Correia dentada: qual a importância e quando trocar?

correia dentada de um veículo

Boa parte dos brasileiros são apaixonados por carro. Isso é comentado e tratado como uma das características das pessoas no país, não sendo novidade para ninguém. Por isso, muitas vezes o importante não é apenas ter um veículo em si, para ações práticas da rotina.

A grande maioria dos donos de carro querem cuidar com todo carinho, por criarem uma relação afetiva com este bem. Acaba se tornando mais do que apenas algo material. E, neste sentido, conhecer todas as peças e suas importâncias para o funcionamento é fundamental.

Correia dentada

Entre estes elementos, está a correia dentada. Por isso, neste conteúdo escolhemos falar sobre ela, sua importância e, também, sobre o momento certo de, no futuro, fazer uma troca e/ou manutenção, já que é preciso que o funcionamento seja máximo para que o carro não se prejudique e tenha a eficiência desejada.

A correia dentada é um dos componentes centrais para que o motor do automóvel seja acionado e funcione com correção. Portanto, siga conosco até o fim para saber mais e, assim, cuidar ainda melhor do precioso carro que tem na garagem.

Importância da correia dentada

correia dentada de carro

Como explicamos rapidamente no parágrafo anterior, a correia dentada tem enorme importância. Isso porque é a responsável por centralizar os processos de funcionamento do motor. E, sem motor, o carro não anda.

Ela faz com que as válvulas se conectem da maneira devida e gerem a queima dos combustíveis para que o motor seja acionado e, a partir disso, o carro ande.

Outro fator que mostra sua importância, e a necessidade de que esteja em boa condição para funcionar, é a questão da sincronia. A correia dentada é essencial para que todas as válvulas e pistões que mantêm o carro com equilíbrio e em pleno funcionamento tenham movimentos feitos de maneira ideal e sincronizada.

Sem isso, o rendimento do automóvel vai se perdendo, porque as peças acabam se desgastando ao não terem a eficiência ideal em suas movimentações.

Para completar, a correia dentada tem importância enorme em um aspecto básico da direção: a segurança. Afinal, a partir do momento em que ela garante sincronia, funcionamento correto do motor do carro e movimentação eficiente por ruas e estradas, isso faz com que qualquer coisa que não seja feita com a correia dentada em dia possa trazer erros. E problemas na máquina que é o carro são sempre perigosos.

Necessidade de manutenção

Por toda esta importância que citamos acima, fica evidente a necessidade de que a manutenção da correia dentada seja um elemento a ser considerado por quem é dono de carro e quer manter seu veículo em bom estado, além de preservar a segurança, não só dele, como também de si próprio e de quem usa o automóvel também.

Um elemento que dificulta o entendimento sobre qual o momento em que seja necessário realizar uma troca ou revisão é o fato de problemas na correia dentada não terem como característica deixar marcas de erro no funcionamento. Por exemplo, não costuma fazer nenhum som específico, que demonstre problema, não libera substâncias que vazam ou deixam cheiros.

Ou seja, não é simples identificar quando há problema. A solução é fazer uma revisão a cada período de tempo. E, agora, chegamos à segunda pergunta que pretendemos responder: quando trocar a correia dentada?

Quando trocar a correia dentada do carro?

Mecânico realizando a troca da correia dentada

Obviamente, o contexto tem importância nesta resposta. Afinal, problemas podem ocorrer a qualquer momento e, por isso, é fundamental ficar atento. Mas falando em uma média mais geral, a primeira checagem deve ser feita quando o veículo atinge cerca de 40.000 km rodados.

Isso é que as próprias montadoras, e também profissionais envolvidos em cuidados de carros, acreditam ser o ideal. Porém, nem sempre a troca será necessária com esta quilometragem. Afinal, muitas pessoas têm enorme prudência e conseguem conservar seus carros.

De qualquer forma, com 40.000 km, já é preciso levar o carro até uma inspeção para verificação da correia. Isso ocorre até por conta do fato de problemas neste componente não deixarem enormes sinais, como citamos. Então, mesmo que a pessoa tenha a noção de que cuida bem do carro e de que não deve haver problemas, não custa dar uma passada em um profissional para uma análise.

Se, nos 40.000 km, ainda é possível prolongar o uso da mesma correia, a necessidade de troca vem logo depois, com 50.000 km rodados.

Neste momento, já não é mais opcional e independe da forma como o dono do carro conserva, ou não, seu bem material. A recomendação profissional geral é de que, com 50.000 km, a correia dentada seja trocada, mesmo que ainda esteja em bom estado.

Isso ajuda o funcionamento e impede que problemas no motor sejam mais frequentes e tragam riscos. Como a correia dentada é muito importante, ela tende a chegar em ponto de desgaste nesta quilometragem. E, mesmo que ainda funcione, é importante fazer uma renovação.

Portanto, respondendo diretamente a pergunta que abriu este tópico: cheque a condição da correia com 40.000 km e troque se necessário. Caso o estado seja bom, ande mais 10.000 km. Depois disso, a manutenção e a troca são obrigatórias para o bom funcionamento e a segurança do veículo e dos passageiros.

Desta forma, chegamos às respostas que prometemos ao leitor no início deste conteúdo. Como você, somos apaixonados por veículos e, mais ainda, pela utilização mais eficiente e segura deles. Não à toa, preparamos este texto e esperamos que, a partir de agora, todos saibam exatamente como cuidar da correia dentada, ampliando o conforto e a segurança.

Melhor buscador de profissionais de guincho do mercado

Mas sabemos que, independentemente da prudência e cuidado, problemas podem aparecer de forma inesperada no carro, deixando o motorista e os passageiros na mão. Por isso, conte com a solução da Cadê Guincho.

Desenvolvemos um software ideal para o mercado de auto socorro, conectando pessoas que precisam de auxílio com especialistas em assistência veicular. Portanto, não perca tempo e baixe nosso aplicativo para ter em mãos a solução ideal para o momento em que precisar de um atendimento rápido e com profissionais de qualidade.

Deixe um comentário