos veículos que apresentamos ao longo deste artigo, ou uma opção um pouco mais antiga como uma Chevrolet Montana!

Deixe um comentário