Rastreador veicular: funcionamento e vantagens

Pessoa segurando um tablet com o gps ligado e um carro de fundo

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 500 mil furtos/roubos de veículos aconteceram no Brasil no ano de 2021. E como sabemos, essas são duas situações que se fazem presentes no país há bastante tempo. Por isso, tanto condutores quanto empresas têm buscado maneiras de gerar mais segurança e tranquilidade em termos de direção. Nesse contexto, está o rastreador veicular — você já ouviu falar sobre ele? Sabe como funciona?

Se você está pensando em investir em um rastreador veicular e tem interesse em saber mais detalhes sobre ele, confira o post a seguir com atenção!

O que é um rastreador veicular e como ele funciona?

Um rastreador veicular consiste em um aparelho de localização que funciona via satélite, por meio da tecnologia GPS — sim, a mesma que você utiliza na hora de acompanhar rotas.

Ele é normalmente instalado dentro do painel do veículo, em um local escondido, e trabalha em sintonia com satélites, de modo a enviar informações como latitude e longitude para o servidor da central de monitoramento. Trata-se das coordenadas de onde o veículo está.

Quais as principais vantagens do rastreador veicular?

Agora que você já sabe o que é um rastreador veicular e como ele funciona, vale a pena conhecer as principais vantagens desse aparelho. Acompanhe!

Ajuda na recuperação de veículos

Evidentemente, uma das grandes vantagens de um rastreador veicular é que, em caso de furtos ou roubos, esse aparelho ajuda a recuperar veículos com mais facilidade.

Afinal, por meio de sua tecnologia, é possível encontrar, em pouco tempo, a localização exata do veículo que foi apanhado por um criminoso.

Dessa forma, é possível comunicar às autoridades de forma precisa sobre onde o veículo está e, assim, elas poderão ir até o local e fazer a recuperação do carro, assim como uma possível apreensão do bandido.

Além do mais, vale ressaltar que alguns rastreadores possuem a função de bloqueador. Isso significa que, em caso de um problema, é possível interromper o funcionamento do motor. 

Assim, o carro para de funcionar e fica onde ele estiver, evitando que um criminoso possa ir muito longe com ele.

Permite um monitoramento online

Pessoa mexendo em um rastreador gps através de um tablet

As tecnologias fazem parte da nossa rotina. Nós usamos celulares, computadores, smart TVs, entre outros aparelhos modernos e inteligentes.

Nesse contexto, outra vantagem do rastreador veicular é que você pode fazer um monitoramento do seu veículo de forma online, por exemplo, por meio do seu smartphone.

Então, você pode, de repente, estar no trabalho e verificar, pelo seu celular, a localização exata do seu veículo.

Essa característica pode até ser útil, inclusive, se você é daquelas pessoas que costumam parar o carro no shopping e não se lembra exatamente do local onde estacionou.

Além disso, ainda nesse tópico, vale ressaltar que essa vantagem pode ser interessante para quem tem filhos recém-habilitados. 

Afinal, a partir desse monitoramento online, você pode saber sempre onde eles estão, caso estejam com seu veículo.

Melhora a logística de empresas

Muitas empresas que atuam no ramo de transporte de cargas utilizam o rastreador veicular.

Desse modo, o dono da companhia consegue ter um melhor controle sobre seu patrimônio e sobre a logística que os caminhoneiros fazem durante o trabalho. A partir disso, é possível ter um serviço mais seguro, confiável e eficiente.

Ademais, vale ressaltar que o uso desse aparelho em operações de logística e transporte de mercadorias, permite rastrear veículos em tempo real, se estão parados, se estão andando, em qual velocidade estão etc.

Portanto, para quem trabalha com logística ou como gestor de frotas, por exemplo, o rastreador é de grande utilidade, principalmente porque funciona como uma ferramenta de controle operacional.

Pode ser instalado em diferentes tipos de veículos

Como você viu no tópico anterior, o rastreador veicular é um aparelho de grande utilidade para veículos ligados ao trabalho com o transporte de cargas, como caminhões.

Contudo, esse aparelho não funciona apenas nesse tipo de veículo. Ele pode ser instalado em carros de passeio, motos, utilitários e até mesmo em máquinas rurais.

Preço é acessível

Atualmente, existem diversos sistemas disponíveis no mercado que oferecem o serviço de rastreamento de veículos. E, felizmente, eles não costumam ser caros.

Logo, essa é outra vantagem desse aparelho. Afinal, você não precisa desembolsar grandes quantias para proteger o seu bem. Com menos de R$ 100,00 é possível contratar planos.

Além disso, vale ressaltar que o rastreador pode ser instalado tanto em veículos novos quanto em carros clássicos (antigos), e ainda é mais barato do que contratar seguros tradicionais. E falando neste assunto…

Pode tornar o preço do seguro mais baixo

Pessoa fechando as mãos com a imagem de um carro dentro

Uma medida de segurança que muitos motoristas adotam ao comprar um veículo é contratar um seguro. 

Afinal, em caso de danos, sinistros etc. a seguradora pode oferecer coberturas e garantir indenizações de modo a evitar prejuízos e maiores dores de cabeça.

Pois bem, você sabia que se você tem um rastreador instalado em seu carro e busca um seguro, ele pode ficar mais barato em comparação com a apólice de um veículo que não tem esse aparelho?

Isso ocorre porque o rastreador veicular também é um item de segurança, inclusive podendo ajudar a seguradora diante de uma situação adversa que você possa enfrentar.

Portanto, por conta dessa circunstância, o seu seguro tende a ficar mais barato — até 25%, de acordo com pesquisas de mercado.

Agora, vale ressaltar que um não substitui o outro. Na verdade, um complementa o outro, contribuindo, assim, para uma maior segurança referente ao seu veículo. Então, é interessante considerar o investimento em ambos.

Auxilia na sua segurança pessoal

Por fim, mas não menos importante, outra vantagem do rastreador veicular é que ele pode ser grande auxílio na sua segurança pessoal.

Como? Imagine uma situação de sequestro — obviamente, ninguém deseja passar por isso, mas pode acontecer.

Sendo assim, nesse caso, com o rastreador é possível saber exatamente onde está o veículo e, consequentemente, a vítima. Assim, o resgate pode ser facilitado e ser feito de maneira mais rápida, evitando maiores problemas.

Entendeu o que é um rastreador veicular, como ele funciona e quais as principais vantagens desse aparelho? Esperamos que as informações apresentadas tenham ajudado.
Para encerrar, confira este outro post: trânsito seguro – a importância da sinalização!

Deixe um comentário