Gasolina adulterada: como não cair nesse golpe?

Posto de gasolina

Gasolina adulterada é algo que ocasiona diversos problemas ao motor do veículo, além de ser uma fraude com o consumidor. Sendo assim, é importante estar atento para não cair nesse golpe e evitar prejuízos.

Assim, a partir desse artigo, descubra como não cair nesse golpe e ter mais segurança na hora de abastecer seu carro para não adquirir gasolina adulterada.

Boa leitura!

O que é gasolina adulterada?

Quando se fala em gasolina adulterada significa a gasolina que é vendida com mistura de outras substâncias que não devem estar presentes no combustível em questão e que causam diversos problemas ao veículo.

Nesse sentido, a gasolina pode ser adulterada com substâncias como água, óleo diesel, etanol, solvente para borracha ou querosene. Quando isso acontece, o posto de combustível faz a adulteração para poder lucrar mais e vender a gasolina com preço menor, sendo uma forma de atrair os clientes e estar à frente da concorrência.

Veja as consequências do uso

Motorista prejudicado pela gasolina adulterada

Quando um veículo é abastecido com gasolina adulterada, os primeiros sinais de problema começam a surgir com pouco tempo de tráfego, em geral logo em seguida. Um dos sinais é o motor funcionar falhando, bem como o veículo acaba tendo menor desempenho e dirigibilidade menor.

Além disso, pode ter risco de corrosão por solvente quando a mistura escolhida para a adulteração for solvente. Quando isso acontece, normalmente é um dano que não aparenta até ter causado grandes estragos, pois o solvente químico utilizado na adulteração acaba enganando o motorista, pois ele tem capacidade de combustão e explosão, não causando diminuição no desempenho do carro.

No entanto, quando a fraude não é percebida, o uso prolongado faz com que o solvente vá correndo o mecanismo de injeção do carro, principalmente aqueles que possuem vedação com borrachas.

Uma consequência disso é o vazamento de gasolina, bem como o entupimento dos bicos injetores pelos resíduos oriundos da borracha corroída.

Sendo assim, os danos podem ser grandes, de modo que você deve sempre estar muito atento para poder não cair nesse golpe da gasolina adulterada.

Como não cair nesse golpe?

Veículo sendo abastecido em posto de gasolina

Infelizmente, a prática de comercializar gasolina adulterada não é incomum. Porém, existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar ao máximo cair no golpe. Veja alguns dos principais nos tópicos a seguir.

Desconfie do preço

A primeira dica a ser dada para não cair no golpe da gasolina adulterada é desconfiar quando o preço da gasolina está mais barato que em outros postos. Como visto no começo do artigo, a motivação por trás dessa adulteração é obter mais lucro, de modo que o posto de combustível adulterado a gasolina e abaixa o preço para atrair o cliente.

Sendo assim, por mais que seja tentador, principalmente em períodos em que a gasolina está com preços em alta, adquirir o produto por preço significativamente reduzido é perigoso, sendo um dos principais sinais de tentativa de golpe.

Peça o teste da proveta

Outra forma de evitar o consumo de gasolina adulterada é solicitar que o frentista realize o teste da proveta em sua frente. Esse teste funciona da seguinte forma: a proveta deve ser enchida com metade de água e metade de gasolina, sendo que o recipiente é de 100ml. A gasolina não se mistura com a água, mas o etanol sim.

Sendo assim, você deve observar se o líquido que for transparente estiver com concentração maior do que 10ml. Se for, significa que a gasolina está adulterada.

Ademais, se o posto se negar a realizar o teste, também é um sinal de algo pode estar errado, uma vez que isso é uma prática comum e aceita pelo mercado para justamente tranquilizar o consumidor de que a gasolina que está sendo comercializada não é adulterada.

O teste só detecta adulteração com etanol, de modo que se outro componente for utilizado para misturar a gasolina, não será detectado. Porém, já é uma forma de conseguir ter mais segurança, principalmente porque você já estará atento aos outros sinais, como o preço mais baixo.

Dê preferência para postos de sua confiança

Mais uma forma de escapar de golpe com gasolina adulterada é dar sempre preferência a postos de combustível que já forem de sua confiança, aquele em que você sempre abastece.

Abastecer em locais desconhecidos é um risco quando essa prática é tão disseminada e pode estar em qualquer lugar. Com isso, o ideal é manter o consumo nos mesmos pontos e evitar abastecer em outros locais.

Assim, você já vai ter conhecimento sobre a procedência da gasolina, bem como já sabe como o carro se comporta após ser abastecido, o que é uma vantagem para conseguir identificar uma possível adulteração futura.

Isso porque, se você está habituado a abastecer no mesmo local, e de uma hora para outra o veículo sai do posto com o motor falhando, pode ser um forte indicativo de que a gasolina adquirida era adulterada.

Esse cuidado pode ser útil até mesmo para que a fraude seja logo identificada e você não corra o risco de ter danos permanentes e mais graves no veículo.

Considerações finais

Veículo sendo bastecido com gasolina adulterada

Portanto, seguindo as dicas que foram abordadas até o momento você consegue estar mais protegido e alerta contra a aquisição de gasolina adulterada. Nesse sentido, não se pode deixar levar por preços menores, pois o comerciante não consegue reduzir o preço sem ter prejuízo em relação aos concorrentes, a não ser que adultere a gasolina.

Sendo assim, entre todas as dicas, talvez a que mais deve ser considerada em todos os casos é a do preço duvidoso. Afinal, o normal é que os postos estejam sempre na mesma média de preço, com pouca alteração de um para o outro.

Dessa forma, prestar atenção e fazer boas escolhas em postos de confiança são questões indispensáveis para poder ter mais segurança no momento de abastecer seu veículo e poder ficar tranquilo com a qualidade do combustível consumido.

Gostou de conhecer essas dicas? Nosso blog está repleto de informações relevantes, conheça outros artigos como esse e fique sempre por dentro dos principais assuntos relacionados!

Deixe um comentário