Como funciona o consórcio de veículos pesados?

Homem sorrindo de braços cruzados em frente a um caminhão

Um consórcio de veículos pesados é uma maneira de adquirir um automóvel que normalmente tem um custo significativo. Agora, você sabe exatamente como ele funciona?

Veículos pesados são instrumentos de trabalho de muitos caminhoneiros. Porém, devido a sua construção, estrutura e finalidade, esse tipo de automóvel não costuma ter um preço muito acessível — o que dificulta a sua compra, especialmente à vista.

No entanto, existem alternativas disponíveis no mercado, como financiamento e consórcio que podem ajudar quem precisa adquirir esse tipo de veículo.

Sendo assim, com base nesse contexto, confira o texto a seguir e veja como funciona o consórcio de veículos pesados!

Consórcio de veículos pesados: como funciona?

O consórcio de veículos pesados funciona da seguinte maneira:

Um grupo de pessoas se reúne para um objetivo em comum — no caso, adquirir um veículo pesado.

Cada membro do grupo é chamado de consorciado. Os consorciados devem pagar uma parcela todo mês durante um determinado período, sendo que tanto o valor quanto o prazo do consórcio são alinhados previamente em contrato.

A partir do momento em que você entra em um consórcio, ocorrem assembleias mensalmente (que são reuniões entre os membros e a administradora) e nelas uma pessoa do grupo é contemplada, por meio de um sorteio, para receber uma carta de crédito.

Essa carta de crédito consiste em um documento que permitirá que o consorciado que foi contemplado possa comprar o veículo pesado.

Esse é o funcionamento básico de um consórcio de veículos pesados. Porém, há ainda uma outra forma de ser contemplado sem depender dos sorteios mensais. Trata-se da estratégia de lance.

Como funciona o lance em um consórcio?

Pessoa segurando dinheiro

Ao participar de um consórcio, você deve pagar parcelas mensalmente, como foi explicado anteriormente. Contudo, se você adiantar parte do saldo devedor que ainda resta ser quitado, você pode dar um lance nas assembleias.

Dessa forma, você estará adiantando o pagamento das parcelas futuras, de modo a ter mais chances de ser contemplado.

Os lances em um consórcio funcionam como um leilão e possuem regras específicas para que a disputa seja justa para todos os participantes.

Para ser contemplado por meio dessa estratégia de lance, o seu lance precisa ser maior (em percentual) do que os demais lances ofertados pelos participantes do grupo.

Um ponto interessante que vale ser mencionado é que após a contemplação, o valor do lance é abatido do restante do consórcio. Você pode escolher entre duas opções: reduzir o valor de suas parcelas ou diminuir o prazo.

Lembrando que para participar dos sorteios e lances, é necessário estar em dia com as parcelas mensais, ok?

Então, como você pode ver, a estratégia de lances consiste em uma forma de acelerar o processo. Caso contrário, terá que aguardar ser sorteado. E isso pode ser rápido ou demorado. 

Afinal, o consórcio só termina quando todos os participantes do grupo são contemplados, quando o objetivo de todos foi atendido e todas as obrigações cumpridas.

E como estamos falando sobre um bem que possui um preço elevado, pode levar anos até que um consórcio seja encerrado. 

Por isso, se você pretende participar de um consórcio de veículos pesados é de suma importância ter esses pontos em mente e se planejar adequadamente — mais adiante, nós explicaremos sobre a importância do planejamento para essa modalidade de compra.

Agora, veja os principais benefícios e vantagens de fazer um consórcio.

Quais as vantagens e benefícios de um consórcio de veículos pesados?

Ausência de juros

Uma das principais vantagens do consórcio de veículos pesados consiste na ausência de juros — ao contrário de outras alternativas disponíveis no mercado, como o financiamento.

O único encargo que você terá que pagar nessa opção é uma pequena taxa de administração referente ao grupo que fará parte.

Sem necessidade de entrada

Outro benefício do consórcio de veículos pesados é que você não precisa dar uma quantia de entrada, como acontece em casos de financiamento, por exemplo. Você terá que arcar apenas com as parcelas mensais. E falando nelas…

Parcelas mensais mais baixas

Dependendo do plano de consórcio que escolher, você poderá pagar parcelas mensais mais baixas do que em outras opções disponíveis no mercado. Assim, as suas finanças pessoais tendem a não ser tão impactadas.

Flexibilidade

Casal escutando um vendedor

Por fim, outra vantagem dessa modalidade de compra é que você, como participante, tem a flexibilidade para escolher o plano do seu consórcio. 

Ou seja, você pode escolher o prazo de pagamento, assim como uma opção de parcela que mais se adeque a sua realidade. 

Dessa forma, você poderá escolher um consórcio que atenda às suas necessidades e que não gerará grandes impactos em seu orçamento.

Além disso, outro ponto que envolve a flexibilidade, é que você poderá escolher a marca, o modelo e o local de compra do veículo. Não há restrições quanto a esses aspectos.

O que é possível comprar com o consórcio de veículos pesados?

É possível comprar diferentes tipos de veículos, como:

  • caminhões;
  • carretas;
  • máquinas agrícolas;
  • ônibus;
  • micro-ônibus;
  • vans.

Qual a importância do planejamento em um consórcio de veículos pesados?

Como você viu ao longo deste artigo, um consórcio de veículos pode levar anos. E você pode ser tanto um dos primeiros participantes do grupo a ser contemplado como também um dos últimos.

Por isso, se você deseja entrar em um consórcio, você precisa pensar nesses pontos e se planejar adequadamente.

Se você precisa do veículo com uma certa urgência, talvez o consórcio não seja a opção mais viável — a não ser que você invista na estratégia de lance, pois assim poderá acelerar o processo.

E para isso, mais uma vez o planejamento é necessário para que você consiga economizar e juntar dinheiro suficiente para dar um lance.

Agora, se você não pretende antecipar as parcelas, talvez valha mais a pena avaliar outra alternativa para adquirir o veículo, como fazer um financiamento.

Portanto, é de suma importância que você coloque na “balança” os principais prós e contras de cada modalidade de compra. Só assim você tomará a melhor decisão para o seu caso.

E então, o que achou do consórcio de veículos pesados? É uma alternativa que faz sentido para você? Comente abaixo!

Deixe um comentário