Peças de caminhão: 4 sinais de que você precisa trocá-las

Peças de caminhão

Para ter um veículo seguro, estável, eficiente e confiável, é fundamental se atentar às peças de caminhão. Afinal de contas, são elas que, em conjunto, trabalham para que tudo funcione conforme o esperado.

E como sabemos, com o passar do tempo, é natural que certos desgastes apareçam, assim como outros tipos de problemas, como quebras e falhas.

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje quais são os principais sinais que você deve ficar de olho em relação às peças de caminhão.

Dessa forma, você poderá trocá-las (ou ir até uma oficina para que um profissional faça isso), de modo que o seu veículo permaneça sempre em boas condições e não apresente nenhum tipo problema ou falha grave.

4 sinais para trocar as peças de caminhão

Sinal 1: barulhos e ruídos estranhos

Motorista de caminhão

Todos os dias, inúmeros caminhoneiros percorrem ruas, estradas e rodovias pelo país para realizar o serviço de transporte de carga.

E essa é uma atividade que exige bastante do veículo utilizado, afinal, além do transporte de mercadorias que, muitas vezes, são bastante pesadas, há certos aspectos e fatores externos que também acabam afetando a condição do caminhão. 

Por exemplo, vias esburacadas e/ou desniveladas, fatores climáticos, como muita chuva ou muito sol, o jeito que o motorista dirige, etc. — o que, claro, exige uma manutenção adequada.

E neste contexto de desgaste, podem surgir alguns barulhos e ruídos estranhos durante a condução, especialmente quando se aciona o freio e/ou se faz a troca de marcha.

Por isso, se você estiver dirigindo e notar que há algum tipo de barulho ou ruído estranho em seu veículo, busque ajuda de um profissional, pois é sinal de que pode haver alguma irregularidade nas peças ou defeitos na transmissão.

Sinal 2: diminuição de estabilidade

Caminhoneiro dirigindo

A direção de um veículo é algo complexo. Ela consiste em um sistema que possui caixa, terminais, barras, entre outros componentes. E todos trabalham de modo que tudo funcione perfeitamente na hora que você estiver dirigindo.

Agora, se um ou mais desses itens estiverem com problemas, pode haver um desalinhamento que, consequentemente, afetará os pneus, desgastando-os, gerando assim, uma perda na estabilidade e ainda um aumento no consumo de combustível — problemas que nenhum motorista deseja ter.

Além disso, o volante pode ficar mais “duro” em determinadas manobras e vibrando, tremendo, durante uma condução.

Portanto, se ao dirigir o seu caminhão você observar que ele não está totalmente estabilizado, verifique primeiramente se os pneus estão em bom estado, calibrados, e se necessário, leve-o até uma oficina para verificar como está o sistema de direção.

Sinal 3: perda de potência motor

O terceiro sinal que indica que uma ou mais peças de caminhão precisam ser trocadas, é a perda de potência motor.

Então, se você perceber que seu veículo está mais “fraco”, com uma capacidade menor de progredir e atingir certas velocidades e em tempos determinados, vá até uma oficina mecânica para identificar o problema e, claro, corrigi-lo.

Sinal 4: fumaça

Se estiver saindo muita fumaça do seu caminhão, é também sinal de que algo não está certo. Pode ser um problema no filtro de ar, na bomba injetora, no sistema de compressão, nas guias de válvulas, etc.

Por isso, se você observar fumaça em seu veículo, procure um mecânico para auxiliá-lo. Cada nível e cada cor de fumaça pode indicar um tipo de problema.

Peças de caminhão que precisam ser trocadas regularmente

Até aqui, você conferiu os principais sinais que indicam a necessidade de troca de peças em um caminhão.

Agora, vale ressaltar que existem outros itens, outros componentes, que também precisam ser trocados, porém, com uma certa periodicidade, para que o caminhão continue funcionando bem e não apresente problemas e falhas. São eles:

  • Pneus;
  • Luzes e faróis;
  • Pastilhas e lonas de freio;
  • Kit de embreagem.

Pneus

mecânico trocando pneu de caminhão

Devido ao contato direto com o solo, ao peso das mercadorias transportadas, às condições de muitas estradas e vias brasileiras, e ao tempo de uso exposto a todos esses fatores, é normal que os pneus se desgastem.

Por isso, a cada cinco anos ou a cada 70 mil quilômetros rodados, em média, é importante que os pneus do caminhão sejam trocados.

Dirigir com pneus velhos, “carecas”, muito finos, com bolhas e/ou descalibrados/desbalanceados, pode ser um grande risco, tanto para você quanto para outras pessoas e motoristas.

Se os pneus estiverem nessas condições, basicamente haverá um comprometimento da aderência, da estabilidade e da frenagem do caminhão — o que pode resultar em colisões, acidentes e situações mais graves, até mesmo fatais. 

Luzes e faróis

A iluminação em veículos, além de essencial, é algo obrigatório, afinal de contas, ela é necessária para:

  • Indicar movimentações de faixa (seta);
  • Sinalizar quando você freia;
  • Indicar quando há algum problema e você precisa parar (pisca-alerta);
  • Iluminar a placa do seu veículo;
  • E claro, iluminar as vias, mostrando a sua presença, especialmente a noite.

Portanto, sempre que for dirigir, esteja atento às luzes e faróis do seu caminhão, e se houver algum problema, leve-o até uma oficina para que seja feita a troca.

Pastilhas e lonas de freio

pastilha de freio de caminhão

O sistema de freio é utilizado a todo momento, ainda mais por caminhoneiros que dirigem em regiões urbanas, na cidade, afinal, há trânsito e inúmeros semáforos pelo caminho.

Como consequência, é natural que as pastilhas e as lonas de freio se desgastem. Por isso, não deixe de trocá-las com uma certa frequência para não correr riscos.

Kit de embreagem

Responsável por transferir a energia do motor para o sistema de transmissão que movimenta as rodas do caminhão, o kit de embreagem é um item fundamental.

Por isso, de tempos em tempos, é importante que as suas peças sejam averiguadas e substituídas, caso estejam desgastadas.

O que avaliar ao escolher peças de caminhão

Por fim, para encerrar o artigo, nós separamos a seguir algumas dicas e orientações essenciais para quando você precisar trocar uma ou mais peças de caminhão:

Peças originais

Primeiro ponto: dê preferência para peças originais, isto é, para peças autênticas.

É claro que comprar uma peça paralela ou “similar” pode ser tentador, afinal, normalmente nesses casos o preço é mais em conta. 

Porém, tratando-se de componentes de um veículo e da sua segurança também, não é recomendado “arriscar” e comprar uma peça apenas por ser mais barata.

Você já deve conhecer o ditado: o barato sai caro.

Então, faça uma boa inspeção visual nas peças, veja se há algum tipo de certificação nelas, procure pelo número de série, desconfie de preços muito baixos, verifique se a embalagem não está violada e exija nota fiscal.

Fornecedores confiáveis

motor de caminhão

Segundo ponto: busque fornecedores confiáveis.

Assim como adquirir peças originais é importante, contar com fornecedores confiáveis também é.

Então, na hora de comprar peças para o seu caminhão, busque sempre concessionárias e lojas sérias, que são conhecidas pelo profissionalismo e pelo bom trabalho que prestam.

Dessa forma, você já saberá o que esperar do serviço e não terá surpresas desagradáveis depois.

Preços e condições de pagamento.

Por último, pesquise preços e condições de pagamento, afinal, é importante fazer esse levantamento de modo a encontrar o melhor negócio para você.

Então, nunca pare na primeira loja ou no primeiro fornecedor que encontrar. Pesquise, faça cotações e, assim, você poderá conseguir um bom desconto ou pelo menos um preço mais justo pelas peças!

Deixe um comentário