14 cuidados para se ter com o carro no verão

Pessoas em cima do carro em frente a uma praia com os braços para cima

O mês de dezembro, além de ser o último do ano, marca o início do verão no Brasil — uma estação conhecida pela forte presença do sol e pelas altas temperaturas ao longo do dia. Alguns o amam, outros o odeiam. Porém, gostando ou não, o fato é que nesse contexto, além de ter cuidados em sua rotina, com a sua saúde, é importante também ter certos cuidados com o carro no verão. 

Isso porque, devido às características dessa estação, o seu veículo pode ser afetado de modo gerar alguns transtornos que, definitivamente, você não gostaria de ter que lidar.

Sendo assim, para evitar maiores problemas e dores de cabeça com relação ao seu veículo, confira neste artigo os 14 cuidados essenciais para se ter com o carro no verão. Tenha uma ótima leitura!

Quais são os 14 principais cuidados para se ter com o carro no verão?

1. Tenha cuidado na hora de estacionar

Ao sair para trabalhar, passear, ir ao supermercado etc. é natural que você tenha que encontrar uma vaga para estacionar. Afinal, não dá para deixar o seu veículo no meio da rua.

Nesse sentido, é de suma importância que você tenha atenção com o lugar que escolherá para estacionar.

Isso porque se você estacionar em uma vaga onde o seu veículo ficará muito exposto ao sol e durante um longo período de tempo, a pintura e as borrachas, por exemplo, podem ser afetadas.

Portanto, como primeiro item na lista de cuidados para se ter com o carro no verão, dê atenção para o lugar que você estacionará.

Opte por vagas que tenham sombra ou que sejam cobertas, mesmo que isso signifique gastar um pouco mais de dinheiro ou tempo procurando.

2. Tenha cuidado ao lavar o carro

Seja no frio, seja no calor, é de suma importância manter o seu carro limpo. Afinal, isso ajuda a passar uma boa imagem e ainda contribui para a conservação do veículo.

Sendo assim, pelo menos uma vez por mês procure lavar o seu carro, ok? E ao fazer isso, especialmente no verão, é fundamental que você faça essa limpeza com a lataria fria e com o veículo na sombra.

Isso porque o uso de produtos na lataria, combinados com o calor e o sol forte, pode ocasionar manchas permanentes no veículo — e esse é um problema que, claro, você não deseja ter, certo?

3. Tenha cuidado com os pneus

Carro na estrada com foco no pneu

Devido ao calor que costuma ser frequente durante o verão, os pneus do seu carro podem ser afetados, principalmente em relação à calibragem e ao desgaste (por conta da temperatura mais elevada do asfalto).

Sendo assim, esteja sempre atento às condições dos pneus do seu veículo. Leve-o para calibrar se notar que a pressão dele não está adequada e/ou busque ajuda em uma oficina mecânica, caso precise fazer uma troca.

O indicado é calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana, seguindo o que está descrito no manual do proprietário. 

Além disso, é interessante calibrar os pneus logo pela manhã e em um local próximo de onde você mora. 

Assim, o carro terá rodado pouco e os pneus estarão com uma temperatura mais amena — o que ajuda a evitar números errados na hora de fazer a calibragem.

4. Tenha cuidado com o ar-condicionado

Por conta do forte calor que costuma ser presente no verão, é natural recorrer ao ar-condicionado para manter o ambiente interno do veículo mais fresco e menos abafado e quente.

Agora, é importante ressaltar que, primeiro, não é tão interessante utilizar esse item o tempo todo. Em vez disso, ao dirigir, procure abrir os vidros do veículo em alguns momentos e deixe o ar entrar.

E, em segundo lugar, é de suma importância que esse equipamento esteja limpo e funcionando em perfeitas condições. 

Portanto, vale a pena levar o seu veículo para passar por uma revisão/manutenção de ar-condicionado de modo a garantir que o equipamento exerça sua função sem maiores problemas.

5. Tenha cuidado com o sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento em um carro é essencial para manter a temperatura ideal do veículo. 

Esse sistema contribui para que o veículo funcione corretamente. Por isso, é de suma importância que não haja nenhum tipo de problema com ele, especialmente no verão.

Então, é interessante levar o seu carro até uma boa oficina mecânica para garantir que esteja tudo em ordem com esse sistema. 

6. Tenha cuidado com a maresia

Durante o verão, é comum que muitas pessoas façam viagens para o litoral. Afinal, o calor combina com praia, mar, piscina etc.

Contudo, é válido observar que a maresia presente em regiões litorâneas pode ser bastante prejudicial a veículos, especialmente se eles ficarem muito tempo expostos a esse fenômeno.

Por isso, sabendo dessa questão, nós já publicamos aqui em nosso blog um post especial que fala sobre os principais problemas da maresia em carros e como evitá-los. Vale a pena conferi-lo depois que terminar este artigo. 

7. Tenha cuidado com os bancos de couro

Bancos de couro do carro

Por fim, para encerrar o artigo sobre cuidados para se ter com o carro no verão, nós separamos uma orientação um pouco mais específica para quem tem um veículo com bancos de couro.

Se esse for o seu caso, é importante que, durante o verão, você os hidrate. Isso porque o revestimento de couro pode ser afetado por causa do calor de modo a gerar um ressecamento do material.

Portanto, utilize produtos à base de silicone ou hidratantes próprios para o couro, para manter os bancos do seu veículo em ótimas condições, evitando o seu ressecamento e possíveis manchas que podem ser causadas pelo sol.

Cuidados extras

Seguindo os 7 cuidados apresentados aqui, você evitará diversos problemas com o seu carro durante o verão. Agora, vale ressaltar que existem algumas outras orientações que também merecem sua consideração. Veja!

8. Fique de olho em itens de plástico e borracha;

9. Verifique as palhetas do limpador do para-brisa;

10. Invista em um painel solar;

11. Verifique o óleo e os filtros;

12. Invista em uma capa para proteger o veículo ao estacionar ao ar livre;

13. Leve seu carro para uma revisão antes de viajar;

14. Ao voltar da praia, sítio, estrada etc. lave bem o veículo, tanto a parte externa quanto interna.

E então, você já conhecia todos esses 14 cuidados para se ter com o carro no verão? Comente abaixo se esse post te ajudou! Além disso, se acreditar que ele pode ser relevante para mais pessoas, compartilhe-o. Até a próxima!

Deixe um comentário