Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Flores em frente a um quadro e vela

Desde 1993, o terceiro domingo de novembro é conhecido como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Em inglês, é o WDR (World Day of Remembrance).

Trata-se de uma data criada pela RoadPeace e apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para homenagear aquelas pessoas que se foram por conta de uma situação de trânsito e também para chamar a atenção da população mundial sobre um tema tão importante.

Afinal, todos os anos inúmeras vidas são perdidas devido a ocorrências de trânsito, como colisões, acidentes, atropelamentos, brigas etc.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, acompanhe a leitura a seguir!

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Todas as pessoas que fazem parte do trânsito, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas, caminhoneiros ou pedestres podem se acidentar um dia. Todo mundo está sujeito a isso, não importa a idade ou gênero.

Nesse sentido, é de suma importância que as pessoas que fazem parte do trânsito sejam cada vez mais responsáveis, cuidadosas, atentas e conscientes. Afinal, a proteção à vida deve ser de interesse de todos.

E para isso, datas como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito e o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante são bastante relevantes.

Muitas vezes, as pessoas não tomam o devido cuidado no trânsito. Elas não têm prudência. E como consequência, colocam a si mesmas e terceiros em risco, podendo gerar problemas pequenos ou situações fatais.

Quantas pessoas não morrem anualmente no trânsito porque estavam dirigindo embriagadas? Ou, ainda, por que estavam pilotando acima do limite de velocidade permitido na via? Inúmeras!

Portanto, é necessário refletir sobre o assunto, conscientizar as pessoas e trabalhar em ações e medidas para que o trânsito seja um lugar melhor e mais seguro.

A população em geral precisa ter um entendimento claro sobre as consequências que certas atitudes no trânsito podem causar.

Exemplo de acidente de trânsito

Batida traseira de carros

Imagine uma pessoa que estava dirigindo em uma rodovia em uma velocidade considerável e, ao mesmo tempo, mexendo no celular — uma atitude irresponsável, perigosa e arriscada.

De repente, o carro que estava na frente dessa pessoa freia bruscamente por causa de um animal que passava na via. 

Por estar em uma velocidade alta e sem o foco total na pista, essa pessoa não consegue reagir e frear a tempo. Consequentemente, colide com o carro da frente.

Devido ao cenário de velocidade elevada, a batida acaba sendo fatal. E agora? 

Como fica a família dessa pessoa? Os amigos? Além disso, e as pessoas que estavam no carro atingido? E se elas sofrerem consequências também?

Por conta de uma atitude errada, que muitas vezes não parece “nada de mais”, diversas pessoas são afetadas, direta ou indiretamente.

Mais importante que a hora para se chegar ou uma mensagem ser lida, ou enviada, é garantir que a saudade não chegue antes da hora.

Por trás de cada um dos milhares de números frios das estatísticas de mortos e feridos no trânsito brasileiro, há um rosto e uma história de vida interrompida.

Além disso, vale observar os diversos gastos que podem surgir em decorrência dessa situação de trânsito. Por exemplo, com conserto do carro, atendimento médico, remédios, possíveis tratamentos e indenizações e assim por diante.

Então, como você pode ver, trata-se de uma questão complexa, que envolve uma série de consequências e impactos relevantes para diversas pessoas.

Por isso, é preciso que haja uma mobilização geral da sociedade. Todo mundo deve ir e voltar em segurança em todos os trajetos que fizer.

O papel dos governos e das autoridades é muito importante

Como já é conhecido, o trânsito é um local que pode ser bastante perigoso. Basta observar o número de pessoas que perdem a vida todos os anos ou que sofrem com algum tipo de lesão, sequela ou trauma, por conta de acidentes.

Por isso, é fundamental que os governos e as autoridades relacionadas ao trânsito promovam cada vez mais ações, campanhas e medidas.

Não basta depender apenas de uma ou outra data especial no calendário para mudar esse cenário. As iniciativas precisam ser constantes. Só assim será possível tornar o trânsito um lugar mais seguro e menos problemático.

O papel das escolas também é importante

Além da sociedade, de modo geral, dos governos e das autoridades, as escolas podem desempenhar um papel bastante importante em relação à conscientização de trânsito.

Afinal, atividades, oficinais, cartilhas e orientações, desde a infância, podem ajudar as crianças a crescerem mais responsáveis e, inclusive, a “cobrarem” adultos que cometem erros, como dirigir sem usar o cinto de segurança, mexer no celular enquanto dirige etc.

Veja também: educação no trânsito – 5 dicas para ensinar crianças.

Reflexão

Bicicleta caída com um carro atrás

Muitos acidentes e situações de trânsito podem ser evitadas, sendo crucial aprender com as tragédias para evitar que elas se repitam.

Além disso, as leis e punições precisam ser mais severas para que as pessoas pensem duas vezes e também para que não haja impunidades — o que, como sabemos, é uma situação de certa forma recorrente no Brasil.

Isso porque inúmeros indivíduos que se envolvem em ocorrências de trânsito, muitas vezes não são punidos. 

Enquanto uma família perde um ente querido, um amigo, a pessoa que causa essa situação é, no máximo, detida por alguns dias ou paga uma quantia irrisória de fiança para ser solta. 

Quanto vale uma vida perdida no trânsito? R$ 10 mil? R$ 15 mil? A dor e a saudade de quem perdeu uma pessoa próxima são para sempre. Portanto, é preciso refletir sobre o assunto e, principalmente, investir em melhorias e mudanças.

Considerações finais

Como você viu ao longo deste artigo, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é uma data bastante importante, principalmente em termos de conscientização da população.

Por isso, faça sua parte e seja responsável no trânsito. Além disso, incentive pessoas próximas para seguirem o mesmo caminho — uma maneira de colocar isso em prática é compartilhando este artigo com amigos e familiares!

E como mensagem final: lembre-se: respeite o trânsito, respeite a vida. A segurança deve vir em primeiro lugar!

Deixe um comentário