7 Dicas para lavar o carro em casa

Lavar o veículo periodicamente ajuda a manter a pintura da lataria mais bonita e bem cuidada, mas ter o hábito de conservar o carro sempre limpo pode sair caro se você optar por levar em um lava rápido todas as vezes que precisar, então para você que deseja economizar nas despesas, uma boa opção é realizar a limpeza do seu automóvel em casa.

Por isso separamos 7 passos que você pode seguir para realizar a limpeza de seu automóvel de maneira rápida, segura e eficiente!

Como lavar o carro

Como lavar o veículo em casa

Passo 1: Evite realizar a limpeza sob sol escaldante.

Limpar seu carro sob o sol pode causar manchas na lataria e prejudicar a pintura caso o sabão chegue a secar sobre o carro. Então, para evitar tal transtorno, sempre lave seu carro onde haja sombra fresca.

Passo 2: Por onde começar?

É bem recorrente esta dúvida, até porque queremos poupar tempo e ser ágeis nesse trabalho. O recomendado é começar a limpeza pelo interior do veículo, pois se você for limpar somente após já ter lavado a parte de fora, poderá expor a sujeira que vem de dentro do carro para a parte que você já lavou. Quando for realizar a limpeza do lado exterior não se esqueça de fechar as portas e vidros. Nesta hora, o ideal é sempre fazer a lavagem da parte superior para a inferior e ir lavando a lataria por partes menores, assim que ensaboar já enxague para que nenhum produto seque e fixe na lataria. Nunca utilize pane sujo na carroceria!

Passo 3: Quais materiais utilizar?
O recomendado é utilizar produtos específicos como shampoos automotivos, mas você também pode contar com sabão neutro e pano de algodão, além de buchas, esponjas e se você tiver, pode ter certeza que te ajudará muito uma lavadora de alta pressão para uso residencial. Lembre-se, não utilize utensílios duvidosos e ásperos que podem causar arranhões e manchas na lataria, portanto, produtos especializados e de qualidade são essenciais. Aspirador de pó é muito importante também quando você estiver limpando o interior do veículo.

Passo 4: Mãos à obra! Limpeza na parte inferior:

Você deve retirar os tapetes e já realizar sua limpeza, eles podem ser lavados com sabão neutro e enxaguados com água. Em seguida já os deixe secando, assim você ganha tempo. Com o aspirador de pó realize a limpeza de todas as partes internas do carpete e não esqueça de aspirar embaixo de todos os bancos.

Passo 5: Limpeza da parte interior:

No painel, o ideal é utilizar um pano bem macio e úmido para realizar esta limpeza, cuidado para não arranhar. A mesma dica serve para o volante, neste caso é muito importante que você não utilize nenhum tipo de óleo ou outro produto que possa deixá-lo liso e escorregadio, evitando assim que sua mão deslize ao volante e cause um acidente quando estiver dirigindo, por isso tenha cuidado e atenção.

Se o banco do veículo for de tecido passe aspirador de pó e não se esqueça de dar uma boa atenção para alguns cantinhos que sempre ficam com sujeiras acumuladas.  Se o banco for de couro, em geral é recomendado a limpeza com um pano úmido e se a sujeira for mais resistente utilize sabão neutro para eliminá-la.

Já no porta malas você deve dar devida atenção, por carregar muitas coisas normalmente suja mais. O ideal também é aspira-lo no mínimo a cada 120 dias.

Passo 6: Lavando a lataria

Comece pelo teto e depois vá para o capo e portas. Lembre-se que os vidros devem estar fechados para não sujar nem molhar a parte de dentro do carro que você já limpou.
Antes de começar, lembre-se que vale a pena dividir por etapas. Não tente ensaboar todo veículo para somente depois enxaguar, dessa forma é garantido que você ganhará tempo e que não ficará perdido tendo que limpar duas vezes o mesmo local devido a fixação dos produtos que já secaram na lataria.

Dicas para limpar o carro

Passo 7: Limpeza do motor.

O motor também precisa ser lavado, mas nesse caso é preciso muita cautela e atenção. Normalmente é recomendado a limpeza uma vez por ano ou a cada 6 meses para evitar que o mesmo acumule ferrugem. Importante: é imprescindível que o motor esteja frio.

Neste caso como não é recomendado uma lavagem frequente, a dica é que quando necessário este tipo de limpeza, você leve até uma empresa especializada para que seja feita de forma adequada. Pois caso a lavagem do motor seja feita de maneira incorreta algum componente pode ser danificado, e toda economia que você teve ao lavar o carro em casa será desperdiçada caso o mesmo precise ser levado até um mecânico.

 Dica extra e muito importante: Economize água!

Essa dica é essencial. Vale tanto no sentido de conscientização e de preservação quanto de economia. É possível limpar a lataria apenas com um borrifador e um pano úmido. Caso seja uma sujeira um pouco maior, um simples balde com água é o suficiente para auxiliar. Com isso, você pode economizar cerca de 400 litros de água que você iria gastar usando uma mangueira, por exemplo.

Aqui no blog do Cadê tem também um post extra com algumas dicas de cuidados que você precisa ter com o carro, ficou curioso? Confira!

2 Comments

  1. francisca 20 de outubro de 2021
    • José Cadê Guincho 21 de outubro de 2021

Deixe um comentário