Sensor de ponto cego: o que é e como funciona?

Retrovisor com sensor de ponto cego

Para quem se preocupa com a segurança no trânsito, o sensor de ponto cego é um produto bastante interessante para se investir, caso o seu veículo não tenha um item desse tipo. Agora, você sabe o que ele é e como funciona exatamente?

Ao dirigir pelas ruas, estradas e rodovias do país, todo motorista está sujeito a algumas situações e riscos. Um deles, refere-se ao ponto cego — uma área em que o condutor não consegue visualizar pelo retrovisor enquanto pilota o seu veículo.

Nesse sentido, para lidar com essa circunstância e evitar maiores problemas e transtornos, foi criado o sensor de ponto cego! Para saber mais sobre ele, basta continuar acompanhando a leitura com atenção!

O que é, como funciona e para que serve o sensor de ponto cego?

O sensor de ponto cego, conhecido também como assistente de ponto cego, consiste em um dispositivo tecnológico que é instalado nos retrovisores dos veículos. 

Ele tem como função auxiliar motoristas na detecção de potenciais perigos próximos ao automóvel que podem não estar sendo constatados pelo condutor.

Como o próprio nome já diz, esse sistema possui sensores que são instalados nas laterais do veículo. 

Estes, por sua vez, emitem pulsos ultrassônicos quando identificam algum corpo físico se aproximando do automóvel, como um objeto, um veículo, um ciclista ou um pedestre.

Os pulsos ultrassônicos são imperceptíveis para nós, seres humanos, no entanto eles reagem com qualquer objeto que encontrem pelo caminho — no caso, quando perto de um veículo.

O funcionamento desse dispositivo é bastante simples: ele identifica um eventual risco perto do veículo (e que o motorista pode não estar vendo por conta do ponto cego) e faz um alerta.

Esse alerta pode ser emitido tanto por uma pequena luz que acende no espelho retrovisor externo quanto por meio de um sinal sonoro.

Dessa forma, a partir desse aviso, o condutor pode mudar ou evitar uma manobra, de modo que problemas como acidentes graves e colisões não aconteçam. Simples, mas eficiente, não é mesmo?

Quanto mais informações um motorista tem à disposição, maior é o controle que ele tem sobre o seu veículo.

Qual a importância desse dispositivo?

Retrovisor com sensor de ponto cego

Com base no que foi falado logo acima, a importância do sensor de ponto cego está diretamente relacionada à segurança de motoristas e de terceiros.

Isso porque, embora os retrovisores sejam itens que ajudam a ampliar a visão dos condutores em relação ao que está no entorno do veículo, eles não são perfeitos. 

Em algumas circunstâncias, pode acontecer uma situação de ponto cego — o que pode ser um grande risco. Então, o sensor atua justamente para auxiliar nesse aspecto e, assim, aumentar a proteção de todos.

Apenas para exemplificar: imagine que você esteja com seu carro em uma rodovia a 80 km/h e decide mudar de faixa (sendo que você não tem esse dispositivo instalado em seu veículo).

Por conta de um ponto cego, você acaba não visualizando um motociclista que estava passando pelo lado direito.

Nesse cenário, um acidente acaba acontecendo e, devido a velocidade que ambos estavam na via, o motociclista é fortemente impactado. Assim, além de ter o veículo danificado, ele ainda pode sofrer graves consequências, como lesões e fraturas.

Por outro lado, se você tivesse esse dispositivo instalado em seu carro, você receberia um alerta e, à vista disso, poderia evitar esse acidente.

Hoje, o sensor de ponto cego é um dispositivo mais acessível, diferentemente de alguns anos atrás em que ele era encontrado somente em veículos mais caros e de luxo.

Valorização na revenda

Além de gerar mais segurança para você e terceiros, vale destacar que ao ter um sensor de ponto cego em seu veículo, ele tende a ser mais valorizado em eventual revenda no futuro.

Afinal, o automóvel terá um dispositivo a mais de proteção — o que mostra também que o dono, no caso você, é cuidadoso e preza pela segurança.

Como regular os retrovisores corretamente?

Embora o sensor de ponto cego seja um dispositivo de grande utilidade, não quer dizer que você deve posicionar os retrovisores de qualquer jeito. Pelo contrário. Por isso, é fundamental que você saiba regulá-los corretamente.

No caso dos retrovisores externos, é recomendado que eles estejam mais direcionados para a via e não para a lateral do veículo.

Já no caso do retrovisor interno (aquele que fica no centro do veículo e tem formato retangular), o mais adequado é ajustá-lo de modo que ele cubra o máximo do vidro traseiro.

Dessa forma, com essas regulagens, você poderá dirigir de forma mais tranquila e evitar maiores adversidades.

A regra básica para ajustar os espelhos retrovisores é: posicioná-los de uma forma que cubram o maior campo visual possível.

Além disso, é de suma importância que você mantenha uma postura adequada ao dirigir. Assim, você pode ter um ângulo de visão otimizado e conduzir de modo mais confortável.

Lei que obriga o sensor de ponto cego

Martelo de juiz

Como você acompanhou ao longo do artigo, o sensor de ponto cego é um dispositivo de segurança que você pode (ou não) instalar em seu veículo. Ele não é um item obrigatório.

Contudo, essa situação pode mudar se o Projeto de Lei n.º 673/2022 da senadora Eliziane Gama for aprovado. 

Isso porque o projeto apresentado pela senadora visa tornar obrigatório o sensor de ponto cego em veículos no Brasil.

O processo ainda está em tramitação, o que significa que ainda há algumas etapas até que ele de fato chegue ao estágio de ser aprovado ou rejeitado. 

Pode demorar alguns meses ou até mesmo alguns anos. De qualquer forma, vale a pena estar ciente de que esse projeto existe.

E então, o que achou do sensor de ponto cego? Gostou do dispositivo? Se você pensa em adquiri-lo, não deixe de fazer uma boa pesquisa para comparar modelos e verificar preços.

Depois, após comprá-lo, procure uma oficina mecânica de confiança para que possa instalar o dispositivo para você. Assim, você garante que o sistema funcionará exatamente como deveria.

Para encerrar, se você tem interesse em aprender mais sobre o universo automotivo e expandir os seus conhecimentos na área, acesse nosso blog e confira outros posts!

Deixe um comentário