Dia Mundial Sem Carro: mobilidade e sustentabilidade

Trânsito com ciclistas esperando no semáforo vermelho

Criado oficialmente na França, em 1997, e difundido ao redor do mundo a partir dos anos 2000, o World Car-Free Day (Dia Mundial Sem Carro) é uma importante data que envolve reflexões a respeito da sustentabilidade e mobilidade urbana.

Por isso, pensando nessa data importante, nós fizemos este artigo especial para levantarmos alguns pontos, considerações, informações e reflexões a respeito deste assunto. 

Vamos lá?

O que é o Dia Mundial Sem Carro

De forma simples e objetiva, o Dia Mundial Sem Carro é uma data para chamar a atenção da população e conscientizá-la em relação ao uso excessivo de carros, de modo a dar mais oportunidade para meios de transporte alternativos, que são mais sustentáveis e menos poluentes, como:

  • Bicicletas;
  • Patinetes;
  • E a boa e velha caminhada.

Qual é o Dia Mundial Sem Carro?

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado anualmente, no dia 22 de setembro. E esse ano, a data caiu em uma quinta-feira.

A importância do Dia Mundial Sem Carro

Apesar de os automóveis facilitarem e muito o nosso dia a dia, tornando a nossa vida mais prática, fácil e cômoda, infelizmente eles prejudicam o ar, a nossa saúde e o meio ambiente.

Em um estudo feito há poucos anos pelo IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente), constatou-se que os carros são responsáveis em São Paulo por 72,6% da emissão de gases efeito estufa na atmosfera (substâncias poluentes e grandes vilões do aquecimento global).

Por conta disso, problemas como epidemias, desastres ambientais, elevação das temperaturas, extinção de espécies, prejuízos à agricultura etc. tendem a se tornar cada vez mais frequentes. E isso, de uma forma ou de outra, acaba afetando toda a população.

Portanto, buscar meios alternativos, menos agressivos e menos prejudiciais à saúde e ao ambiente é algo fundamental para evitar esses e outros problemas. E é disso que trata o World Car-Free Day.

A data visa mostrar que é possível, sim, se deslocar para diversos lugares sem precisar recorrer sempre a um carro. 

Basicamente, a ideia é trazer uma reflexão a respeito dessa grande “dependência” que muitas pessoas têm de seus veículos e o quão prejudicial ela pode ser.

Ficar um dia sem dirigir o seu carro não será o fim do mundo, certo?

Por isso, no dia 22 de setembro (e em outros dias do ano também), procure deixar o seu carro na garagem. Você e o planeta só tendem a ganhar.

Papel do governo e de órgãos competentes

Agora, é importante ressaltar que os governos, órgãos competentes e a iniciativa privada também precisam fazer a parte deles e garantir mais segurança e uma boa infraestrutura para que os pedestres possam circular nas ruas e calçadas e para que os ciclistas possam aproveitar as ciclovias sem grandes problemas.

Só assim é possível ganhar a confiança dessas pessoas, incentivá-las e fazer com que elas optem por outros meios de transporte que não sejam um carro.

E como sabemos, infelizmente essa é uma questão que ainda é bastante complicada em nosso país, pois há diversas vias com problemas e regiões que nem sequer possuem ciclofaixas.

Então, é necessário um esforço conjunto para que o cenário mude.

Mais qualidade de vida e economia para o seu bolso

Mulher andando de bicicleta em umm parque

Como dissemos logo acima, tanto você quanto o planeta tendem a ganhar quando você deixa de usar o carro com tanta frequência em sua rotina. E isso envolve a sua qualidade de vida, bem como os gastos que você tem no dia a dia.

Quando você utiliza meios de transporte alternativos, como uma bicicleta, ou anda a pé, por exemplo, você melhora a sua saúde, o seu bem-estar e a sua qualidade de vida em geral, afinal, você estará em movimento, se exercitando, e os principais benefícios dessas atividades são:

  • Melhora na disposição;
  • Melhora no humor;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Aumento do fôlego;
  • Redução do estresse;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora no foco e na concentração;
  • Prevenção de doenças;
  • Controle do colesterol, diabetes e pressão arterial;
  • Combate a osteoporose;
  • Melhora na respiração;
  • Melhora no equilíbrio, na postura e na coordenação motora;
  • Ajuda no emagrecimento e manutenção do peso;
  • E muito mais.

Viu só como você tende a ganhar?

Além disso, vale ressaltar que ao deixar o carro na garagem com mais frequência, você gerará uma boa economia para o seu bolso também, pois reduzirá os gastos com combustível, estacionamento, pedágios, multas etc.

Ou seja, mais uma vez você sai ganhando — e o planeta, claro, também agradece.

Veículos elétricos e transporte coletivo

Outras formas de deixar o carro na garagem e colaborar com o meio ambiente é utilizar veículos elétricos (hoje, já existem algumas opções de carros e motos desse tipo) e/ou também pegar um transporte coletivo, como trem, metrô ou até mesmo um ônibus.

Os ônibus, apesar de também gerarem um certo impacto negativo à atmosfera e ao meio ambiente, não são tão prejudiciais como os carros e motos.

Isso porque em um único ônibus é possível transportar diversas pessoas. Agora, imagine se cada uma dessas pessoas utilizasse seus próprios veículos para se locomover diariamente? O problema seria bem maior.

Ações

Várias pessoas andando de bicicleta no trânsito

Muitas cidades no Dia Mundial Sem Carro fazem ações para chamar a atenção da população. E uma ação já bastante conhecida em diversas regiões do país são as pedaladas coletivas, também conhecidas como “bicicletadas”.

Basicamente, trata-se de um passeio em que diversas pessoas se reúnem em um determinado ponto com suas bicicletas e então pedalam por várias regiões da cidade, chamando a atenção da população.

Portanto, com base em tudo o que você leu ao longo deste artigo, que tal participar de uma dessas pedaladas coletivas? Faça uma pesquisa e veja se na cidade onde você mora haverá uma ação desse tipo.

Como você viu, conscientizar a população sobre não usar o carro o tempo todo é uma medida extremamente importante, não só para a sua saúde, mas também para o meio ambiente!

Então, no dia 22 de setembro e em outros dias também, procure vivenciar a sua cidade de uma outra maneira, sem carro, ok?

E se você gostou deste post e tem algo a acrescentar sobre o assunto, comente no espaço abaixo. Queremos ouvir você!

Deixe um comentário