Os carros que mais consomem combustível (2022)

Mão segurando a bomba de combustível

Muito se fala sobre veículos econômicos, que possuem uma boa eficiência e um rendimento interessante em vias urbanas e/ou em estradas. Agora, e o contrário? Você sabe quais são os carros que mais consomem combustível atualmente?

Ter esse conhecimento é importante, pois assim você evita comprar um carro “beberrão”, que pode fazer com que você tenha que ir ao posto de combustível frequentemente e gastar grandes quantias de dinheiro com etanol ou gasolina.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos te mostrar quais são esses carros que mais consomem combustível para que você pense bem caso esteja considerando adquirir um desses modelos para chamar de seu. Veja!

Quais os carros que mais consomem combustível atualmente

De acordo com a tabela de consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem/Inmetro divulgada há alguns meses, estes são os carros que mais consomem combustível atualmente:

Land Rover Discovery Sport

O primeiro veículo que aparece na lista de carros que mais consomem combustível atualmente é a Land Rover Discovery Sport.

Com um motor 2.0 flex e câmbio automático de nove marchas, o modelo da marca inglesa faz 6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada (com gasolina). Já com etanol, ele faz 4,6 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada.

Toyota SW4

Com um motor 2.7 flex e câmbio automático de seis marchas, outro veículo “beberrão” é o SUV Toyota SW4.

O modelo da montadora japonesa faz 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada (com gasolina). Já com etanol, ele faz 4,9 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada.

Agora, vale ressaltar que, tanto a Land Rover Discovery Sport quanto o Toyota SW4 são dois carros que possuem um valor elevado — ambos custam mais de R$300 mil.

Então, essa questão de consumir muito combustível talvez nem seja um problema tão grande assim para os seus donos, não é verdade?

Fiat Doblo

Se tem uma multivan que é bastante conhecida no Brasil é a Fiat Doblo. Porém, apesar da popularidade, ela não é a melhor opção em termos de economia de combustível.

Com um motor 1.6 flex e câmbio manual de cinco marchas, o modelo da marca italiana faz 9,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada (com gasolina). Já com etanol, ele faz 6,4 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.

Fiat Argo Trekking

Não é só carro grande e pesado que aparece entre os que mais consomem combustível, não. 

O Argo Trekking, hatch compacto e aventureiro da Fiat, também é um veículo que tem um desempenho não muito interessante em termos de consumo.

Com gasolina, o modelo da montadora italiana faz 9,4 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. Já com etanol, ele faz 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.

Então, se você está pensando em adquirir um modelo de carro mais compacto, talvez o Argo Trekking não seja a melhor opção.

Caoa Chery Tiggo 7

Dando prosseguimento a lista de carros que mais consomem combustível, temos agora o Caoa Chery Tiggo 7.

Com gasolina, o modelo da montadora sino-brasileira faz 9,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Já com etanol, ele faz 6,6 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada.

Jeep Renegade 1.8

Outro carro que consome bastante combustível é o Jeep Renegade, na versão com motor 1.8 flex e câmbio automático de seis marchas.

O modelo faz 9,5 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada (com gasolina). Já com etanol, ele faz 6,7 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada.

Agora, vale ressaltar que a versão turbodiesel do modelo é mais interessante em termos de economia de combustível, então vale a pena considerá-la caso você tenha interesse em adquirir esse veículo.

Outros carros que merecem menção

Diversos carros pequenos de madeira deitados na horizontal em cima de uma mesa

Além dos veículos citados na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem/Inmetro recentemente, existem alguns outros carros que também são conhecidos pelo alto consumo de combustível.

Por isso, é importante que você também saiba quais são eles — especialmente se estiver pensando em comprar um usado/seminovo.

São eles:

  • Chery Tiggo 2.0 flex;
  • Chevrolet S10 2.4 flex;
  • Chevrolet Vectra Elite 2.4;
  • Chevrolet Vectra GT;
  • Dodge Journey;
  • Fiat Idea Adventure 1.8;
  • Fiat Argo HGT;
  • Ford Ecosport 2.0 flex;
  • Hyundai Azera;
  • Hyundai Tucson 2.0 flex;
  • JAC J6 2.0 flex;
  • Jeep Compass 2.0 flex;
  • Mitsubishi L200 Triton 3.5 flex;
  • Mitsubishi Pajero;
  • Renault Duster 2.0 flex;
  • Toyota Hilux 2.7.

Então, se você não quer virar melhor amigo de um frentista, vale a pena pensar bem caso esteja interessado em comprar um desses modelos que citamos acima.

Fatores que influenciam no consumo de combustível

Ao longo deste artigo, você conferiu diversos modelos de carros que mais consomem combustível em nosso país e que podem “pesar” bastante no seu bolso, fazendo com que você gaste, regularmente, bastante dinheiro com etanol/gasolina.

Porém, é importante ressaltar que existem alguns hábitos e práticas que também vão influenciar no quanto o seu veículo “bebe” para se locomover.

Por exemplo, ter o pé “pesado” e ficar acelerando constantemente, dirigir com o ar-condicionado muito tempo ligado, dirigir com excesso de peso, não dar atenção para o alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus etc.

Então, nem sempre a culpa é totalmente da montadora. Muitas vezes, a forma como você dirige também vai impactar na eficiência e no rendimento do seu veículo.

Portanto, se você não quer virar “cliente VIP” de postos de combustíveis, além de escolher um carro que não é tão “beberrão”, é importante que você dê atenção para a maneira como você dirige no seu dia a dia!
E para encerrar, convidamos você a conferir um outro artigo que produzimos e que está relacionado a esse assunto: veículos elétricos. Afinal, além de serem menos prejudiciais ao meio ambiente, eles também são mais econômicos que carros que possuem motor a combustão.

Deixe um comentário