Maio Amarelo: Mês de conscientização sobre segurança no trânsito

1 de maio – Dia do Trabalho e feriado no Brasil, também é o primeiro dia do mês escolhido para conscientizar todos os cidadãos sobre a importância de um trânsito mais seguro para todos.

Saiba o que é o Movimento Maio Amarelo

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O mês de maio foi definido após a ONU ter decretado a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, em todo mundo o balanço das ações sempre é realizado em maio.

Amarelo simboliza atenção e é uma tonalidade marcante. No trânsito, as placas amarelas indicam alertas e avisam motoristas e pedestres sobre condições possivelmente perigosas que estão por vir pelo caminho. Por isso, a cor foi escolhida.

Década de Ações para a Segurança no Trânsito

A Organização Mundial da Saúde (OMS), realizou um estudo e contabilizou no ano de 2009 cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países e 50 milhões de sobreviventes com sequelas. Segundo a organização se nada fosse feito 1,9 milhões de pessoas deveriam morrer em 2020 devido a acidentes de trânsito e passaria ser a 5ª maior causa no Ranking de mortalidade (em 2009 ocupava o 9º lugar), chegando a 2,4 milhões no ano 2030. Neste mesmo período, entre 20 e 50 milhões de pessoas sobreviveriam aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

Por isso em março de 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas editou uma resolução e definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”. O objetivo é poupar 5 milhões de vidas até 2020.

Maio Amarelo no Brasil

O Observatório Nacional de Segurança Viária é uma instituição reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) é um órgão de inteligência que atua por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação e no ano de 2014 iniciou o movimento Maio Amarelo no Brasil.

Maio amarelo é um movimento que incentiva a sociedade como um todo, empresas e indivíduos a realizarem ações que chamem a atenção das pessoas para um trânsito mais seguro que preserve a vida.

Afinal, o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

O Cadê Guincho, buscador de empresa de guincho apoia o Movimento Maio Amarelo 💛

Deixe um comentário