12 dicas de como manter um veículo conservado

manter o veículo conservado

Um veículo conservado, além de ser bonito, é valorizado na hora da revenda e é muito menos propenso a apresentar problemas, falhas e defeitos — o que, claro, é o sonho de todos os motoristas.

Por isso, pensando no assunto, nós separamos no artigo de hoje 12 dicas essenciais para que você mantenha o seu veículo em um bom estado, tanto em questão visual, de aparência, quanto de funcionalidade e desempenho. 

Acompanhe!

Dicas essenciais para manter um veículo conservado

1. Não deixe o seu carro parado muito tempo 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, deixar o carro parado por muito tempo não ajuda a preservá-lo e a conservá-lo. Na verdade, tal atitude, pode gerar uma série de problemas ao veículo, sendo alguns deles bem “pesados” para o bolso.

Portanto, como primeira dica para manter um veículo conservado, não o deixe muito tempo parado (mais de um mês sem ligar/rodar).

Mesmo que você não queira ou não precise utilizar o veículo com frequência, é importante ligá-lo e movimentá-lo por algumas vias pelo menos duas vezes por semana.

E caso você não consiga fazer isso, de repente por conta de algum compromisso ou viagem a trabalho, peça para que um parente ou amigo de confiança o faça.

2. Siga as indicações de revisão e realize manutenções preventivas

mecânico realizando manutenção

A segunda dica para manter o seu carro conservado é seguir as indicações de revisão e manutenção da montadora.

Isso porque, com o passar do tempo é necessário trocar os filtros, os fluidos, entre outros componentes e peças do veículo — caso contrário, elas podem estragar e não funcionar como deveriam.

Portanto, ao longo do ano, não deixe de levar o seu veículo até uma oficina ou concessionária autorizada pelo menos duas/três vezes para passar por uma boa inspeção.

3. Acompanhe a vida útil do óleo

O óleo é um dos itens mais importantes presentes em um carro, isso porque ele possibilita a limpeza e a lubrificação das engrenagens e peças do motor de modo que elas não entrem em atrito, desgastem e superaqueçam.

Por isso, além de sempre usar um óleo de qualidade em seu veículo, é essencial que você acompanhe a vida útil dele para realizar a troca quando for necessário.

4. Tenha atenção nas vias

Como sabemos, muitas vias brasileiras possuem problemas, especialmente em relação a buracos.

Por isso, outra dica importante para manter o veículo conservado é ter atenção nas vias para evitar buracos e outros problemas que podem acabar comprometendo molas, amortecedores, pneus e suspensão.

5. Utilize os freios de maneira adequada

Motorista utilizando o freio

Freios são muito mais do que pastilhas, eles são um componente crucial para a sua segurança, de quem está no seu carro e ao redor também.

Por isso, no seu dia a dia, é de suma importância utilizar os freios de maneira adequada, sem exageros e sem forçá-los bruscamente — algo que acontece bastante quando um motorista costuma dirigir em uma velocidade alta e precisa reduzir/parar de repente.

Portanto, dirija com cuidado, com cautela. Não acelere demais sem necessidade. Lembra da autoescola? Então, mantenha uma direção defensiva ao conduzir.

6. Não abasteça em qualquer lugar

Muitos motoristas, para economizar, abastecem seus veículos em postos que possuem um preço mais em conta. Porém, essa não é a melhor escolha a se fazer.

Isso porque, pode-se tratar de um posto que vende combustível adulterado e isso pode prejudicar toda a articulação dos componentes internos do motor, gerando falhas, entre outros problemas.

7. Tome cuidado com os pneus

Pneus descalibrados, desbalanceados, carecas, com bolhas, além de serem um risco, podem gerar mais gastos com combustível e estragar rapidamente.

Portanto, em sua rotina, esteja sempre de olho nos pneus do seu carro e a cada 15 dias, mais ou menos, calibre-os em um posto de combustível

A pressão dos pneus deve estar sempre de acordo com o indicado no manual do proprietário.

8. Limpe o carro periodicamente e use os produtos certos

lavando o carro

Diversas pessoas utilizam querosene e outros tipos de produtos inadequados na hora de fazer a limpeza do carro — o que pode danificar a pintura, os vidros, as borrachas presentes no veículo etc.

Por isso, como oitava dica, use os produtos certos na limpeza do seu carro. Água e sabão neutro, por exemplo, já garantem um ótimo resultado.

Além disso, atente-se a periodicidade da limpeza. Procure fazê-la a cada 15/20 dias e tanto por fora quanto por dentro, afinal, a higienização interna é tão importante quanto a externa.

E ao lavar o carro, seque-o depois com panos limpos e macios. Não o deixe secando no sol, pois isso também pode gerar problemas à pintura.

9. Evite comer dentro do carro

Pegando gancho com o que foi dito acima, evite comer dentro do carro, especialmente comidas com cheiro forte e que são muito gordurosas.

Isso porque, além de poderem deixar o interior do veículo com um odor não muito agradável, elas podem ocasionar manchas.

10. Cuide da pintura

Poeira, fezes de pássaros, frutos de árvores, entre outras sujeiras e detritos podem danificar e manchar a pintura do seu carro.

Por isso, ao sair, ao estacionar o seu veículo, observe se não há possíveis riscos por perto. 

Um risco que é bastante comum e que muitas pessoas não se atentam são áreas em construção. Algum material, algum detrito da obra, por exemplo, pode voar e atingir o carro.

11. Observe a presença de ruídos

motorista dirigindo

Os ruídos em um carro costumam indicar que algo não está certo, que não está funcionando como deveria. Por isso, observe se há algum deles em seu veículo para buscar ajuda em uma oficina mecânica o quanto antes.

Ficar circulando com o veículo fazendo qualquer tipo de barulho estranho pode acabar se tornando um problema grave depois, se nada for feito com uma certa rapidez.

12. Não trafegue com excesso de peso

A menos que você tenha uma picape grande, evite ficar trafegando com muito peso em seu carro. Isso porque essa prática desgasta mais rapidamente a suspensão e o motor do veículo, e faz com que você ainda gaste mais com combustível.

No manual do proprietário há uma indicação de até quantos quilos você pode levar em seu carro. Portanto, respeite isso para não ter problemas e dor de cabeça depois.

Siga essas dicas e conserve o seu automóvel

Como você viu ao longo deste texto, manter um veículo conservado não é nenhuma tarefa impossível. Basta ter atenção em alguns pontos e manter alguns cuidados no seu dia a dia.

No mais, é isso, esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham sido úteis e se você achou sim, comente no espaço abaixo com a sua opinião. 

Queremos ouvir você!

Deixe um comentário