8 dicas de como escolher o caminhão ideal

Dois homens conversando com diversos caminhões atrás

Saber como escolher o caminhão ideal para trabalhar é uma tarefa essencial. Afinal de contas, trata-se do veículo que vai te acompanhar dia e noite por ruas, estradas e rodovias do país.

Logo, fazer uma boa escolha é fundamental para evitar problemas, transtornos, dores de cabeça e, principalmente, arrependimentos. 

Agora, como fazer isso? Como escolher o caminhão ideal? Além disso, quais pontos avaliar na hora de fazer essa escolha? É sobre isso que vamos explicar ao longo deste post!

Portanto, se você quer saber como escolher o caminhão ideal de modo a ter um veículo eficiente, seguro e que lhe agrade, confira, com atenção, as oito dicas que separamos a seguir!

Como escolher o caminhão ideal: dicas essenciais

Atualmente, existem diversos modelos de caminhões para comprar no setor automotivo. E claro, cada um deles possui diferentes características, funcionalidades e finalidades.

Logo, “bater o martelo” em relação a um modelo pode ser uma tarefa bastante complicada. Pensando nisso, nós separamos abaixo oito ótimas dicas que vão facilitar essa escolha. Veja!

1. Considere o seu tipo de uso

A primeira dica sobre como escolher o caminhão ideal é considerar a sua finalidade, ou seja, para que você irá utilizá-lo.

Hoje, existem diferentes tipos de caminhão disponíveis, desde caminhões ¾ e do tipo cavalo mecânico até carretas e bitrens, sendo que cada um deles possui determinadas características, tamanhos e capacidades.

Por isso, a primeira coisa que você deve pensar para escolher o seu veículo é qual modelo se adequa mais ao tipo de trabalho que você fará.

Por exemplo, se você pretende trabalhar com o transporte de cargas mais simples, não muito complexas e pesadas (poucas toneladas), não tem porque comprar uma carreta ou um bitrem.

Outro exemplo: se você pretende transportar cargas frigoríficas ou cargas a granel, não tem como escolher um modelo que é utilizado para o transporte de carros, como um caminhão cegonha.

São transportes e mercadorias diferentes, então tais aspectos precisam ser levados em consideração para você escolher o modelo mais adequado para o tipo de serviço que você realizará.

Veja também: a importância dos caminhoneiros para o Brasil.

2. Avalie o consumo de combustível

Pessoa colocando combustível no caminhão

Um assunto que frequentemente está presente nos noticiários do nosso país é o preço dos combustíveis. Afinal, nos últimos anos, ele aumentou consideravelmente — o que, claro, significa mais gastos para quem dirige.

Portanto, como segunda dica para escolher o modelo de caminhão ideal avalie o quanto ele consome, ou seja, quanto de combustível ele precisa para se locomover.

Se o modelo for muito “beberrão”, não é uma opção tão interessante, afinal, o custo para abastecê-lo e mantê-lo será mais alto.

3. Compare preços 

Ao pesquisar por modelos de caminhão para comprar é natural que você se depare com diferentes preços — uns mais elevados, outros mais em conta.

Por isso, compare os preços e veja qual opção tem o melhor custo-benefício. Além disso, tenha atenção com anúncios que parecem “bons demais para serem verdade”. Todo cuidado é pouco para não cair em golpes.

4. Busque informações sobre peças, revisões e manutenções

Assim como carros e motos, há caminhões que possuem peças mais caras e/ou difíceis de encontrar e, também, que precisam de revisão e/ou manutenção frequente — o que, claro, não é uma opção tão interessante assim. Afinal, isso significa mais gastos e tempo parado.

Portanto, quando estiver buscando por uma opção de caminhão informe-se sobre as peças deles (se são difíceis de achar, se são caras etc.) e, também, se o veículo costuma dar problema e requer uma manutenção constante.

Ninguém quer comprar um veículo para ter que levá-lo toda hora em uma oficina mecânica, não é mesmo?

5. Avalie a marca (montadora)

Outra dica de suma importância para considerar na hora de escolher um caminhão é avaliar a sua marca, ou seja, a montadora que o fabricou.

Hoje, existem diversas marcas que produzem caminhões, porém, as principais são: Mercedez Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

6. Dê preferência para modelos mais modernos/tecnológicos

Caminhões ao lado do outro

A cada ano que passa as montadoras investem em mais modernidade e tecnologia em seus veículos, e hoje, muitos caminhões já possuem essas características.

Portanto, se possível, dê preferência para modelos com esses atributos. Não se trata de “frescura” ou de um mero detalhe.

Na verdade, hoje esses aspectos podem ser de grande ajuda, tornando o seu percurso muito mais seguro e eficiente, e facilitando o seu trabalho. 

Além disso, tais modernidades e tecnologias podem auxiliar no cuidado e na manutenção e conservação do veículo — o que, consequentemente, contribuirá para a sua vida útil, ou seja, para que ele dure mais.

7. Busque informações sobre os veículos na internet

Ao seguir as dicas apresentadas até aqui, é provável que você já tenha pelo menos um ou dois modelos de caminhão em mente.

Sendo assim, a partir dessa referência, busque, na internet, mais informações sobre esses veículos que está considerando comprar.

Faça pesquisas tanto no Google quanto no YouTube e veja o que outras pessoas estão dizendo sobre eles. Há mais relatos positivos ou negativos? As pessoas costumam elogiar ou reclamar sobre o caminhão?

Ao fazer essa busca na internet, você já consegue ter um certo parâmetro a respeito do modelo, se ele realmente vale a pena ou se ele pode dar muita dor de cabeça e, por isso, é melhor avaliar uma outra opção.

8. Considere o seu orçamento

Por fim, mas não menos importante, não deixe de considerar o seu orçamento, afinal, de pouco adianta você encontrar um caminhão incrível, completo, se ele é financeiramente inviável para você.

Ao fazer pesquisas e avaliar opções de caminhões, você precisa sempre ter em mente o quanto você pode investir para obter o veículo — inclusive para avaliar se compensa mais comprar um modelo usado, novo ou seminovo.

Siga as oito dicas e não deixe de fazer o test drive

Com base nas oito dicas que apresentamos sobre como escolher o caminhão ideal você estará no caminho certo para fazer uma boa escolha.

Agora, vale ressaltar que, além de considerar as dicas apresentadas, é fundamental que ao escolher um modelo, antes de comprá-lo de fato, você faça um test drive.

Isso porque a forma como você se sentirá dirigindo e a experiência ao volante são os dois fatores finais para confirmar se o veículo é realmente para você ou não.

Gostou do artigo? Achou as dicas úteis? Se sim, que tal compartilhá-lo? Assim você pode ajudar mais e mais pessoas que também estão com essa dúvida sobre como comprar o caminhão certo!

Deixe um comentário