Maresia: principais problemas gerados nos carros

Carro em frente ao mar

Se você mora em uma região litorânea, está planejando viajar ou se mudar para uma casa/apartamento próximo à praia, é muito importante que você saiba os efeitos da maresia em carros.

Isso porque essa névoa fina, úmida e salgada que costuma ser frequente nessas regiões pode gerar diversos danos e problemas ao seu veículo, que podem afetar o funcionamento dele e gerar gastos não planejados.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos explicar quais são esses danos e problemas e o que você deve fazer para evitá-los e assim proteger o seu veículo. Boa leitura!

Maresia em carros: quais são os principais problemas? 

Água, sal e vento, apesar de serem três elementos simples, pouco nocivos, quando combinados podem gerar diversos problemas, especialmente em superfícies metálicas — algo bastante presente em todos os carros.

Basicamente, a maresia é um fenômeno que envolve esses três elementos que citamos acima e que, em contato com o metal, acelera a formação da ferrugem e facilita a oxidação, além de poder gerar outros problemas. 

Por isso, nós separamos a seguir explicações sobre cada área e componente do carro que podem ser afetados por conta da maresia, e quais cuidados você deve ter em sua rotina para que o seu veículo não seja danificado. Veja!

Parte elétrica

Componentes da parte elétrica do carro normalmente são os mais vulneráveis a ação da maresia. Isso porque, qualquer contato que eles tenham com água ou areia já pode desgastá-los, enferrujá-los e comprometer o seu funcionamento.

Assim, peças como placas, cabos e terminais podem acabar danificados, podendo gerar problemas nas lâmpadas, faróis e pisca-alerta, no som e até mesmo na bateria e na ignição do veículo.

Correias e rolamentos

Outros componentes que podem ser prejudicados pelo efeito da maresia são as correias e os rolamentos. Por conta disso, o sistema de transmissão, assim como o motor do veículo podem ser afetados.

Filtros

Além da parte elétrica, das correias e dos rolamentos, os filtros também podem ser impactados pela maresia.

A maresia em si não prejudica os filtros, porém por conta das características litorâneas que envolvem umidade, poeira e salinidade, eles trabalham mais.

Por conta disso, é natural que esse componente se desgaste com mais facilidade e rapidez. Logo, acaba sendo necessário trocá-los com uma certa regularidade.

Borrachas e escapamento

Outros componentes que podem ser afetados pela maresia são as borrachas, por exemplo, as palhetas que fazem parte dos limpadores de para-brisa e as coifas dos amortecedores, pois elas desgastam, além do escapamento, que pode enferrujar e corroer.

Maresia na pintura/lataria

Carro com a lataria enferrujada

Por fim, outro problema gerado pela maresia em carros refere-se aos danos causados na pintura/lataria do veículo.

Com isso, a parte exterior do automóvel é comprometida, podendo ficar com pontos de ferrugens e um visual não muito agradável.

Isso, inclusive, desvaloriza e deprecia o carro caso você queira vendê-lo depois, afinal, a aparência dele é afetada, sem contar que passa uma impressão de que você não cuidou direito do veículo.

Veja também: 12 dicas de como manter um veículo conservado

Como evitar os problemas da maresia em carros: cuidados essenciais

Lavagem

O primeiro cuidado que você deve ter para evitar que a maresia estrague o seu carro, é lavá-lo pelo menos uma vez por semana, inclusive a parte de baixo.

Dessa forma, você evita que a areia, sais, entre outros detritos e resíduos fiquem acumulados e danifiquem o seu veículo.

Além disso, caso você não more em uma região litorânea e apenas tenha viajado por alguns dias para a praia, quando voltar não deixe de lavar e higienizar o seu veículo, ok?

Enceramento

Além de lavar o veículo uma vez por semana, é importante que, a cada um mês, ele seja encerado. 

Você mesmo pode fazer isso ou levá-lo até um local de confiança para que um profissional qualificado realize esse procedimento.

Cristalização e polimento

Outros procedimentos que você pode fazer ou contar com a ajuda de uma boa oficina especializada para evitar problemas da maresia em seu carro são a cristalização e o polimento. 

Porém, vale ressaltar que eles não precisam ser feitos sempre. Uma vez por ano já é o suficiente.

Além disso, ainda há um outro procedimento que você pode considerar: a vitrificação. Em média, ela dura três anos, então você não precisa investir nesse cuidado frequentemente.

Proteção

Os efeitos da maresia em carros são mais intensos à noite. 

Por isso, é essencial que você mantenha o seu veículo sempre bem protegido e abrigado, de preferência em um local coberto, durante o período que ele estiver parado (à noite e de madrugada).

Locais de tráfego

Na medida do possível, evite as avenidas litorâneas ao dirigir e também procure não trafegar muito próximo ao mar e sobre a areia.

Apesar de não ser algo tão comum para muita gente, vale a pena ressaltar essa questão, pois sempre há pessoas que gostam de “se aventurar” e dirigir na areia. Para isso, há veículos específicos.

Cuide do seu veículo e evite problemas causados pela maresia

Carro novo em frente ao mar

Como você viu ao longo deste post, a maresia é um fenômeno que pode “pegar carona” em carros e ser uma passageira bastante indesejável. Porém, com alguns cuidados básicos, é possível evitá-la e reduzir os seus efeitos.

Além disso, vale ressaltar que as situações que explicamos durante este artigo estão mais relacionadas a veículos antigos e que sofreram algum tipo de colisão ou batida. 

Os modelos de automóveis mais atuais, modernos e lançados nos últimos anos, são bem mais protegidos e passam por todo um processo durante a fabricação que os tornam mais resistentes e duráveis.

Portanto, se o seu veículo é novo, você pode ficar mais tranquilo em relação à maresia. Mas claro, em seu dia a dia, tenha cuidados básicos e se observar qualquer problema, ferrugem etc. não deixe de procurar uma ajuda profissional, ok?

Esperamos que as informações e orientações apresentadas tenham sido úteis. E se você conhece alguém que reside em uma cidade litorânea ou que está pensando em se mudar para uma casa ou um apartamento perto da praia, compartilhe este artigo com ele!

Deixe um comentário