É melhor usar água ou aditivo no radiador?

Homem colocando aditivo no radiador

Os automóveis são uma das maiores paixões dos brasileiros. Para muitos, o carro é o seu grande tesouro, que exige cuidados periódicos. Seja no aspecto estético ou para manter o funcionamento eficiente pelo máximo de tempo possível, o fato é que cuidar do carro é uma exigência.

Isso inclui toda e qualquer parte do veículo. Desde as partes externas até as pequenas peças que, muitas vezes, passam imperceptíveis, saber como lidar e de que forma agir para manter o funcionamento é fundamental. É o caso, por exemplo, do radiador.

O que faz o radiador

O radiador é o dispositivo que realiza o processo de troca do calor na região em que ocorre o resfriamento e arrefecimento do motor do veículo. O componente de arrefecimento é essencial para que não haja o risco de o motor superaquecer, o que pode fazê-lo pegar fogo ou parar de funcionar por conta do calor excessivo.

A função do radiador é muito relevante para o bom funcionamento do carro. Logo, cuidar desta parte se torna obsessão de quem gosta do veículo e quer tê-lo nas melhores condições, por mais tempo.

Neste sentido, uma das dúvidas que surge, mesmo por parte de quem conhece o ramo automotivo e estuda sobre o assunto, é: na hora de abastecer este componente, é melhor usar água ou algum tipo de aditivo?

Ou ainda: existe uma opção melhor ou pior, ou depende bastante da escolha, do veículo ou do contexto de cada caso? Alguma delas pode causar problemas, em vez de oferecer soluções? Todas estas são dúvidas extremamente pertinentes. Justamente por isso, resolvemos montar este conteúdo. Aqui, pretendemos mostrar os caminhos para responder estes questionamentos. Assim, os donos de carro poderão definir se a água, ou o aditivo, são boas opções para o seu automóvel.

Água ou aditivo no radiador?

Aditivo para radiador de carro

Se levarmos em consideração o que os fabricantes e montadoras dos carros costumam orientar, o ideal é realmente o uso do aditivo no radiador. Aqui, estamos usando a opinião especializada de quem constrói os veículos. Portanto, podemos dizer, com certeza, que trata-se de uma fonte confiável.

Os aditivos são compostos que levam água, diga-se. Diferentes marcas podem mudar um ou outro componente, mas no geral eles nada mais são do que água destilada, que também têm algum tipo de mistura química, como uma espécie de sabão detergente, com objetivo de evitar o enferrujamento das partes que compõem o radiador e circundam o motor do carro em geral.

Sendo assim, a partir do momento em que o aditivo se torna um aliado enorme na missão de travar o enferrujamento, manter a limpeza e o funcionamento, além de também auxiliar na função de controle do calor e da ebulição nas proximidades do motor, fica claro que esta opção é ideal para quem está querendo entender melhor como cuidar do próprio veículo e, assim, garantir um funcionamento mais eficiente, até mesmo pensando na durabilidade a longo prazo.

Água não traz vantagens quanto aos aditivos

Para aumentar a vantagem do aditivo, o fato é que a água pura não traz nenhuma grande vantagem. Ou seja, além de todos os benefícios que citamos acima, sobre os aditivos, a outra opção não oferece características que possam trazer equilíbrio na hora da escolha. Pelo contrário, aumentam a certeza sobre o que é melhor.

A água não tem componentes suficientes para realizar o trabalho de limpeza e evitar o enferrujamento do radiador e partes próximas. De quebra, ainda pode acabar ficando armazenada em determinados locais e, nos momentos de troca de calor, congelar. Assim, cristaliza em locais nos quais não deveria.

Isso sem falar na questão dos minerais presentes na água. Nem todos são benéficos para o radiador, como por exemplo, os sais que formam este elemento.

Ou seja, fica muito claro que não é uma boa pedida, principalmente a longo prazo, insistir no uso da água no radiador. A melhor opção, definitivamente, é o aditivo. Inclusive, só o fato de os próprios fabricantes aconselharem a colocação de aditivo, já é argumento forte o suficiente para termos certeza de qual a melhor escolha.

Cuidados importantes

Galão de produto para carro

Com a resposta dada sobre a disputa aditivo x água, é importante ressaltar alguns cuidados relevantes. Primeiro, sempre procure especialistas no momento de fazer a troca e colocar o aditivo. A menos que o dono do veículo tenha muito conhecimento dos componentes do carro e de como fazer o processo, o ideal é ter auxílio profissional.

Colocar em local errado, colocar menos do que deveria, ou exagerar, são ações que podem trazer problemas. Sendo assim, se não houver o domínio e controle do que fazer, busque ajuda. Não é um processo demorado ou muito custoso, só trará o benefício e a segurança de que tudo foi bem feito.

Outro ponto importante é sempre saber qual tipo de aditivo foi colocado. Busque produtos de qualidade, de marcas reconhecidas. Não caia em ofertas ou promoções mirabolantes. O que pode acontecer, por exemplo, é o dono do veículo achar que está colocando um aditivo de qualidade e, no fim, é justamente só água.

Busque profissionais de confiança, que não venderão algo e entregarão outro elemento de pior qualidade. O radiador é essencial para o veículo e a saúde do motor também. Logo, é preciso produto de qualidade e a certeza de que tudo está correto, seguro e eficiente.

Assim, concluímos nosso conteúdo. Ficou bastante claro que, de fato, o aditivo é a opção certa. Não busque gastar menos e não acredite em conversas de que a água cumpre o mesmo papel. Aqui, mostramos que não é bem assim. O prejuízo de não ter o radiador em dia será muito maior do que a diferença de investimento no momento de usar aditivo, em vez de água.

Mas, se o radiador parar de funcionar, ou qualquer outro componente, e você precisar de um serviço de guincho, conte conosco. A Cadê Guincho oferece serviço rápido e eficiente. Basta ter nosso aplicativo e, assim, você terá acesso a diversos profissionais da área no momento de necessidade, oferecendo eficiência e velocidade no atendimento.

Se seu veículo está sem seguro baixe nosso aplicativo, seja um usuário Cadê Guincho e dirija sem preocupações. Além disso, confira outras publicações e nossas redes sociais, para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico. Não perca tempo e tenha o serviço completo de auto socorro na palma da mão isento de mensalidade.

Deixe um comentário