7 tipos de freios de caminhão existentes

Freio na roda do caminhão

Veículos pesados necessitam de uma força maior para que consigam reduzir a velocidade e de fato parar. Nesse contexto, é válido saber que existem 7 tipos diferentes de freios de caminhão — será que você conhece todos eles?

Cada freio presente em um caminhão trabalha de uma forma distinta. Assim, em conjunto, eles conseguem gerar uma maior eficiência quando um motorista precisa desacelerar o seu veículo ou pará-lo por completo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira a leitura a seguir! Ao longo dela, você conhecerá os 7 tipos de freios de caminhão existentes, assim como suas principais características e atribuições. Veja!

Quais são os 7 tipos de freios de caminhão existentes?

Um caminhão, por si só, é um veículo que já pesa algumas toneladas. E quando abastecido de produtos ou mercadorias, ele fica ainda mais pesado.

Por conta desse aspecto, apenas um ou dois tipos de freios acabam não sendo suficientes para retardar a velocidade do veículo quando necessário.

Por isso, é importante saber que existem diferentes tipos de freios de caminhão. Confira a seguir quais são eles!

1. Freio a ar

O primeiro tipo de freio de caminhão existente é o freio a ar. Ele é conhecido não apenas por estar em determinados tipos de caminhões, como também em trens. E como ele funciona?

Esse freio trabalha por meio de um cilindro de freio instalado nos caminhões. No caso, ele é acionado devido a mudança da pressão do ar dentro dele.

2. Freio ABS

Outro tipo de freio presente em um caminhão é o ABS — sigla para Anti-lock Braking System.

Esse tipo de freio é conhecido por diversas pessoas. Ademais, é válido ressaltar que ele é obrigatório em todos os veículos fabricados no país desde 2014.

O freio ABS funciona por meio de um sistema pneumático. Então, ao ser acionado, a válvula do pedal libera ar no sistema de frenagem de modo que ele chegue até as rodas e impeça que elas travem.

Trata-se de um freio que ajuda a promover mais segurança aos caminhoneiros, especialmente em situações em que é necessário frear de forma mais brusca. Ele contribui para que não haja derrapagens.

3. Freio a disco

Freio a disco

Além do freio a ar e do ABS, há o freio a disco, sendo que o seu funcionamento se dá da seguinte maneira:

Quando o motorista aciona o pedal de freio, o disco presente na roda do veículo recebe uma pressão e fica comprimido entre as pastilhas. Dessa forma, ocasiona a redução de velocidade e, posteriormente, uma parada total.

Trata-se de uma opção que funciona de um modo mais brusco em comparação com o freio ABS, citado anteriormente. 

A maioria dos automóveis produzidos no país sai de fábrica com esse tipo de freio. Além disso, ele costuma ser instalado nas rodas dianteiras dos veículos, sendo que os discos podem ser de cerâmica ou de ferro fundido.

Ademais, vale ressaltar que o freio a disco costuma ter uma boa durabilidade, a troca dos componentes normalmente é fácil e ele ainda tem maior capacidade de dissipar calor. Trata-se de um sistema com uma resistência térmica elevada.

4. Freio a tambor

Mais um tipo de freio de caminhão existente é o freio a tambor. Quando um motorista utiliza o pedal do freio, é transmitida uma pressão de fluido que age nos pistões. Assim, ele pressiona as sapatas contra as paredes internas do tambor. 

Por conta dessa ação, ocorre um atrito e, consequentemente, a diminuição da velocidade ou parada total do veículo.

Esse freio costuma ser mais em conta que a opção anterior, porém costuma precisar de mais trocas devido às suas características — em especial, a pouca dissipação de energia.

Os freios a disco e a tambor são os tipos mais comuns. Porém, a opção a tambor já é mais ultrapassada.

5. Freio auxiliar

Até aqui, você conferiu quatro tipos de freios de caminhão existentes. Agora, neste quinto tópico, vale saber sobre o freio auxiliar.

Esse freio é conectado às caixas de mudança do caminhão. Ele interrompe a passagem de óleo pelas engrenagens do câmbio e, assim, reduz a rotação do eixo da caixa.

Como o nome já indica, esse freio funciona como um sistema auxiliar/complementar ao freio do veículo. Geralmente, ele está presente em caminhões que pesam a partir de 157 toneladas.

6. Freio EBS

No tópico número 2, nós falamos para você sobre o freio ABS. Agora, além dele, vale saber que existe o freio EBS — sigla para Electronic Brake System.

Esse tipo de freio consiste em uma versão mais moderna e avançada do freio ABS. Em vez de ele ser acionado pelo ar, conforme explicamos, ele é ativado eletronicamente. 

Dessa forma, a resposta é relativamente mais rápida e eficiente. Além disso, esse sistema proporciona maior estabilidade em situações de frenagem e evita que as rodas travem — situação que pode resultar em acidentes de grandes proporções.

7. Freio motor

Pessoa pisando no freio

Por fim, há o freio motor. Esse sétimo tipo funciona da mesma maneira que em veículos leves/de passeio. Ou seja, ele é acionado quando há uma redução de marcha.

Na prática, esse tipo de freio trabalha por meio de um sistema de válvula de escape, que retarda a movimentação dos pistões pela pressão interna do cabeçote do motor.

Dica importante: manutenção e revisão

Mais do que conhecer os 7 tipos de freios de caminhão existentes, é fundamental mantê-los sempre em bom estado e funcionamento. Afinal, assim eles podem trabalhar adequadamente de modo a evitar maiores riscos e contratempos.

Sendo assim, como dica final, se você é um caminhoneiro (ou pretende se tornar um daqui a algum tempo), saiba que é essencial dar atenção a manutenção e as revisões do seu veículo.

O seu caminhão precisa estar sempre em boas condições para que você possa transitar com segurança, qualidade e eficiência.

Portanto, leve o seu veículo periodicamente para uma oficina de confiança. E caso note algum barulho, ruído, falha, problema ou situação estranha, não pense duas vezes em levá-lo até um profissional, ok?

Até porque, o sistema de frenagem não dura para sempre. Com o tempo, é natural que peças e componentes se desgastem. Logo, é preciso estar atento e preparado quando o seu veículo precisar de eventuais trocas ou reparos.

Para encerrar, veja: peças de caminhão – 4 sinais de que você precisa trocá-las!

Deixe um comentário