Motor a diesel: por que veículos pesados usam esse combustível?

Bombas de combustível escrito "diesel"

No Brasil, veículos pesados, como ônibus e caminhões, devem, obrigatoriamente, ser movidos por meio de um motor a diesel. Mas você sabe por quê?

Cada combustível disponível no mercado tem suas particularidades, sendo a gasolina e o etanol os mais conhecidos. Afinal, eles estão presentes na maior parte dos veículos em circulação.

Contudo, vale a pena entender, com mais profundidade, sobre as características do diesel e porque veículos pesados precisam usar esse combustível. 

Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando as informações a seguir!

Entendendo o uso do motor a diesel em veículos pesados

Para começar as explicações, é importante esclarecer uma questão que muitas pessoas acabam se equivocando.

O nome “diesel” não vem do termo “óleo diesel”. Na verdade, o combustível foi batizado dessa forma em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemão Rudolf Diesel, em 1893. 

Feita essa observação, vale destacar o que diferencia esse tipo de combustível dos demais é o seu processo de combustão.

Enquanto motores que fazem o uso de gasolina e/ou etanol necessitam de uma vela para que a combustão ocorra, o motor a diesel não. Ele precisa somente da compressão mecânica do ar, junto da injeção do combustível.

Esse tipo de combustível opera em baixas rotações, porém em alta compressão. Assim, a combustão ocorre devido ao aumento da temperatura provocado pela compressão do ar.

Veja no tópico a seguir como é esse funcionamento com mais detalhes!

Como é o funcionamento do motor a diesel?

Primeiramente, é importante observar que o óleo diesel é derivado do petróleo. Logo, seu processo de combustão interna é parecido com o dos motores que usam gasolina. Entretanto, a diferença está na hora de colocar o veículo para funcionar, isto é, dar a partida.

Conforme já mencionado, o motor que é movido a gasolina necessita, em suma, de uma faísca para gerar a ignição. É por esse motivo que veículos que utilizam esse tipo de combustível possuem velas.

Sendo assim, ao dar a partida no veículo, o sistema elétrico atua para acionar as velas de modo a ativar a ignição e gerar a faísca necessária para realizar a queima do combustível e, dessa forma, criar o gás que será responsável por dar a partida ao motor.

Pois bem, ao contrário dos veículos que são movidos a gasolina, os veículos movidos a diesel não precisam de velas para causar a ignição. 

O que ocorre é que a câmara de compressão de veículos a diesel é responsável por injetar o combustível que, ao entrar em contato com o ar quente, ocasiona então a ignição do motor.

Dessa forma, a taxa de compressão de um motor que funciona à base de diesel acaba sendo muito maior que a de um veículo movido a gasolina. 

Basicamente, o motor movido a diesel funciona como um aparelho responsável por converter energia térmica em energia mecânica. 

Ademais, vale ressaltar que, assim como no ciclo Otto, esse tipo de motor opera em quatro etapas: admissão, compressão, combustão e exaustão (fase de escape).

Quais as principais vantagens e desvantagens de um motor a diesel?

Caminhão na estrada

Entendeu o que é o motor a diesel e como ele funciona? Agora, veja a seguir os principais prós e contras desse tipo de combustível.

A primeira vantagem relacionada a esse combustível refere-se à economia. Veículos que usam diesel costumam ter uma autonomia melhor em comparação com automóveis que utilizam etanol/gasolina. Eles podem fazer até 30 km por litro.

Outro ponto positivo para veículos que utilizam diesel consiste na maior durabilidade do motor, por conta da sua tecnologia e robustez.

Agora, como nem tudo é perfeito, existem também alguns pontos negativos relacionados ao uso do diesel em veículos.

O primeiro deles é que, embora o motor tenha uma maior durabilidade, quando necessita de algum tipo de manutenção, ela costuma ser mais cara. 

O que ocorre é que o preço para conserto é mais alto e o número de oficinas especializadas nesse tipo de motor é menor — o que torna a manutenção um pouco mais restrita.

Além disso, outra situação referente a esse motor é que ele costuma ser mais barulhento — o que pode incomodar não só quem dirige, como também quem está em volta.

Como fica a questão do meio ambiente com esse combustível?

Quando se fala em combustíveis, um tópico que costuma estar sempre presente refere-se ao meio ambiente. Afinal, o diesel é nocivo?

Segundo estudos, o óleo diesel é mais danoso ao meio ambiente e à saúde humana do que a gasolina e o etanol. 

Isso ocorre porque esses dois últimos combustíveis possuem um componente chamado catalisador. A sua função é fazer com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos nocivas.

Vale ressaltar, no entanto, que veículos com motor a diesel já estão sendo comercializados com catalisadores e filtros que ajudam a diminuir a emissão de gases na atmosfera. 

Então, trata-se de um problema que, de certa forma, está sendo trabalhado para ser amenizado.

Afinal, por que veículos pesados usam esse combustível?

Caminhões estacionados visto de cima

Agora que você já entendeu o que é o motor a diesel, como ele funciona, quais as suas principais características, vantagens e desvantagens, está pronto para compreender porque veículos pesados fazem o uso desse combustível.

Pois bem, veículos como ônibus, caminhões etc. utilizam o diesel, pois a tecnologia a diesel permite um maior aproveitamento da potência do motor e da injeção direta do combustível.

Esse tipo de motor é muito utilizado em veículos de grande porte, pois eles necessitam de alto torque para mover suas cargas.

Curiosidade: lei que proíbe veículos de passeio de utilizar motor movido a diesel

Para encerrar o artigo, separamos uma curiosidade. Você sabia que em nosso país existe uma lei que proíbe que veículos de passeio tenham motor a diesel?

Essa lei foi criada em 1976 pelo Ministério da Indústria e Comércio e estabelecida no contexto da crise internacional de petróleo. Foi uma forma de o Governo incentivar a produção de veículos a álcool.

O intuito, ao criar essa lei, foi de proteger o mercado interno e diminuir a dependência da importação do diesel.

Entendeu o que é e como funciona o motor a diesel, e por que ele é utilizado em veículos pesados? Esperamos que as informações apresentadas tenham esclarecido as suas dúvidas sobre o assunto.
Para encerrar, confira este outro post sobre combustíveis sustentáveis – hidrogênio, diesel verde e outros!

Deixe um comentário