Os 9 carros mais seguros para comprar em 2022

Homem dirigindo carro com a mão no volante

Se você deseja saber quais são os carros mais seguros para comprar este ano, saiba que está no lugar certo!

No artigo de hoje, nós vamos mostrar para você quais são os principais modelos nesse quesito, com base em diversos critérios e testes do Latin NCAP — programa de avaliação de segurança automotiva. Confira!

Os carros mais seguros para comprar em 2022

Antes de falarmos exatamente sobre cada modelo, é importante saber que a escolha de cada carro da lista foi baseada nos protocolos mais recentes do Latin New Car Assessment Programme.

Para esses protocolos, são realizados diferentes tipos de testes para verificar a segurança dos veículos de modo que, no final, é dada uma nota que vai de uma até cinco estrelas, além de uma pontuação específica.

Quanto mais estrelas e quanto maior a nota, mais seguro um carro é.

Sendo assim, com base nesses testes, especialmente os de colisão frontal e lateral, os modelos de carros que mostraremos a seguir foram escolhidos como os mais seguros.

Lembrando que, independentemente da posição, seja 1º, seja o 9º, todos os veículos abaixo têm como uma das principais prioridades a segurança, ok?

1. Chevrolet New Onix Plus

Começando a nossa lista de carros mais seguros para comprar em 2022, temos o New Onix Plus, com seis airbags, sistema de frenagem antibloqueio (ABS) e sistema de aviso para os cintos de segurança.

O veículo da Chevrolet obteve cinco estrelas de segurança tanto em testes para adultos quanto para crianças.

Para adultos, o Onix Plus obteve a nota 28,34, sendo que a nota máxima era de 34 pontos. Já para crianças, o modelo da Chevrolet fez 42,33 pontos de 49 pontos possíveis.

2. Chevrolet Onix Hatch

Volante com a logo da marca Chevrolet

Dando andamento a lista de carros mais seguros para comprar em 2022, temos outro Onix, porém, a versão hatch do modelo. 

Ele também recebeu cinco estrelas, com as seguintes pontuações: 

  • 28,90 para adultos (de um total de 34 pontos);
  • 44,33 para crianças (de 49 pontos possíveis).

3. Volkswagen T-Cross

Mudando de montadora, temos agora o T-Cross, SUV da Volkswagen.

Assim como os veículos da Chevrolet, o modelo de seis airbags da fabricante alemã também recebeu cinco estrelas.

As suas pontuações foram: 31,62 pontos de 34 possíveis (para adultos), e 42,77 de 49 possíveis (para crianças) — o que é importante, visto que muitas famílias investem (ou pensam em investir) nesse carro.

4. Toyota Corolla

Se tem um modelo que figura há alguns anos entre os carros mais seguros para comprar é o Toyota Corolla.

O veículo da fabricante japonesa conseguiu 29,41 pontos em testes para adultos (de 34 possíveis) e incríveis 45,00 pontos em testes para crianças (apenas quatro pontos abaixo dos 49 possíveis) — o que também lhe ajudou a garantir cinco estrelas no geral.

5. Volkswagen Jetta

Homem dirigindo com a mão no volante e com a logo da marca Volkswagen

Outro sedã que aparece na lista como um dos modelos mais seguros para comprar este ano é o Volkswagen Jetta.

As suas pontuações foram: 30,16 de 34 possíveis (para adultos), e 44,98 de 49 possíveis (para crianças) — também uma boa nota para quem tem filhos e considera um bom nível de segurança na hora de escolher um veículo.

6. Fiat 500X

Volante de um carro com a logo da marca Fiat

Estreando na lista, temos um modelo da Fiat que mostra que tamanho não é documento. 

O 500X, veículo compacto da montadora italiana e que conta com seis airbags, obteve bons resultados nos testes de segurança realizados pela Latin NCAP.

Dos 34 pontos possíveis em testes para adultos, ele fez 32,55. E dos 49 possíveis para crianças, o modelo alcançou 43,13 pontos. 

7. Volkswagen Tiguan

Outro SUV da Volkswagen que aparece entre os mais seguros para comprar em 2022 é o Tiguan com seis airbags.

Nos testes realizados com o modelo, ele obteve cinco estrelas, tendo uma pontuação de 31,94 para adultos (de 34 possíveis) e 44,00 para crianças (de 49 possíveis).

8. Toyota RAV4

Mão no volante com a logo da marca Toyota

Prosseguindo com a lista de carros mais seguros para comprar em 2022, temos outros SUV, porém agora da Toyota: o RAV4.

O RAV4 com sete airbags, conseguiu 29,42 pontos nos testes para adultos (de 34 possíveis) e 43,00 pontos dos 49 possíveis para crianças.

9. Volkswagen Taos

Por fim, mas não menos seguro, vale ressaltar, temos mais um SUV da Volkswagen: o Taos, com seis airbags.

De todos os modelos apresentados ao longo deste artigo, este foi o que passou por testes mais recentes — em dezembro de 2021.

Ele obteve cinco estrelas, com o seguintes resultados:

  • 36,09 pontos de 40 possíveis (para adultos);
  • 44,00 pontos de 49 possíveis (para crianças).

Então, se você está pensando em comprar um carro grande, novo ou seminovo, e com um bom nível de segurança, o Volkswagen Taos pode ser uma boa opção (assim como os outros SUVs citados ao longo do artigo).

A importância de investir em um carro seguro

Mesmo que você seja um motorista cuidadoso, que mantém uma direção cautelosa e defensiva sempre que conduz um veículo, acidentes e colisões podem acontecer, seja apenas com você, seja com passageiros e/ou terceiros.

Por isso, na hora de pensar na compra de um carro é muito importante que, entre diversas análises, características e recursos, você avalie se o veículo é minimamente seguro.

Assim, em caso de uma eventualidade, as chances de problemas mais sérios e graves acontecerem tendem a ser menores.

Imagine, por exemplo, se você está indo para o trabalho com o seu veículo e sofre um acidente. Ou, ainda, se você está fazendo uma viagem de carro com a família e acaba se envolvendo em uma batida.

Dependendo do quão forte e violento for o acontecimento, tanto você quanto outras pessoas (inclusive pessoas que você ama) podem sofrer graves consequências — o que, claro, não é algo que você deseja, certo?

Portanto, ao pesquisar por modelos de carro para comprar, não deixe de verificar se as opções que você está avaliando possuem bons níveis de segurança.

Não dá para brincar com a saúde e a segurança, não é mesmo?

E se você gostou deste artigo e pensa que ele pode ser útil para mais pessoas, compartilhe-o, por exemplo, em suas redes sociais ou em um grupo de WhatsApp!

Deixe um comentário