Juventude no trânsito: cuidados essenciais

Jovens dirigindo um carro

Falar sobre a juventude no trânsito, assim como campanhas e ações como Maio Amarelo, é fundamental para termos cada vez mais pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas conscientes e responsáveis.

Segundo um levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas), os acidentes de trânsito são, hoje, a principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos no mundo.

Ou seja, muitas vidas jovens são perdidas todos os anos por causa do trânsito e, claro, algo precisa ser feito a respeito para mudar esse cenário.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar sobre os principais cuidados que a juventude precisa ter no trânsito para torná-lo um lugar mais seguro e menos arriscado. Acompanhe!

Juventude no trânsito: principais cuidados que deve ter

Velocidade

Tirar a CNH é o sonho de muitos jovens, afinal, isso representa liberdade, autonomia, independência, etc.

Porém, junto disso, para muitos motoristas jovens, vem também aquela vontade de pisar fundo, acelerar, de pilotar em altas velocidades e de mostrar que é mais rápido que os outros.

Obviamente, isso é um grande risco e pode afetar não só o motorista, como também seus passageiros e terceiros, como pedestres nas vias.

Por isso, o primeiro cuidado que jovens (e também motoristas mais experientes) precisam ter no trânsito, é respeitar os limites de velocidade. E claro, não participar de “rachas” e “pegas”.

Embriaguez

Outro fator que está relacionado a juventude no trânsito é a embriaguez.

Infelizmente, muitos jovens saem com seus amigos, ingerem bebidas alcoólicas e, depois, vão dirigir. E isso, claro, é algo extremamente perigoso e arriscado.

Por isso, outro cuidado que a juventude precisa ter no trânsito é não dirigir embriagado.

É claro que os jovens podem sair, beber e se divertir. Porém, com responsabilidade, sem colocar a própria vida e a dos outros em risco.

Então, quer sair à noite para beber com os amigos? Ok, você pode fazer isso. Porém, apenas não dirija depois. 

Em vez disso, chame um Uber, um táxi, utilize o transporte público ou pegue carona com alguém que não bebeu.

Cinto de segurança

Pessoa colocando o cinto de segurança

Fechando o “tripé” de problemas que são bastante vistos entre os jovens no trânsito, temos a falta do uso do cinto de segurança — um acessório essencial para, justamente, garantir mais segurança ao motorista.

Portanto, seja em ruas mais tranquilas ou em rodovias movimentadas, é muito importante usar o cinto. 

Ele nada mais é do que o item que vai te “segurar” e evitar que você colida com o vidro ou até mesmo seja jogado para fora do veículo, em caso de um acidente.

Respeito ao pedestre

Muitos jovens pensam que, por estarem dirigindo um veículo, eles são “os donos da rua”. Então, eles fazem o que querem e, inclusive, desrespeitam os pedestres.

Os pedestres são a figura mais frágil do trânsito e se algo acontece com eles, o problema tende a ser bem maior e mais grave (o mesmo vale para ciclistas também).

Por isso, é de suma importância que os jovens respeitem os pedestres e estejam sempre atentos para que acidentes, colisões e atropelamentos sejam evitados.

A prioridade de travessia é do pedestre.

Agressividade e comportamentos inadequados

Pegando gancho com o que foi dito acima, muitos jovens, ao estarem em seus veículos, são agressivos. 

Então, eles dirigem “em cima” de outros motoristas, não mantêm uma distância adequada e segura de outros veículos, ficam acelerando e “empurrando” para que saiam da sua frente, etc.

Além disso, muitos também ficam buzinando o tempo todo, dando farol e xingando, ofendendo ou provocando outros motoristas — atitudes que, claro, não são nada recomendadas.

Por isso, outro cuidado que a juventude precisa ter no trânsito, é ser mais paciente e tolerante, ter mais educação e respeito com os outros motoristas, com as outras pessoas.

Celular

Se tem um aparelho que faz parte do dia a dia dos jovens é o celular. Eles o utilizam para mandar mensagens, acessar as redes sociais, tirar fotos e gravar vídeos, falar com amigos e familiares e muito mais.

Porém, a partir do momento em que os jovens utilizam esse aparelho enquanto estão dirigindo, eles estão sendo totalmente imprudentes e podem gerar diversos problemas para eles e para as outras pessoas.

Isso porque, quando você dirige mexendo no seu celular, o seu foco não está na pista, você não está totalmente atento ao trânsito e ao que está à sua volta.

Consequentemente, por essa distração e falta de atenção, você pode bater em outro veículo, atropelar uma pessoa, perder o controle ou ainda não conseguir reagir em caso de uma situação repentina, como a de um motorista que freia inesperadamente na sua frente.

Por isso, é de suma importância não utilizar o celular enquanto está dirigindo. Se você precisar mandar um e-mail, uma mensagem ou fazer uma ligação, pare o veículo em local seguro e faça o que você precisa.

Sinalizações

O desrespeito às sinalizações, seja em relação aos semáforos, seja em relação às placas, é algo que ocasiona diversos acidentes, colisões e problemas anualmente. E muitos jovens acabam fazendo isso.

Por isso, o último cuidado que a juventude deve ter no trânsito é respeitar as sinalizações. Assim, muitos problemas serão evitados, inclusive, multas.

A importância das ações e campanhas de conscientização

Crianças estudando as leis de trânsito

Ao longo deste artigo, você conferiu quais são os principais problemas relacionados à juventude no trânsito, assim como os cuidados que os jovens devem ter para evitar maiores problemas e transtornos.

Por isso, é fundamental se atentar a esses cuidados sempre que for dirigir e também incentivar ações educativas, especialmente nas famílias e escolas, afinal, assim os jovens começam a ter mais consciência e responsabilidade sobre o trânsito desde pequenos.

Um estudo realizado há alguns anos pela Academia Americana de Pediatria revelou que o comportamento de condutores mais jovens é, consideravelmente, influenciado pelos pais, pelas práticas e hábitos que eles têm ao dirigir.

Portanto, se você é jovem, siga os cuidados deste artigo. E se você já é mais velho, seja o exemplo!

Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham sido úteis. E se você tiver algo a mais para acrescentar, comente no espaço abaixo. Adoraríamos ouvir você!

Deixe um comentário