Confira 9 dicas para preservar a pintura do carro

Motorista cuidando da pintura do carro

Quem é dono de um veículo, normalmente tem certos hábitos e cuidados para mantê-lo sempre em um bom estado. Agora, além das peças e dos componentes, é de suma importância dar atenção também à pintura do carro.

Isso porque, além de ela estar relacionada ao visual do veículo, a parte estética, ela também influencia no preço do carro, caso você queira vendê-lo futuramente.

Por isso, se você quer manter o seu veículo sempre com aspecto de novo e bem cuidado, não deixe de conferir as dicas que separamos a seguir!

Como conservar a pintura do carro: dicas essenciais

1. Limpeza

Para grande parte das pessoas, essa primeira dica pode parecer óbvia, porém, existem alguns pontos que você precisa saber e dar atenção para não ter nenhum tipo de problema depois.

Se você quer manter o seu carro sempre bem limpo, brilhando, é importante que você o lave com uma certa frequência — a cada 15 dias ou uma vez por semana, por exemplo.

Agora, na hora de fazer isso (caso você mesmo lave o seu carro), você precisa:

  • Primeiro: utilizar produtos automotivos, ou seja, produtos que sejam próprios para veículos. 
  • Segundo: lavar o carro na sombra, longe do sol, pois assim você evita manchas.
  • Terceiro: utilizar luvas ou panos apropriados, de algodão, por exemplo, para diminuir as chances de riscar o carro na hora da limpeza;
  • Quarto: lavar primeiro a parte de cima, pois a parte inferior tem mais barro e sujeira. Logo, se você limpá-la primeiro, pode levar grãos de areia e pequenos detritos para outras partes do carro, correndo o risco de riscá-las. 
  • E quinto: utilizar água sem muita pressão, lavando sempre de cima para baixo.

2. Árvores

Galho de árvore caído em um carro

A segunda dica para você preservar a pintura do carro, é sempre se atentar aos locais onde você estaciona o seu veículo.

Isso porque, se você pará-lo próximo a uma árvore, a resina que cai dela, a secreção vegetal, além de folhas, galhos e possíveis frutas, podem acabar danificando a pintura do veículo.

3. Pássaros

Outro fator externo que pode acabar afetando a pintura do carro, são as fezes de pássaros, pois além de corrosivas, elas podem ocasionar manchas na lataria, e pior, em um curto período de tempo.

Portanto, na hora de estacionar, veja se não há pássaros por perto e possíveis lugares (como árvores) que eles podem acabar ficando. 

E caso você observe que uma ou mais aves “presentearam” o seu carro, não deixe de remover as fezes o quanto antes com água e um pano macio (o ideal é sempre manter esses dois itens no veículo).

4. Abastecimento

Para poder dirigir, obviamente o seu carro precisa de combustível (a não ser que você tenha um veículo elétrico). E nessa hora, caso o frentista deixe respingar gasolina, diesel ou etanol na lataria, a pintura pode acabar sendo afetada.

Por isso, atente-se a este aspecto quando for abastecer. E se você perceber que respingou combustível na lataria do seu carro, lave a área atingida o quanto antes com água.

5. Cera

Mecânico encerando o carro

Outra forma de cuidar e conservar a pintura do carro, é encerá-lo com uma certa frequência — uma vez por mês ou a cada dois meses, por exemplo. 

Dessa forma, ele ficará brilhando e estará protegido contra os raios UV — o que é importantíssimo, visto que o sol e o calor podem prejudicar veículos de diversas maneiras.

A dica aqui é escolher uma cera de qualidade, de uma marca conhecida e que já foi testada e aprovada por outras pessoas.

6. Áreas de construção e reforma

Estacionar o carro perto de uma construção, de um local que está sendo pintado ou reformado, pode ser um grande risco para a pintura e a lataria do seu carro. 

Portanto, na hora de estacionar, tenha cuidado e veja se você não está parando em uma dessas áreas de risco. 

7. Olhar atento

Esteja sempre atento em relação ao seu veículo. Então, ao sair com ele de casa ou de algum lugar que você o deixou, observe se está tudo ok, se há alguma mancha, alguma sujeira, etc.

Dessa forma, caso você note algum tipo de problema, você poderá agir e buscar resolvê-lo o quanto antes, por exemplo, com um pano macio e úmido. 

Quanto mais tempo você deixar a mancha, a sujeira, em seu veículo, mais difícil será para removê-las depois.

8. Capa

Carro com capa

Muitas pessoas têm animais de estimação em casa e/ou tem que deixar o veículo em um local descoberto.

Sendo assim, para esses casos, é interessante investir em uma boa capa, isto é, em uma capa de qualidade que de fato proteja o veículo.

Não compre uma capa qualquer, pois dependendo do material que ela for produzida, na hora de tirá-la ou colocá-la, ela pode acabar riscando o carro.

9. Direção segura e defensiva

Por fim, mas não menos importante, ao pegar o carro e sair para dirigir, mantenha uma direção segura e defensiva. Assim, você correrá muito menos riscos, inclusive, em relação a batidas e colisões que, além de afetarem a pintura, podem danificar peças e componentes do seu veículo.

A importância de se cuidar da pintura do carro para o seu bolso

Como dissemos no início do artigo, manter a pintura do carro preservada, além de deixá-lo sempre brilhando, com um aspecto de limpo e novo, ajuda a valorizá-lo na hora que você quiser vendê-lo.

Agora, além desses benefícios, cuidar da pintura também evitará que você tenha gastos elevados com reparação. E sabe por quê? Porque se você quiser refazer a pintura do seu carro, você terá que desembolsar pelo menos R$4 mil para que o serviço seja feito.

Isso, claro, considerando uma boa oficina, uma oficina especializada em funilaria e pintura. Você até pode encontrar lugares que cobram um valor mais baixo, porém, o resultado final e a qualidade do serviço podem não ser muito satisfatórios.

Portanto, o melhor a se fazer é sempre ter esses cuidados que apresentamos acima em sua rotina. Assim, você conseguirá preservar e proteger o seu veículo, evitando riscos, manchas, marcas e imperfeições tanto na lataria quanto na pintura dele!

Deixe um comentário