25 roteiros para você viajar de carro pelo Brasil

Mapa do Brasil

Viajar de carro pelo Brasil é uma atividade que muitas pessoas gostam de fazer. Afinal, permite conhecer lugares novos, relaxar, passar momentos com pessoas queridas e muito mais. 

Sendo assim, pensando nesse assunto, nós separamos neste artigo 25 ótimos roteiros para você cair na estrada e aproveitar — seja sozinho ou acompanhado de amigos, ou familiares. Confira!

Viajar de carro pelo Brasil: 25 ideias de roteiros

O Brasil é um país de grande extensão territorial e cada região, cada cidade, tem suas paisagens, atrações, pontos turísticos etc. Há opções para todos os bolsos e gostos.

A visto disso, se você está planejando fazer uma viagem de carro em breve, veja a seguir nada menos do que 25 ideias de roteiros para explorar as belezas e diversidades presentes em nosso país!

1. Estrada Rio-Santos

O primeiro roteiro que você pode considerar ao planejar a sua viagem de carro é pegar a Estrada Rio-Santos.

Ela começa em São Paulo e termina no Rio de Janeiro. Ao longo do percurso, você verá belas praias, além de ilhas, dunas e uma vista incrível do mar.

Meses como abril, maio e setembro costumam ser mais tranquilos em relação a essa rota. Já no verão (dezembro a março), é a alta temporada e, por isso, é normal ter mais trânsito e lotação pelas regiões.

2. Rio de Janeiro a Petrópolis

No roteiro anterior, você inicia o trajeto em São Paulo e termina no Rio de Janeiro. Agora, nessa segunda opção, você pode fazer toda a sua viagem pela cidade maravilhosa.

A rota Rio-Petrópolis tem cerca de 70 km e pode ser percorrida em, aproximadamente, 1h30min. Trata-se de uma estrada histórica, a primeira a ser pavimentada no país.

Ao dirigir por esse roteiro, você pode ver belas paisagens naturais e ainda conhecer diversas reservas biológicas.

3. Estrada do Vinho

Localizada no interior de São Paulo, a Estrada do Vinho é outro roteiro bastante interessante para você viajar de carro pelo Brasil.

Além de conhecer e vivenciar a história da cidade (São Roque), poderá conhecer adegas, centros de lazer, restaurantes, bares, vinícolas e muito mais.

4. Brasília a Chapada dos Veadeiros

Mudando de região, indo agora para o centro-oeste do país, um roteiro que vale a pena incluir em sua viagem de carro é ir de Brasília a Chapada dos Veadeiros.

Você verá cachoeiras, piscinas naturais, trilhas etc. Inclusive, dá até para praticar alguns esportes radicais, caso goste deste tipo de atividade.

Trata-se de um roteiro que oferece de tudo para aqueles que adoram estar em meio à natureza. Para fazê-lo, você levará cerca de 3 horas e 30 minutos.

5. Florianópolis a Bombinhas

Praia com prédios de fundo em Florianópolis

Se você gosta de calor, praia e mar, outro roteiro que você pode incluir em seu planejamento é ir de Florianópolis até Bombinhas.

Nesse percurso, você encontrará belas paisagens, além de trilhas e dezenas de praias, onde é possível relaxar, mergulhar, surfar, pedalar e muito mais.

6. Curitiba a Antonina

Mudando um pouco de perfil, se você gosta mais de história, museus, construções antigas e teatros, vale a pena considerar o traje de Curitiba até Antonina.

Trata-se de uma viagem mais curta que, de carro, costuma levar menos de uma hora e meia.

7. João Pessoa a Natal

Mais um roteiro que você pode incluir em sua viagem de carro é ir de João Pessoa até Natal — isso, caso você more no nordeste ou pretenda viajar para essa região.

Você pilotará em uma estrada bastante agradável (em grande parte, em linha reta) e ao longo do percurso verá belas paisagens, lindas praias etc. Trata-se de um passeio que dura cerca de 2 horas e 30 minutos, via BR-101.

8. Rota das Emoções

Por fim, mas não menos importante, outro roteiro que você pode considerar para viajar de carro pelo Brasil é dirigir pela Rota das Emoções, presente na região nordeste do país. 

Trata-se de um passeio tranquilo, que pode ser feito com pessoas de todas as idades e que passa pelos principais pontos turísticos do litoral do Ceará, Piauí e Maranhão.

Ao fazê-lo, você conhecerá paisagens e praias de Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e muito mais.

Outros roteiros para viajar de carro pelo Brasil

Rua e calçada do Rio de Janeiro

Além desses oito roteiros que apresentamos aqui, existem inúmeros outros que você ainda pode considerar para cair na estrada. São eles:

9. Belém a Mosqueiro;

10. Boa Vista a Manaus;

11. Circuito das Águas Paulista;

12. Curitiba a Foz do Iguaçu;

13. Estrada da Graciosa;

14. Estrada Real (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro);

15. Maceió a Maragogi;

16. Maceió a Recife;

17. Recife a Natal;

18. Rio de Janeiro a Paraty;

19. Rota dos Cânions;

20. Rota Ecológica dos Milagres;

21. Rota Romântica (Serra Gaúcha);

22. São Paulo a Campinas;

23. São Paulo a São José dos Campos;

24. Serra Catarinense;

25. Transpantaneira (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Dicas básicas para viajar de carro pelo Brasil

Antes de finalizarmos o artigo, separamos a seguir algumas dicas básicas que você deve considerar antes de cair na estrada, ok? Elas tornarão a sua viagem muito mais organizada, tranquila, segura e proveitosa. Veja!

  • programe-se com uma certa antecedência;
  • leve o veículo para uma revisão completa;
  • faça um bom planejamento financeiro (calcule todos os gastos);
  • pegue todos os documentos necessários (seus e do veículo);
  • monte um kit de emergência;
  • separe alguns lanches e água para levar no carro;
  • baixe aplicativos de GPS em seu celular;
  • verifique as condições climáticas para o percurso;
  • monte uma boa playlist, afinal, viajar de carro com uma boa música, faz parte da experiência. Ela torna a trip mais completa.

E então, pronto para encher o tanque e cair na estrada? Como você pôde ver, há opções em todas as regiões do país para viajar de carro — do norte ao sul. Portanto, com certeza uma dessas rotas fará sentido para você.

Agora, para encerrar, responda: você já viajou para algum desses destinos que citamos ao longo do artigo? Se sim, conte como foi a sua experiência! Se não, comente abaixo qual desses 25 roteiros você tem mais interesse!

Deixe um comentário