12 carros que sairão de linha no Brasil em 2023

Fila de carros em uma fábrica

Todos os anos, vários modelos de veículos são lançados no Brasil. Por conta disso, sempre haverá carros que sairão de linha em algum momento — seja por conta de uma substituição, atualização ou decisão da montadora (o que geralmente acontece quando o número de vendas começa a cair).

Alguns veículos sequer são lembrados depois que saem de linha. Porém, há outros que fizeram bastante sucesso e que acabam deixando muitos motoristas com saudades — inclusive, um deles está na lista dos que não serão mais fabricados em nosso país a partir do próximo ano.

Portanto, se você tem interesse em saber quais são os carros que sairão de linha do Brasil em 2023, não deixe de acompanhar as informações a seguir!

Quais são os carros que sairão de linha em 2023?

1. Fiat Uno

O primeiro carro que será “aposentado” ano que vem será o Uno, veículo compacto da Fiat e que chegou ao Brasil em 1984.

Durante muitos anos, o modelo foi um dos mais vendidos em nosso país — até porque se trata de um carro popular, isto é, mais barato.

Com o passar do tempo, o veículo chegou a ter algumas reestilizações. Porém, depois de décadas, ele está ultrapassado e há novos modelos que já o estão substituindo, como o Fiat Mobi e o Fiat Argo. 

Inclusive, ambos os modelos estão no ranking de mais vendidos do país este ano.

Agora, vale destacar que o Uno talvez não suma totalmente. Isso porque há uma expectativa de que o modelo possa retornar ao mercado em breve, porém como um SUV (Sport Utility Vehicle).

2. Renault Captur

Outro veículo que sairá de linha em 2023 será o Renault Captur. Isso porque o compacto da montadora francesa tem tido uma queda considerável no número de vendas nos últimos, mesmo com o motor 1.3 de 170 cv da geração mais recente.

Sendo assim, por conta desse fraco desempenho, a Renault decidiu tirá-lo do mercado a partir do ano que vem.

Veja também: Os 16 carros mais vendidos do primeiro semestre de 2022.

3. Hyundai ix35

Volante com o logo da Hyundai

A Hyundai está planejando lançar uma nova linha de SUVs em breve e, por isso, alguns modelos mais antigos estão sendo avaliados para sair de linha. Um deles é o ix35, que já está confirmado fora do portfólio da marca para o ano que vem.

Quando o modelo chegou ao nosso país em 2010, ele teve um bom número de vendas e se manteve com um certo destaque nos anos seguintes. 

Porém, recentemente, o veículo perdeu força no Brasil e deixará o mercado nacional, dando espaço para novos SUVs que serão lançados pela marca sul-coreana.

4. Volkswagen Voyage

Assim como o Hyundai ix35, outro veículo que sairá de linha em 2023 no Brasil será o Volkswagen Voyage.

O sedan, que foi lançado em 1981 e reestilizado em 2008, chegou a fazer um certo sucesso no Brasil. Contudo, perdeu força nos últimos anos e agora a Volkswagen decidiu parar a sua produção.

Até o momento, não há informações sobre um sucessor direto do modelo.

5. Volkswagen Gol

Lembra no começo do artigo quando dissemos que alguns carros que saem de linha são modelos bastante populares e que deixam saudades para muitos motoristas? Pois então, o Volkswagen Gol é esse veículo.

O Gol chegou ao Brasil em 1980 e desde então teve diversas gerações que foram evoluindo com o passar do tempo e que fizeram bastante sucesso entre os motoristas brasileiros.

Porém, agora, depois de décadas no topo do ranking de carros mais vendidos do país, o hatch não será mais fabricado pela montadora alemã no Brasil. E por quê? Por causa de alguns motivos, como:

  • queda nas vendas e nos emplacamentos;
  • carro não atende mais aos padrões do Contran (Conselho Nacional de Trânsito);
  • o projeto é antigo e muitos brasileiros não querem mais carros compactos.

Além disso, segundo a própria Volkswagen, o modelo de entrada da marca passará a ser o Polo Track.

Vale destacar também que hoje, a única versão do Gol disponível no mercado, custa por volta de R$ 76 mil — o que é um valor bastante elevado para um carro básico, de entrada.

Outros carros que também sairão de linha ano que vem

Mecânico verificando um carro

Achou que esses cinco carros eram os únicos que sairiam de linha em 2023? Pois saiba que ainda há mais alguns. São eles:

6. BMW Série 3 (receberá nova linha em 2023);

7. Caoa Chery Arrizo 5;

8. Fiat Grand Siena;

9. Ford Ranger (receberá nova linha em 2023);

10. Honda WR-V;

11. Mitsubishi ASX;

12. Suzuki Vitara.

Como você pode ver, esses outros veículos não são tão populares como o Uno e o Gol, por exemplo, mas também serão “aposentados” no próximo ano. Então, vale a pena saber, especialmente para evitar certos riscos…

Os principais riscos de comprar um carro que já saiu de linha

Ao longo deste post você conferiu quais são os doze carros que sairão de linha no Brasil ano que vem. Agora, vale ressaltar que isso não quer dizer que eles sumirão totalmente do mercado. 

Eles ainda estarão disponíveis — no caso, no mercado de usados e seminovos. Portanto, se você quiser comprar algum deles em 2023, você até pode conseguir. Contudo, é importante entender qual é o risco envolvido nisso.

Isso porque, em primeiro lugar, ao adquirir um veículo que já saiu de linha, a manutenção dele acaba sendo mais cara, visto que o acesso a peças e componentes fica muito mais difícil e restrito.

Logo, se você tiver qualquer problema com o veículo e precisar de algum tipo de manutenção, tenha em mente que provavelmente o reparo ou a troca sairá bem caro.

Além disso, em segundo lugar, se você tiver um carro que já saiu de linha, saiba que também poderá ser mais difícil vendê-lo — inclusive, no preço que gostaria, pois ele estará desvalorizado.

E então, o que você achou dessa lista de carros que sairão de linha no Brasil em 2023? Você teve ou tem algum deles? Além disso, sentirá falta de algum modelo em específico? Comente abaixo!

Deixe um comentário