Vale a pena o investimento em veículos elétricos no Brasil?

carro elétrico sendo carregado

Devido aos avanços tecnológicos nos últimos anos e à preocupação com a poluição atmosférica, a comercialização de veículos elétricos no Brasil e no mundo já é uma realidade.

No entanto, será que vale a pena fazer este investimento em nosso país? Será que compensa ter um veículo elétrico na garagem ou será que não?

Para responder a essas e outras questões, nós separamos no artigo de hoje os principais prós e contras a respeito deste assunto. Veja!

Veículos elétricos no Brasil: principais prós

Menos poluição

Ponto de recarga de veículos elétricos

Um dos principais prós dos veículos elétricos, é a sua emissão zero de poluentes que, além de ajudar o meio ambiente, contribui para uma melhora na qualidade do ar.

E isso é algo importante, pois está diretamente relacionado ao nosso bem-estar e a nossa saúde!

A poluição do ar, além de ter um grande impacto ambiental, pode desencadear diversos problemas para nossa saúde como doenças respiratórias, dores de cabeça, irritação nos olhos e na garganta, e muito mais.

Por isso, dar atenção a esse problema e investir em ações para evitar o seu agravamento, é algo fundamental.

Economia a longo prazo

Carro elétrico carregando

Apesar de os preços dos carros elétricos ainda não serem muito acessíveis (você verá mais sobre isso na parte dos principais contras), esse tipo de veículo pode gerar uma boa economia a longo prazo.

Isso porque, os veículos elétricos não dependem de combustíveis fósseis para rodar. Ou seja, você não precisará ficar gastando com gasolina, etanol ou diesel regularmente — e como sabemos, o preço desses combustíveis estão cada vez mais altos.

Além disso, o custo de manutenção de carros elétricos é baixo. O que irá gerar gastos, basicamente, são os pneus e a bateria.

Como o veículo elétrico possui muito menos peças que um carro a combustão, o custo da sua manutenção não costuma ser elevado.

O carro elétrico se movimenta apenas com uma bateria recarregável, dispensando a necessidade de utilizar outras peças que geram custos periódicos de manutenção.

Então, se você pretende comprar um carro e ficar com ele durante anos e anos, um modelo elétrico pode ser uma opção interessante para você.

Menos barulho

Outro ponto positivo dos veículos elétricos (a menos que você goste de ouvir o “ronco do motor”), é que eles são bastante silenciosos.

Ou seja, ao dirigir, você não ouve ruídos de trepidações do motor, barulhos de correia dentada, entre outros.

Logo, dirigir se torna uma atividade muito mais confortável e você terá também muito mais sensibilidade, observando, por exemplo, os diversos sons externos.

Agora, como nem tudo são flores, os veículos elétricos também possuem alguns contras e é isso que você irá conferir abaixo.

Veículos elétricos no Brasil: principais contras

Infraestrutura

moça recarregando seu carro elétrico

Apesar de alguns avanços nos últimos anos, o Brasil é um país que ainda não tem uma boa infraestrutura para veículos elétricos.

Basta observar em seu dia a dia: há muitos pontos de carregamento espalhados pelas cidades? Não, não é verdade? Tem regiões que sequer tem um ponto de carregamento disponível para veículos elétricos.

E apenas para efeito de comparação, o Reino Unido e outros países da Europa já estão investindo fortemente neste aspecto, inclusive, no transporte público. E recentemente, eles anunciaram que a partir de 2030, carros novos, movidos a diesel ou gasolina, estarão proibidos — o que representa uma mudança significativa e em pouco tempo (menos de dez anos).

Portanto, para que o Brasil seja um país atraente e vantajoso para veículos elétricos, ainda há muito o que melhorar em termos de infraestrutura. 

Preço

Comprar um carro no Brasil, como sabemos, não é algo que costuma ser barato (a não ser que você compre um veículo usado). Isso porque, os impostos são muito altos por aqui — fora os custos de importação.

E tratando-se de veículos elétricos, a situação não é diferente.

Apenas para você ter uma ideia, os modelos elétricos de entrada, zeros, estão custando hoje a partir de R$150 mil — o que não é um valor acessível para grande parte da população. 

Ou seja, ainda faltam incentivos e políticas públicas para tornar os carros elétricos mais próximos da realidade dos brasileiros.

Sendo assim, outro contra dos veículos elétricos no Brasil é o seu preço. Hoje, ele é uma das principais barreiras para a popularização desse tipo de carro.

Custo com energia elétrica

Em nossa rotina, nós sentimos no bolso o quão cara está a energia elétrica, não é verdade? E tratando-se de um veículo elétrico, isso pode representar gastos significativos, além do esperado.

Isso porque, além do carregamento em tomadas comuns ser lento, ele pode sair bem caro, o que desestimula a aquisição de um veículo com essas características.

Se a infraestrutura do país fosse melhor e houvesse mais pontos públicos disponíveis para recarga, a situação seria outra.

Autonomia e recarga

carro elétrico sendo carregado no suporte

Pessoas que utilizam o carro frequentemente e/ou que o utilizam, por exemplo, para fazer viagens, podem enfrentar obstáculos para prosseguir no trajeto.

Isso porque, dependendo das distâncias percorridas e da autonomia do veículo, pode ser necessário, em algum momento, parar e recarregar a bateria do carro

E como o Brasil ainda não tem uma boa infraestrutura, é provável que haja uma certa dificuldade para encontrar pontos de recarga — o que, muito provavelmente, irá comprometer a continuidade da viagem.

Além disso, o tempo que as baterias dos veículos elétricos levam para carregar completamente não é rápido. São necessárias algumas horas para isso.

Portanto, outro contra dos veículos elétricos no Brasil é que o suporte para recarga ainda é baixo e pode acabar deixando muitos motoristas “na mão”.

Veículos elétricos no Brasil: modelos disponíveis

Atualmente, existem cerca de dez modelos de veículos elétricos no Brasil. O mais acessível deles é o da JAC Motors, o JAC IEV20, seguido pelo Renault Zoe, da Renault.

Agora, além desses modelos mais em conta e de entrada, existem outras opções (mais caras) de marcas como Audi, BMW, Chevrolet, Jaguar, Mercedes e Nissan, como o Leaf, o Bolt, o i3, entre outros — todos vendidos por um preço acima de R$200 mil.

Mas afinal, vale a pena o investimento em veículos elétricos no Brasil?

Bom, depende de alguns fatores. Por exemplo, depende da condição financeira da pessoa, do tempo que ela pretende ficar com o veículo, da região onde ela mora, entre outros aspectos.

Portanto, considerando a sua realidade e as informações apresentadas neste artigo, responda para a gente: colocando na balança os prós e contras, para você, vale a pena investir em um veículo elétrico? Sim ou não?

aplicativo de guincho 24 horas cadê guincho

Deixe um comentário