Placa Mercosul: Como identificar a categoria do veículo pela placa

Você sabia que a placa Mercosul tem o mesmo tamanho da placa padrão cinza? Sim, a PIV (placa de identificação veicular) continua exatamente com as mesmas medidas 40 cm de comprimento por 13 de altura.

Apesar do tamanho permanecer o mesmo, já sabemos que as características mudaram, aqui no blog do aplicativo Cadê Guincho você pode conferir em quais casos o novo modelo de placa passou a ser obrigatório. Com todas as mudanças a partir de agora para identificar a categoria de um veículo basta conhecer o novo padrão implantado. Antes, as placas mudavam a cor de fundo. No padrão Mercosul o fundo será sempre branco com a faixa superior azul e o que vai mudar é somente a cor da borda e das letras. Confira a seguir.

Como identificar a categoria do veículo pela placa Mercosul

Placa padrão Mercosul para veículo particular
O modelo com borda e letra preta identifica veículos particulares de cidadãos comuns.

Placa padrão Mercosul para veículo comercial
As placas com borda e letra vermelha são para veículos comerciais, de aluguel ou de aprendizagem como táxis, ônibus e carros entre outros.

Placa padrão Mercosul para veículo oficial e representação
As placas com borda e letra azul são para veículos oficiais de estados, munícipios ou até mesmo da federação.

Placa padrão Mercosul para veículo diplomático / consular
As placas com borda e letra dourada são designadas para representantes internacionais como diplomatas, embaixadores, cônsul e outros organismos internacionais.

Placa padrão Mercosul para veículo de colecionador
As placas com borda e letra cinza / prata são para carros de coleção, antigos e indica que o automóvel passou em uma avaliação e contém 80% de originalidade, ou seja, peças originais de fábrica.

Placa padrão Mercosul para veículo especial
As placas com borda e letra verde é para fabricante de veículos, ou seja, para veículos de testes, pode ser também para experiência, peças e implementos.

Ficou com alguma dúvida sobre os novos padrões das placas Mercosul? Deixe no comentário e esclareceremos para você!

Deixe um comentário