Cilindrada do motor: o que é e no que influencia

Cilindros do motor de um carro

Todo veículo é formado por diversas peças, componentes, engrenagens e sistemas que, juntos, trabalham para que o seu carro funcione corretamente. E nesse contexto, nós não podemos deixar de falar sobre a cilindrada do motor.

Isso porque, trata-se de um item que está diretamente relacionado à forma como o seu veículo se comporta no dia a dia.

Agora, você sabe de fato o que é cilindrada do motor, para que ela serve e como ela é calculada? Não? Tudo bem, pois no post de hoje nós trouxemos as principais informações sobre este assunto.

Portanto, não deixe de acompanhar o artigo com atenção para ficar atualizado sobre este item de suma importância que está presente em todo veículo. Boa leitura!

O que é cilindrada do motor e para que ela serve

Para começar, vamos entender o conceito de cilindrada do motor.

Ao pesquisar por um modelo de carro ou ao ver algum anúncio, ou propaganda de um determinado veículo, você provavelmente já se deparou com informações como “1.0”, “1.4” e “2.0”, certo?

Pois então, esses números são o que indicam a cilindrada do motor. Vamos explicar de forma mais detalhada:

A cilindrada do motor é um número que corresponde ao volume de uma mistura que envolve combustível + ar em litros que o motor de um veículo é capaz de queimar a cada movimento de seus pistões.

De forma simples e objetiva, a cilindrada é um número utilizado pelas montadoras  para ordenar e ajudar a definir a potência dos motores de cada veículo que elas fabricam.

Isso quer dizer que, se um carro é 1.0 significa que ele possui 1.000 cilindradas. Já se um carro é 2.0, significa que ele tem o dobro de cilindradas, ou seja, 2.000.

Carros mais simples e de entrada (e também mais baratos), normalmente possuem motorizações como 1.0 e 1.2. Já carros maiores, mais potentes e equipados, possuem motores 1.8, 2.0 e assim por diante.

Basicamente, está associada à potência do carro, afinal, quanto maior a capacidade de processar combustível, maior tende a ser a capacidade de gerar potência.

Contudo, é importante destacar que a cilindrada não é o único fator que determina o quão potente um veículo é.

Para isso, é necessário avaliar outros aspectos como o número de rotações do motor, os intercoolers, as turbinas, se há downsizing etc.

Além disso, vale ressaltar que, além da medição em litros, as cilindradas podem ser medidas em centímetros cúbicos também, então se você ver, por exemplo, 1.000 cc ou 2000 cm³, saiba que se trata da mesma coisa.

Funcionamento de um motor a combustão

Motor do carro focando nos cilindros

Para entender o funcionamento das cilindradas, é importante falarmos sobre o funcionamento de um motor a combustão.

O motor de um carro é composto por diversos cilindros (câmaras) e dentro deles há pistões ligados à biela, que trabalham constantemente quando o veículo está em movimento.

Resumidamente, o gás combustível entra nos cilindros e empurra os pistões para baixo. Essa ação faz com que a biela gire e, assim, volte a empurrar os pistões para cima.

Os pistões, por sua vez, acionam as velas que criam uma faísca que gera então a combustão responsável por queimar o gás combustível.

Em seguida, os pistões descem e sobem novamente para “expulsar” o gás de escape do cilindro de modo que uma nova sequência de gás combustível possa entrar e, assim, recomeçar todo esse ciclo.

Então, basicamente, é por meio desse ciclo que o motor de um veículo entra em ação e produz a força necessária para que ele se movimente.

Ok, e onde entra a cilindrada do motor nesse processo? A cilindrada nada mais é do que o volume da mistura que é movimentada dentro dos cilindros.

Um veículo que possui, por exemplo, quatro cilindros com 1.000 cilindradas, tem 250 cm³ por cilindro, afinal, 250 x 4 = 1.000.

A importância de avaliar o seu perfil de uso na hora de escolher um carro com mais (ou menos) cilindradas

Se você costuma passar a maior parte do tempo na estrada, rodando em velocidades constantes e a baixas rotações, o recomendado são modelos com cilindradas mais altas, acima de 1.600, ou seja, 1.6.

Já se o seu uso é mais urbano, um veículo com cilindradas mais baixas, como os modelos 1.0 e 1.2 já estão de bom tamanho, e inclusive vão te ajudar a economizar combustível.

Portanto, na hora de comprar um veículo, não deixe de considerar o seu perfil de uso para fazer uma escolha mais adequada em relação às cilindradas.

Observação importante: muitas montadoras costumam arredondar os números das cilindradas para cima. Então, por exemplo, se você ver um carro sendo anunciado com 3.000 cc, ou seja, com um motor 3.0, talvez ele não tenha exatamente esse volume, talvez ele tenha 2.870 cm³. 

Por isso, se você tiver interesse em saber o valor da cilindrada com mais precisão na hora de comprar um carro, vale a pena buscar a ficha técnica do veículo para ver qual número a fabricante informa.

Qual a influência da cilindrada do motor?

Painel do carro indicando gasolina

Com base nas informações que apresentamos até o momento já dá para ter uma noção a respeito da influência das cilindradas do motor, certo?

Porém, como dissemos, elas não são o item que determina o quão potente um carro é.

Às vezes, um motor 1.0, por exemplo, pode ter mais potência que um motor que é 1.4. 

Isso porque, dependendo do modelo, o primeiro motor pode gerar 116 cv, isto é, 116 cavalos-vapor (unidade de medida de potência), já o segundo, mesmo sendo 1.4, pode gerar apenas 88 cv, por exemplo.

Por isso, é importante analisar todo o conjunto, todas as informações fornecidas pela montadora na hora de escolher um veículo, pois nem sempre um motor que possui mais cilindradas terá, obrigatoriamente, uma potência superior a modelos com cilindradas mais baixas.

E então, ficou mais claro agora o conceito de cilindradas e no que elas influenciam? Esperamos que as informações tenham ajudado!

Deixe um comentário