Os 10 carros mais econômicos do Brasil para comprar em 2022

Rodovia

A cada ano que passa, a busca pelos carros mais econômicos do Brasil cresce exponencialmente. Afinal de contas, além da crise econômica e da inflação, o preço dos combustíveis não para de subir em nosso país.

De acordo com um levantamento da Ticket Log, empresa especialista em gestão de frotas e mobilidade, o preço médio do litro da gasolina comum já está em R$7,53 (dado referente ao início do mês de abril). 

Ou seja, com base nesse valor e nos aumentos contínuos que vemos nos postos, é inegável que abastecer um veículo no Brasil é algo que está cada vez mais caro.

E por este motivo, muitos motoristas na hora de comprar ou de trocar de carro atualmente, estão buscando por opções mais econômicas, isto é, por modelos que não gastem tanto combustível.

Agora, qual seria a melhor opção? Qual carro que “bebe” menos hoje em dia? Para te ajudar a esclarecer essas dúvidas, nós separamos no artigo de hoje os dez principais modelos à venda no Brasil. Veja!

1. Carros mais econômicos do Brasil: Kwid

Renault Kwid

Para começar a nossa lista de carros mais econômicos do país, temos um modelo da Renault, o Kwid.

O Kwid, além de ser o veículo mais barato da Renault atualmente, é um carro que não gasta tanto em termos de combustível. 

Em sua versão 1.0 life manual, por exemplo, ele faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol (números referentes ao consumo na cidade).

Já em relação ao consumo na estrada, o modelo da Renault faz 15,6 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol.

O único ponto que vale ser mencionado, é que esse é um carro básico, de entrada, que não tem muitos equipamentos e tecnologias disponíveis. Além do mais, o Kwid é um veículo pequeno, compacto. Então, por exemplo, para famílias grandes, ele não é a melhor opção.

2. Carros mais econômicos do Brasil: Onix 

O segundo veículo que não gasta muito com combustível, é o Chevrolet Onix, um dos modelos mais populares do Brasil há pelo menos oito anos.

Além de ser um carro bastante prático, confortável e funcional para o dia a dia, o Chevrolet Onix, em sua versão hatch 1.0 manual, faz 13,9 km/l com gasolina e 9,9 km/l com etanol (isso em relação ao consumo na cidade).

Já na estrada, o modelo faz 16,7 km/l com gasolina e 11,7 km/l com etanol.

3. Carros mais econômicos do Brasil: Mobi

Volante do fiat mobi

Trocando de montadora, temos agora um veículo da Fiat, o Mobi, que, assim como as opções anteriores, é o modelo mais em conta da marca italiana.

Hoje, em sua versão 1.0 drive manual, o Mobi faz 13,7 km/l com gasolina e 9,7 km/l com etanol (consumo referente a cidade).

Já na estrada, o compacto da Fiat faz 15,3 km/l com gasolina e 10,7 km/l com etanol.

4. Carros mais econômicos do Brasil: Onix Plus

Voltando para a Chevrolet, temos outro Onix, agora a versão Plus 1.0 LT, com 82 cv e 10 mkgf de torque.

Ao contrário dos modelos anteriores, este não é um veículo pequeno, compacto, e sim um sedã. E apesar do tamanho maior, ele não deixa a desejar em termos de consumo.

Nesta versão, o modelo da Chevrolet faz 14,3 km/l com gasolina e 10,1 km/l com etanol (números referentes a cidade). Já na estrada, ele faz 17,7 km/l com gasolina e 12,5 km/l com etanol.

Apenas uma observação importante a respeito deste veículo é que ele possui dois tipos de câmbio para você escolher: automático e manual. Se quiser economizar com combustível, opte pelo segundo.

5. Carros mais econômicos do Brasil: Argo

Assim como a Chevrolet, a Fiat também está na lista de carros econômicos com duas opções de modelos. Agora, com o Fiat Argo.

De todas as versões disponíveis, o Argo 1.0 é a mais econômica. Ele faz 13,9 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol (consumo referente a cidade).

Já na estrada, essa média passa para 15,1 km/l com gasolina e 10,7 km/l com etanol.

6. Carros mais econômicos do Brasil: HB20S

Em sexto lugar da nossa lista, está outro sedã, o Hyundai HB20S 1.0.

Apesar da “polêmica” envolvendo seu design/visual (que para muitas pessoas não é o melhor e mais atraente), este modelo possui boas características, inclusive, em relação ao consumo.

Este veículo faz 13,7 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol (números referentes a cidade). Já na estrada, ele faz 15,7 km/l com gasolina e 11,1 km/l com etanol.

7. Carros mais econômicos do Brasil: City

Honda

Outro sedã que pode ser uma boa opção para quem quer economizar com combustível, é a nova geração do Honda City.

Com um motor 1.5 16V flex, ele faz 13,1 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol (isso em relação à cidade). Já na estrada, o veículo da Honda faz 15,2 km/l com gasolina e 13,1 km/l com etanol.

8. Carros mais econômicos do Brasil: Up!

Com um motor 1.0 turbo flex, o Volkswagen Up! Extreme 170 TSI é mais uma opção para você que não quer gastar tanto com combustível.

Este compacto faz 14,1 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol (números referentes a cidade). Já na estrada, ele faz 16,0 km/l com gasolina e 11,1 km/l com etanol.

9. Carros mais econômicos do Brasil: Logan

O Renault Logan Life é mais um modelo da marca francesa e também mais um sedã na lista dos mais econômicos.

Com um motor 1.0 flex, ele faz 13,6 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol (isso em relação à cidade). Já na estrada, o veículo faz 14,2 km/l com gasolina e 10,0 km/l com etanol.

10. Carros mais econômicos do Brasil: Voyage

Por fim, encerrando nosso top 10, temos o Volkswagen Voyage 1.0 que faz 13,4 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol (na cidade), e 15,6 km/l com gasolina e 10,6 km/l com etanol (na estrada).

Bônus: carros elétricos e híbridos

carro elétrico sendo carregado

Para encerrar o artigo, nós separamos a seguir alguns modelos de veículos elétricos e híbridos que, apesar de não terem um preço tão atrativo, são também boas opções em termos de autonomia:

  • Toyota Corolla Cross XRV;
  • Kia Stonic;
  • BMW i3;
  • Chevrolet Bolt;
  • JAC e-JS4;
  • E Caoa Chery Arrizo 5e.

Deixe um comentário