Combustíveis sustentáveis: hidrogênio, diesel verde e outros

Combustível de hidrogênio

Combustíveis tradicionais, como diesel e gasolina, além de estarem com preços bastante elevados há muito tempo, são grandes responsáveis pela poluição do meio ambiente. Por isso, alternativas como combustíveis sustentáveis acabam sendo cada vez mais importantes e necessários em nossa sociedade.

Agora, você sabe o que são combustíveis sustentáveis e como eles funcionam? Sabe o que é, por exemplo, o HVO (diesel verde)? Não? Tudo bem, pois nós preparamos este artigo especial para falar sobre o assunto. Então, não deixe de acompanhá-lo com atenção até o final, ok?

O que são combustíveis sustentáveis

Combustíveis sustentáveis são combustíveis produzidos em determinadas matérias-primas para abastecer carros, motos, aeronaves, entre outros meios de transporte, de modo a reduzir as emissões de gases do efeito estufa e, assim, não prejudicar o meio ambiente.

A importância dos combustíveis sustentáveis

Bomba de combustível sustentável

Por conta dos diversos problemas e consequências da poluição ambiental, muitas empresas de diferentes tamanhos e setores, inclusive do setor automotivo, estão trabalhando continuamente para encontrar melhores alternativas e soluções para diminuir os índices de poluição

Um desses caminhos é o uso de combustíveis sustentáveis. Afinal de contas, eles representam uma forma de abastecimento muito menos prejudicial ao planeta e ao meio ambiente.

Só para você ter uma ideia, a poluição ambiental pode acarretar sérios problemas, como:

  • Mudanças climáticas;
  • Destruição ambiental;
  • Além de uma série de doenças e problemas para nós, seres humanos, e para outros seres vivos que habitam nosso planeta como animais, plantas, etc.

Por isso, é de suma importância agir para que essa situação não chegue a níveis mais alarmantes. E agora que você já sabe o que são combustíveis sustentáveis e qual a importância deles, confira a seguir os principais tipos disponíveis desse meio de abastecimento.

Tipos de combustíveis sustentáveis para veículos

Eletricidade

Carro elétrico recebendo carga

Cada vez mais populares no Brasil e no mundo, os veículos elétricos utilizam a eletricidade para se movimentar, sendo assim uma boa opção de combustível sustentável para se utilizar.

Em vez de tanques de combustíveis, como utilizam carros movidos a diesel ou gasolina, este tipo de veículo possui baterias recarregáveis que acumulam eletricidade e, assim, permitem que o carro possa transitar.

Basicamente, basta carregar o veículo em uma tomada e, após algumas horas, ele já estará pronto, disponível para ser utilizado.

Hidrogênio

Considerado o combustível do futuro, outra boa opção sustentável é o hidrogênio. Isso porque, além de não gerar gases poluentes, há uma grande disponibilidade desse componente na atmosfera, de modo a torná-lo barato e não prejudicial ao meio ambiente.

Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, já existem diversas estações comerciais de hidrogênio para que motoristas possam utilizar para abastecer seus veículos. Porém, aqui no Brasil, ainda levará um certo tempo até que essa alternativa se torne uma realidade de fato.

O único ponto que vale ser mencionado a respeito desse tipo de combustível é que ele não costuma ter um alto rendimento. Então, ele pode não ser a melhor opção para motoristas que circulam muito com os seus carros.

Biocombustível

Biocombustível

Podendo ser produzido a partir da cana-de-açúcar, babaçu, mamona, mandioca, milho, soja, etc. o biocombustível é outra boa opção sustentável para abastecer veículos, especialmente porque ele pode ser gerado a partir de elementos naturais — algo abundante em nosso país e que pode ser produzido em larga escala.

O único ponto é que de todos os combustíveis sustentáveis citados, o biocombustível ainda emite um pouco de poluentes — mas claro, de forma muito menor que o diesel e a gasolina.

Diesel verde (HVO)

O diesel verde (HVO – sigla para Hydrotreated Vegetable Oil) é um tipo de biocombustível oriundo de matérias-primas renováveis. Pode ser gerado a partir do hidrotratamento de óleos vegetais ou gorduras animais, pela fermentação de cana-de-açúcar, entre outros processos.

Contudo, apesar de ser mais uma alternativa de combustível sustentável para se utilizar, aqui no Brasil o diesel verde ainda está passando por discussões e regulamentações.

Gás Natural Veicular (GNV)

O Gás Natural Veicular (representado pela sigla GNV), é uma opção de combustível sustentável já conhecida (e também utilizada) por muitas pessoas aqui no Brasil. Trata-se daquele cilindro amarelo, geralmente instalado na parte traseira de veículos.

Essa opção de combustível é feita a partir do metano, pode ser instalado em qualquer veículo e ainda é mais em conta que o diesel e a gasolina.

Etanol celulósico

Fibras vegetais combustível

Produzido pela quebra de fibras vegetais, além de aproveitar folhas e o bagaço da cana-de-açúcar, outra opção de combustível sustentável é o etanol celulósico.

Por si só, o etanol já é uma opção de baixo nível de poluentes e, nessa alternativa, o combustível é produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar que restou da produção do etanol que já conhecemos. E com isso, algo que seria descartado, acaba sendo reutilizado.

Ar comprimido

De todos os combustíveis apresentados ao longo deste artigo, o ar comprimido é uma das alternativas mais recentes.

Produzido na França atualmente, este tipo de combustível permite que veículos funcionem sem nenhuma emissão de gases poluentes. Contudo, até o momento, ele é destinado apenas a carros menores, subcompactos. 

O primeiro modelo criado e movido a partir do ar comprimido foi o AIRPod, um veículo desenvolvido na França e que possui uma aparência bem diferente do que estamos acostumados em relação a carros. 

Combustíveis do presente e do futuro

Abastecimento sustentável

Como você conferiu ao longo deste artigo, existem boas opções de combustíveis sustentáveis para abastecer veículos, de modo a ajudar o meio ambiente e ainda economizar uma boa quantia de dinheiro, afinal, eles costumam ser mais baratos que o diesel e a gasolina.

Agora, é claro que esse mercado ainda está em desenvolvimento e expansão e, por isso, não está totalmente acessível à população — especialmente aqui no Brasil. 

Porém, daqui a alguns anos, a tendência é que esses combustíveis sejam cada vez mais viáveis e estejam cada vez mais populares. Portanto, é questão de tempo para poder utilizá-los.

E se você gostou desse artigo e das informações apresentadas, compartilhe-o com conhecidos e faça com que mais e mais pessoas conheçam os combustíveis sustentáveis, até porque, trata-se do futuro, um futuro não tão distante assim.

Deixe um comentário