Bertha Benz – A primeira mulher a dirigir um carro

Bertha Benz a primeira mulher a dirigir um carro

Em 3 de maio de 1849, no sul da Alemanha, nascia uma mulher à frente de seu tempo chamada Bertha Ringer — conhecida mundialmente na história como Bertha Benz.

A alemã, junto com seu marido Karl Benz, foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro automóvel patenteado da história, o Benz Patent-Motorwagen.

Além do mais, Bertha foi a primeira piloto de testes do mundo e a primeira mulher da história a dirigir um automóvel a uma longa distância. 

E tais feitos, claro, a colocaram para sempre na história automotiva!

Bertha Benz e sua participação na história automotiva

Nascida em uma família rica, desde pequena Bertha demonstrava interesse em mecânica e em artigos, peças e mecanismos que seu pai, Karl Friedrich Ringer, fazia.

Karl era carpinteiro e foi ele quem explicou a Bertha como uma locomotiva (veículo ferroviário que fornece a energia necessária para a colocação de um comboio ou trem em movimento) funcionava. 

Além disso, foi ele quem possibilitou que a filha fosse a uma escola para meninas aos nove anos de idade (pode até parecer uma informação estranha considerando os dias de hoje, porém, naquela época, isto é, no século XIX, a educação era algo recusado às mulheres).

Duas décadas mais tarde, quando já estava com 20 anos, Bertha conheceu um engenheiro e em uma conversa de longa duração, o homem mencionou estar desenvolvendo um tipo de carruagem que não precisava de cavalos puxando-a.

Quem era este engenheiro? Karl Benz, inventor do primeiro automóvel com motor a combustão.

A relação de Karl Benz e Bertha Benz

Bertha Benz e Karl Benz fundadores da Mercedes Benz

Em 20 de julho de 1872, três anos após se conhecerem, Karl e Bertha se casaram e os dois trabalharam durante anos e anos naquele projeto de carruagem sem cavalos.

No início, o casal passou por diversas dificuldades, incluindo humilhações públicas. Muitas pessoas diziam que o projeto era arriscado, perigoso e até mesmo inútil.

Porém, os Benz não se abateram, e mesmo com críticas constantes e desaprovações, eles continuaram trabalhando dia após dia naquele projeto, até que em 1885 ele foi finalizado e em 1886, patenteado.

Foi em 1886 que o Benz Patent-Motorwagen foi finalmente apresentado ao mundo.

A primeira longa viagem do Benz Patent-Motorwagen

Mulheres dirigindo no século 19

No dia 5 de agosto de 1888, Bertha Benz pegou o Benz Patent-Motorwagen (sem contar ao marido e sem ter a permissão das autoridades) e, junto de seus filhos, Eugen e Richard, dirigiu de Mannheim até Pforzheim — uma distância próxima de 105 km.

Até então, os carros motorizados da época eram apenas utilizados em curtas distâncias. Normalmente, percorrendo somente algumas centenas de metros.

E qual era o objetivo de Bertha com essa viagem? Primeiro, visitar a mãe. E segundo, mas não menos importante, demonstrar às pessoas e a Karl que o projeto desenvolvido por eles poderia se tornar um sucesso comercial, que de fato ele era viável e funcional.

Devido às dificuldades e rejeições, o engenheiro estava sem confiança, desanimado e desmotivado com a falta de perspectiva em relação ao seu protótipo. Por isso, sua esposa queria mudar isso.

Agora, ser o primeiro do mundo não é fácil e, durante o trajeto, a alemã teve que fazer algumas pausas e se virar com diversas questões que surgiram ao longo do caminho. 

Isso porque, o automóvel não estava 100% preparado para uma viagem tão longa. 

Sendo assim, Bertha teve, por exemplo, que:

  • Parar em uma farmácia para comprar ligroína (éter de petróleo) para que o automóvel fosse reabastecido e pudesse continuar a rodar;
  • Limpar o cano de combustível (e ela fez isso com sua cinta-liga e com um alfinete que havia em seu chapéu);
  • Confeccionar novas correias para melhorar o sistema de freios (e ela parou em um sapateiro para isso);
  • E abastecer com água, a cada parada, o sistema de refrigeração do automóvel para que o motor fosse resfriado e não superaquecesse.

Com isso, a alemã, além de fazer um verdadeiro test drive no automóvel, demonstrou, durante o trajeto, toda a sua capacidade mecânica e técnica com o veículo. E a viagem, como ela esperava, teve uma grande repercussão.

A repercussão da viagem de Bertha Benz e seus filhos

Primeiro carro da história

Depois da experiência, que levou 12 horas de uma cidade até a outra, muitas pessoas e empresas começaram a dar mais atenção para o projeto e a demonstrar interesse pelo automóvel. Ainda mais porque Bertha, ao retornar para casa, anunciou a conquista para o mundo.

E como ela fez isso? A alemã enviou diversos telegramas para jornais de Berlim, Estados Unidos, Londres, Paris e Roma. 

Como ela pertencia a uma família rica, ela tinha dinheiro para esse tipo de divulgação e também para financiar e investir no projeto. 

E assim, com esses telegramas, ela apresentou a prova definitiva. Ela demonstrou por meio de sua viagem, que era possível, sim, ir para onde quisesse, utilizando um automóvel.

Além disso, graças à viagem, Bertha pôde, junto de seu marido, indicar melhorias e sugestões para que o Benz Patent-Motorwagen se tornasse um automóvel cada vez mais viável, seguro e eficiente.

Ela contou a Karl sobre tudo o que aconteceu ao longo do trajeto e deu orientações a respeito das engrenagens, das correias, entre outros diversos aspectos do automóvel.

E se não fosse pela insistência de Bertha em divulgar e, principalmente, testar o protótipo (que se tornaria o modelo que inspirou os automóveis atuais), nós não teríamos a fabricante mundialmente conhecida Mercedes-Benz, empresa fundada pelo casal em 1926.

A Mercedes-Benz

Carro da Mercedes Benz

Fundada em 28 de junho de 1926, a Mercedes-Benz é a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo.

No Brasil, a marca chegou em 1956 e, ao longo dessas décadas, tem desenvolvido caminhões, ônibus, vans e claro, carros que são o sonho de consumo de muitas pessoas.

Alguns dos automóveis mais desejados da marca são: 

  • Mercedes Classe A Limousine;
  • Mercedes Classe C Coupé;
  • Mercedes SLS AMG;
  • Mercedes CLA Coupé;
  • Mercedes C63 AMG;
  • E Mercedes GLC Coupé.

Além disso, acompanhando os avanços tecnológicos dos últimos anos, a empresa tem investido cada vez mais em veículos modernos, inteligentes e elétricos, como o EQC e o Vision EQXX.

Agora, conte para a gente: qual é o Mercedes dos seus sonhos? Além disso, comente também sobre o que você achou da história de Bertha Benz.

E caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o com a sua rede de amigos e familiares!

Melhor aplicativo de guincho do Brasil

Deixe um comentário