O que devemos saber antes de comprar um veículo usado?

Pátio com inúmeros carros

Para muitos brasileiros, comprar um veículo usado é a forma mais viável de se conseguir o carro próprio, afinal, veículos novos, isto é, que são 0 km, estão com preços cada vez mais elevados e distantes da realidade de inúmeras pessoas.

Agora, para comprar um veículo usado, não basta encontrar um bom anúncio, uma boa oferta, entrar em contato com o vendedor e fechar negócio.

Para isso, é preciso muita pesquisa e muitas análises para não ser enganado e passado para trás.

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje nada menos do que nove dicas essenciais que você deve saber antes de comprar um veículo usado. Veja!

Comprar veículo usado: 9 dicas para garantir um bom negócio

1. Pesquisa (e paciência)

Casal escolhendo seu carro usado

Para garantir um bom negócio ao comprar um veículo usado, é essencial que você pesquise bastante. Além disso, é de suma importância que você tenha paciência.

Isso porque, mesmo que o carro seja usado, você terá que fazer um certo investimento, e você não vai querer jogar o seu dinheiro fora, não é mesmo?

Portanto, não tenha pressa. Faça pesquisas (tanto presenciais quanto online), converse com vendedores e não pare na primeira ou segunda opção que encontrar.

2. Preço médio

O preço de um carro usado pode variar bastante devido a diversos fatores. Por isso, como segunda dica, verifique por meio de pesquisas qual é o preço médio que estão cobrando pelo veículo que você deseja.

Dessa forma, você já terá um bom parâmetro na hora de negociar.

Às vezes, um vendedor pode colocar um preço muito elevado para tentar lucrar em cima de você. Ou talvez, um vendedor esteja oferecendo um valor muito abaixo do mercado e, por isso, você deve desconfiar.

Então, não deixe de avaliar os preços praticados. A Tabela Fipe, por exemplo, pode ser uma fonte de grande ajuda para essas consultas.

3. Vendedor

casal comprando um carro usado

De quem você comprará o carro? É de uma pessoa conhecida? É de uma concessionária bem avaliada e de confiança? Este é outro ponto de suma importância que você deve se atentar.

Afinal, comprar um veículo com “qualquer um” pode ser um risco e te gerar um grande transtorno futuramente.

Por isso, novamente faça pesquisas e saiba, ao máximo, sobre quem está ofertando o carro para você.

4. Documentação e registros

Saber o histórico do veículo, bem como a situação legal dele é algo extremamente importante para você não ter dor de cabeça depois.

Portanto, antes de fechar o negócio, solicite e verifique toda a documentação e todos os registros a respeito do veículo.

Dessa forma, você poderá ver se o carro tem multas, registro de furto ou roubo, se a documentação está em dia (principalmente em relação ao IPVA e licenciamento), se já teve batidas e assim por diante.

E duas boas dicas para este aspecto são: verificar o manual do carro e acessar o site do Detran para conferir se o número do chassi e da placa batem.

O importante é analisar se o veículo que está sendo vendido não possui nenhuma irregularidade e ilegalidade.

5. Condições gerais do veículo

Comprador verificando as condições do veículo

Outra dica importante para garantir um bom negócio ao comprar um carro usado, é verificar as condições gerais do veículo, tanto da parte externa quanto interna.

Portanto, avalie como está a funilaria do carro, a pintura, os pneus, os pedais, o volante, os bancos e forros, os retrovisores, os vidros, o ar-condicionado, o carpete, o porta-malas, o estepe, os faróis e assim por diante.

Faça uma inspeção minuciosa e sempre a luz do dia, ok?

Além disso, fique atento se o carro tem algum cheiro estranho ou forte, pois pode ser um sinal de que ele já passou por enchente.

6. Quilometragem

Ao buscar um veículo usado para comprar, é essencial que você verifique a quilometragem dele.

Isso porque, essa informação está diretamente relacionada ao preço cobrado pelo carro, às condições dele, às necessidades de manutenção e ao seu tempo de vida útil. 

Quanto menos rodado, melhor (procure carros com menos de 100 mil km rodados).

Além disso, é importante que você desconfie se o carro tiver uma quilometragem muito baixa, principalmente se for um modelo mais antigo, pois pessoas de má índole podem adulterá-la para um número inferior.

E para não ser enganado em relação a este aspecto, confira depois este post que nós produzimos sobre como saber se a quilometragem foi alterada.

7. Motor e câmbio

motor de um carro usado

Se o motor ou o câmbio do carro que você está avaliando estiver com problemas, você terá, além de gastos consideráveis, muita dor de cabeça.

Portanto, se houver algum problema em um desses dois itens na hora de avaliar um carro, é melhor deixá-lo de lado e buscar outra opção.

8. Ajuda profissional

Ao seguir as dicas apresentadas até o momento, você estará no caminho certo para fazer um bom negócio na hora de comprar um veículo usado.

Agora, para ter ainda mais certeza de que você está comprando um bom carro e que não será “passado para trás”, é interessante também que você conte com a ajuda de um profissional, isto é, de um mecânico.

Dessa forma, ele poderá auxiliá-lo durante as verificações e identificar possíveis problemas que talvez você não perceba ou não tenha conhecimento.

Às vezes, alguma peça ou algum componente do carro pode estar desgastado e talvez precise ser trocado — o que pode te gerar mais gastos.

Por isso, para não ser surpreendido depois de adquirir o veículo, busque, antes, a ajuda de um profissional.

9. Test drive

Motorista realizando o Test Drive

Por fim, após analisar todos os aspectos que citamos acima, é hora de partir para o test drive e confirmar se esse realmente será o seu carro!

Então, dê uma volta com ele e veja se de fato está tudo ok.

Se com um veículo 0 km o test drive já é importante, com um usado então essa ação é indispensável.

E uma dica bônus: na hora de fechar o negócio, negocie, principalmente se você for pagar à vista. Afinal, dessa forma, é muito provável que você consiga um desconto, um preço melhor pelo carro. 

Se possível, evite o financiamento, pois os juros podem encarecer bastante o preço final do carro. 

Agora, mesmo que você não consiga pagar à vista, procure dar uma boa entrada de pelo menos 30% do valor do carro.

Assim, você ainda conseguirá condições mais atraentes!

Deixe um comentário