Guincho e reboque: qual a diferença entre os dois?

Apesar de serem usados como sinônimo, guincho e reboque não são a mesma coisa e possuem funções diferentes.

De qualquer forma, nosso país é muito grande e há muitas diferença entre os estados brasileiros para se referir a certas palavras. Como é o caso de biscoito e bolacha e guincho e reboque, por isso leia nosso texto e descubra qual a diferença entre os dois.

Mas lembre-se, com o Cadê Guincho você encontra serviço de Guincho e Reboque para transportar seu veículo com toda segurança.

Roda de carro

O guincho e reboque são acionados quando um automóvel com algum problema precisa ser retirado das ruas. Apesar de parecer a mesma coisa, guinchos e reboques são equipamentos diferentes e que atendem a funções diferentes.

Muitos motoristas não conhecem a diferença entre guincho e reboque e, na hora da necessidade, não sabem qual dos dois chamar para ajudar. Para ajudar, esse texto mostrará as diferenças entre esses dois equipamentos.

A principal diferença entre guincho e reboque está na sua constituição. Sendo o guincho, o modelo mais acionado quando os motoristas precisam de auxílio, principalmente, pelas seguradoras de veículos.

Antes de entender a diferença entre o guincho e reboque é necessário conhecer mais sobre as características desses dois veículos.

Guincho

Veículo sobre guincho

O guincho é um modelo de veículo criado para puxar ou levantar cargas através da sua tração. Eles são formados por um rolo com sarilho. Os guinchos são utilizados para fazer o transporte e reboque de automóveis e também na construção civil.

Não existe um único modelo de guincho no mercado, atualmente é possível encontrar quatro tipos de veículos guinchos, sendo que cada um deles atende melhor determinadas situações.

– Caminhão guincho de plataforma: esse é o modelo mais comum e mais simples de ser operado. Por isso, é muito usado para o transporte de veículos mais leves. Por exemplo, os carros de passeio. Se você busca por guinchos plataforma a venda, conheça nosso portal de classificados exclusivo para compra e venda de caminhões guincho.

– Caminhão de corrente e gancho: nesse veículo o automóvel é preso e puxado por grossas correntes. Entretanto, esse método pode danificar o que estiver sendo transportado por conta da pressão que a corrente exerce. Por isso, atualmente, esse tipo de guincho é utilizado no transporte de carros danificados ou de ferro-velho.

– Caminhão com elevador de rodas: esse modelo se parece com o de corrente, mas no lugar das correntes existe um garfo de metal. Esse garfo é preso nas rodas e suspendem o veículo, permitindo que ele seja rebocado.

– Caminhão guincho pesado lança: modelo de guincho mais forte dos quatro. Por isso, é basicamente utilizado para o reboque de veículos pesados, como caminhões, ônibus e carretas.

Reboque

Foto de reboque

Os reboques podem ser divididos em dois modelos diferentes, cada um deles com funções distintas: os reboques e os semi-reboques. O reboque é um veículo de carga independente, enquanto o semi-reboque é um equipamento de carga independente.

Ambos necessitam de uma fonte externa de tração para conseguir se movimentar, como veículos automotores, como, por exemplo: caminhões simples e tratores.

Os reboques possuem dois ou mais eixos, sendo esses eixos responsáveis por garantir o equilíbrio do conjunto e permitir que ele rode em segurança.

Dessa forma, sua movimentação funciona da seguinte maneira, o reboque precisa ser engatado em outro veículo automotor para poder ser movimentado, visto que não possui tração própria. Sendo que, esse veículo automotor precisa ter potência suficiente para puxar o reboque.

Assim, o reboque pode ser definido como uma unidade de carga, ou seja, ele consegue se manter sozinho. Apesar de precisar de outro veículo para se locomover, o reboque consegue manter seu equilíbrio sozinho. Isso graças aos seus conjuntos de eixos.

Outro detalhe: o reboque pode ser conectado a outro automóvel, a um motor (desde que ele produza a tração necessária) ou a outra unidade de carga. Com isso, ele se torna um equipamento bastante versátil.

Os semi-reboques são parecidos com os reboques. Eles também precisam de outra fonte de tração, possuem de um a três eixos, mas não conseguem se manter em equilíbrio sozinhos.

A falta de estabilidade do semi-reboque faz com ele funcione de uma forma um pouco diferente. O equipamento de carga é atrelado a um veículo por um sistema de engate simples. Esse engate precisa ser conectado a um prato de encaixe. Só depois de todas as ligações feitas corretamente é que o semi-reboque conseguirá funcionar.

No mercado é possível encontrar diferentes modelos de semi-reboques, sendo que cada um deles pode ser utilizado em diferentes situações. São eles:

– Aberto: modelo utilizado para transportar qualquer tipo de carga, desde que não seja necessário algum tipo de proteção.

– Fechado: usado no transporte de diferentes tipos de carga, entretanto, conta com uma proteção.

– Basculante: semi-reboque utilizado no transporte de cargas a granel e/ou precisarem ser despejadas no local de destino.

– Frigorífico: modelo utilizado para as cargas que precisam de resfriamento para garantir sua qualidade. Esse modelo não consegue despejar suas cargas.

– Tanques: semi-reboque destinado ao carregamento de cargas líquidas das mais diversas.

– Cegonha: modelos destinados especificamente para o transporte de outros veículos.

Diferenças entre o reboque e o semi-reboque

As principais diferenças estão relacionadas a distribuição de peso (capacidade de manter o equilíbrio sem a ajuda de outro veículo) e a forma como o engate é feito.

O reboque atua como uma unidade independente em relação ao caminhão ou trator que o está puxando. Dessa forma, consegue se manter equilibrado sobre os eixos, mesmo quando não está conectado a outro veículo.

O semi-reboque precisa de outro veículo para se equilibrar, já que seu peso não é bem distribuído entre os eixos. Principalmente, os modelos mais simples que contam com um único eixo.

A diferença entre guincho e reboque

Veículo quebrado sendo guinchado

Entendendo melhor o que são e para que servem, fica evidente as diferenças entre os três itens. O guincho, ao contrário do reboque, é um veículo em si, capaz de gerar a sua própria tração.

Além de movimentar o veículo, a tração do guincho permite que ele consiga levantar e puxar cargas pesadas. Isso, sem a necessidade de apoio de outro automóvel.

Um guincho é formado por rolos e cabos de aço de alta resistência (sarilho) responsáveis por içar e prender a carga. Suas características fazem com que ele seja bastante utilizado na remoção e transporte de veículos com algum problema, como pane seca, bateria arriada e pneus furados.

Os reboques precisam ser acoplados a outros veículos para manter o equilíbrio e se movimentar. Eles podem ter diversos tamanhos e são utilizados no transporte dos mais variados tipos de carga.

A Cadê Guincho te ajuda a encontrar o serviço de guincho mais perto de você. Clique aqui e baixe o app.

Deixe um comentário