Educação no trânsito: 5 dicas para ensinar crianças

Família em frente ao computador ensinando uma criança

Ao falarmos sobre educação no trânsito, é de suma importância ensinar as crianças o que é certo e o que é errado nesse ambiente. 

Afinal, tendo esse conhecimento desde pequeno, desde a infância, elas poderão aprender o que podem ou não fazer e, assim, se tornar adultos mais conscientes e educados no trânsito — seja como motoristas/motociclistas, seja como pedestres.

Portanto, se você quer saber como ensinar sobre a educação no trânsito para crianças, continue acompanhando a leitura com atenção!

Como ensinar sobre educação no trânsito para crianças: dicas essenciais

1. Seja o exemplo

A primeira dica que você deve considerar para ensinar crianças sobre educação no trânsito é ser o exemplo. 

Isso porque as crianças costumam copiar e repetir aquilo que elas veem os adultos fazendo. Como muitas coisas são novas, elas acabam aprendendo pelo exemplo, pelo que você faz ou deixa de fazer.

Logo, se você fizer as coisas certas e não desrespeitar as leis de trânsito, a tendência é que os pequenos sigam o mesmo caminho. Porém, se você não dá um bom exemplo, acaba sendo mais complicado esperar algo diferente das crianças.

Se você faz uma coisa e fala para os pequenos fazerem outra, eles podem ficar confusos, sem entender muito bem o que é certo e o que é errado. Além disso, eles podem falar “mas você faz isso”.

Portanto, se você quer ensinar crianças sobre educação no trânsito, comece agindo da maneira que gostaria que os pequenos agissem. Seja o exemplo, um bom exemplo!

Se a criança crescer vendo você fazer coisas erradas no trânsito, cometendo infrações, quando chegar na fase adulta, ela vai achar que tais situações são normais e que não tem problema fazê-las.

2. Ensine com situações do dia a dia

Adultos e crianças atravessando a rua na faixa de pedestre

Ao andar pelas ruas com uma criança e ao sair de carro, moto ou qualquer outro veículo com ela, você pode aproveitar para ensiná-la com situações do dia a dia.

Por exemplo, antes de atravessar uma rua você pode dizer ao pequeno “para atravessar a rua você deve primeiro olhar se o semáforo está vermelho para os motoristas, depois se não tem nenhum veículo vindo e utilizar a faixa de pedestres”.

Ou ainda, você pode ensinar pelo erro dos outros. Por exemplo, se ao estar com a criança no carro você observar um outro motorista dirigindo em alta velocidade ou utilizando o celular enquanto trafega, você pode falar coisas como:

  • “Olha aquele motorista, ela está dirigindo em alta velocidade, desrespeitando os limites da via. Isso não é certo. Você deve respeitar as placas e as sinalizações, ok?”
  • “Olha aquele motorista, ele está usando o celular enquanto dirige. Isso não é certo. Ele pode causar acidentes e colisões, pois não está prestando atenção totalmente na pista.”

Assim, com esses ensinamentos rotineiros, a criança começará a saber o que é certo e o que é errado, o que ela deve ou não fazer, e quais as consequências caso ela faça algo incorreto.

Portanto, ao sair para levar a criança até a escola, ao sair para passear com ela etc. aproveite para ensinar sobre respeito e educação no trânsito com situações que acontecem no dia a dia.

Você não precisa falar sobre leis e assuntos mais “técnicos”. Ensine o básico, aquilo que é de fácil entendimento e assimilação.

Veja também: juventude no trânsito: cuidados essenciais.

3. Explique sobre os principais cuidados e hábitos no trânsito

Pegando gancho com a dica anterior, é de suma importância que, ao ensinar crianças sobre educação no trânsito, você explique quais são os principais cuidados e hábitos que elas devem ter. Por exemplo:

  • Usar sempre o cinto de segurança;
  • Dar seta para sinalizar suas ações;
  • Parar no farol vermelho e andar no farol verde;
  • Não jogar lixo na rua, seja ao andar, seja pela janela do veículo;
  • Evitar ficar buzinando sem necessidade;
  • Não dirigir com sono/alcoolizado;
  • Não estacionar em frente a garagens, locais destinados a idosos, gestantes e deficientes, e não parar em um local em que há uma placa de proibido;
  • Etc.

São pequenos ensinamentos, mas que são de grande importância e utilidade. Afinal, ao ter esses aprendizados desde a infância, os pequenos já saberão sobre diversas situações relevantes a respeito do trânsito.

4. Ensine em conjunto com a escola

Na educação infantil, é normal que as escolas ensinem algumas coisas sobre o trânsito para as crianças, especialmente no mês de setembro, já que entre os dias 18/09 e 25/09 acontece a Semana Nacional do Trânsito.

Sendo assim, com base nesse contexto, aproveite para ensinar a criança em conjunto com a escola. Você pode, por exemplo, ver o que ela está aprendendo e conversar sobre o assunto. 

Além disso, você pode fazer perguntas para ela quando estiver na rua para reforçar o aprendizado do pequeno.

Por exemplo, ao sair com ele a pé ou com um veículo, você pode perguntar “que placa é aquela? O que ela significa?”. Assim, a criança poderá lembrar o que aprendeu e ir praticando.

Educar as crianças sobre o trânsito é uma tarefa de todos. Dos pais, dos responsáveis, da escola e do Estado. 

Todos precisam trabalhar em conjunto para que os pequenos sejam, no futuro, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres mais conscientes, respeitosos e educados.

5. Trabalhe atividades lúdicas

Crianças brincando e aprendendo sobre o trânsito

Outra forma interessante de ensinar crianças sobre educação no trânsito é por meio de atividades lúdicas. Inclusive, é o que muitas escolas fazem para tratar sobre este e outros assuntos.

Nessa dica, estamos falando sobre jogos, desenhos, pinturas, músicas, vídeos, brincadeiras etc. sendo que cada atividade dessa pode ter como temática a educação no trânsito.

Assim, os pequenos podem aprender sobre esse importante assunto e, ainda, brincar e se divertir.

Pronto para ensinar sobre educação no trânsito para crianças?

Ao longo deste artigo você confere cinco dicas essenciais para ensinar crianças sobre educação no trânsito. Esperamos que elas tenham ajudado.

E se você tem alguma outra dica, ideia ou sugestão sobre o assunto, comente no espaço abaixo!

Dessa forma, a conversa pode se tornar ainda mais completa, rica e útil para quem se interessa pelo assunto. Até a próxima!

Deixe um comentário