Financiamento ou consórcio do veículo? Entenda a diferença!

Pessoa utilizando a calculadora com um carro de brinquedo ao lado

Comprar um veículo à vista no Brasil, ainda mais nos últimos anos, tem sido algo bastante complicado, afinal, os preços estão nas alturas. Com isso, buscar soluções mais flexíveis, como consórcio ou financiamento, é um caminho que grande parte das pessoas que precisa/quer um automóvel costuma utilizar.

Agora, você sabe exatamente qual é a diferença entre consórcio e financiamento de veículo? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Além disso, qual é a melhor opção para investir? É sobre isso que vamos explicar no artigo de hoje!

Portanto, se você está pensando em adquirir um veículo em breve e quer entender de forma clara sobre consórcio e financiamento, confira a seguir todas as informações que separamos!

Qual é melhor: consórcio ou financiamento?

Tanto o consórcio quanto o financiamento são modalidades de pagamento que permitem que você compre algo que tem um valor elevado de forma parcelada, a prazo.

Ou seja, você adquire um determinado bem (nesse caso o veículo), e vai efetuando o pagamento por ele ao longo de um período predeterminado, como 24 meses, 36 meses, 48 meses etc. até que o valor total pelo automóvel seja quitado.

Porém, dizer qual é o melhor, consórcio ou financiamento, é algo que depende de alguns fatores, como a sua situação atual, o seu contexto e momento de vida. 

E para entender isso de forma mais clara, veja a seguir o conceito dessas duas modalidades de pagamento.

O que é financiamento

O financiamento nada mais é do que uma forma de empréstimo em que uma instituição financeira, como um banco, fornece os recursos necessários (dinheiro) para que você possa realizar uma operação que foi previamente acordada (no caso, a compra de um veículo).

Nesse empréstimo, que contém taxas e juros que costumam ser elevados, vale ressaltar, você consegue adquirir bens específicos (e de alto valor) agora, mas que serão pagos somente no médio/longo prazo.

Basicamente, você recebe o dinheiro da instituição financeira para comprar o bem que deseja e depois precisa pagar prestações mensais para devolver o valor total (e corrigido com o passar do tempo) que a empresa lhe forneceu.

Portanto, caso você precise de um veículo de maneira mais urgente, por exemplo, para a trabalhar, e não consegue arcar com o valor total no momento, o financiamento pode ser a melhor opção para você.

E isso ficará ainda mais claro com base na explicação que daremos logo abaixo sobre o consórcio. 

Agora, antes de prosseguirmos, é importante destacar também que, além das taxas e juros presentes, o financiamento exige um valor de entrada e uma garantia para que a instituição que vai emprestar o dinheiro não corra riscos e fique no prejuízo.

Muitas vezes, essa garantia é o próprio carro. Então, se de repente você não conseguir arcar com as parcelas, a instituição é quem ficará com o veículo.

O que é consórcio

Monte de moedas em ordem decrescente com um carro de brinquedo subindo

O consórcio é uma modalidade de crédito em que um determinado número de pessoas se une (agrupadas por uma administradora) para comprar um determinado bem que possui um alto valor, como um carro.

Nessa opção, todas as pessoas que participam do grupo pagam um determinado valor mensalmente e, todo mês, acontece um sorteio nas assembleias (eventos de  encontro para que os integrantes do grupo saibam como andam os negócios).

Quando esse sorteio acontece e uma das pessoas é contemplada, essa pessoa recebe uma carta de crédito para efetuar a compra do carro (porém, ela não deixa de pagar as parcelas mensais que restam, vale ressaltar, afinal, todos do grupo, mais cedo ou mais tarde, conseguirão comprar o bem desejado).

Então, uma coisa que você deve se atentar é que o consórcio depende de sorte, pois caso não seja sorteado no primeiro ou no segundo sorteio, por exemplo, você não receberá o crédito necessário e ainda terá que continuar pagando aquele determinado valor mensalmente — o que pode levar bastante tempo.

Já pensou se você é o último contemplado do sorteio? A última pessoa do grupo a ganhar a carta de crédito?

Por isso que na explicação sobre o financiamento nós dissemos que se você precisa do carro para agora, o quanto antes, ele é a melhor opção de compra e não o consórcio.

Agora, se você não precisa do veículo imediatamente e pretende fazer uma compra (ou troca) de uma forma mais pensada e planejada, talvez seja mais interessante investir num consórcio. E sabe por quê? Porque:

  1. O consórcio não tem juros como no financiamento (o que já gera um certo alívio para o seu bolso);
  2. As parcelas do consórcio costumam ser menores e/ou mais baixas;
  3. Não há tanta burocracia como no financiamento;
  4. Se você não for sorteado logo nos primeiros meses, tudo bem, não será um problema, afinal, você não está contando com o carro de imediato.

Portanto, como dissemos, tudo é questão de avaliar o seu cenário, a sua situação de vida no momento e o que você deseja. Apenas com base nisso você conseguirá decidir se um consórcio ou financiamento é o melhor para comprar o seu veículo.

Simule!

É importante avaliar qual método é o mais apropriado para você

Com base nas explicações que apresentamos ao longo deste post, você já está por dentro das principais características, vantagens e desvantagens do consórcio e do financiamento.

Agora, para ter mais clareza durante esse processo, vale a pena fazer algumas simulações.

Então, faça pesquisas, avalie as opções disponíveis no mercado, assim como as taxas, juros e impostos cobrados, e coloque tudo no papel (ou no computador). E a partir disso, analise qual modalidade é a melhor para você!

Basicamente, o que vai mais “pesar” e influenciar na sua decisão, além dos valores das parcelas, é o prazo, o tempo que você está disposto a esperar para comprar o veículo.

Consideração importante

Se você não precisa do carro para agora, em vez de considerar o consórcio, vale a pena considerar guardar uma quantia de dinheiro todo mês e investi-lo.

Assim, o seu dinheiro aumentará com o passar do tempo e, provavelmente, você terá a quantia total para comprar o veículo à vista ou, pelo menos, para dar uma boa entrada!

O ideal, claro, se for possível, é evitar parcelamentos. Inclusive vale ressaltar que, com uma boa quantia de entrada ou com o valor total, você consegue ter mais possibilidade de negociação e de obter um bom desconto.
Portanto, considere essa opção para comprar o seu carro!

Deixe um comentário