O impacto do lixo nas ruas e a importância de reciclar

Duas pessoas retirando lixos jogados na rua

De acordo com um levantamento realizado pelo movimento Recicla Sampa – uma iniciativa das concessionárias de coleta de resíduos domiciliares da cidade de São Paulo – no Brasil é produzido por dia uma média de 130 mil toneladas de lixo, sendo que apenas a cidade de São Paulo é responsável por quase 10%, com cerca de 12 mil toneladas diárias, onde 40% são recicláveis. Quando o descarte é feito de maneira irregular ele prejudica o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Na capital paulista o impacto negativo é claramente visto nos rios da cidade, pois os resíduos deixados em locais inapropriados é um dos principais fatores causadores de enchentes. O que de fato gera grandes prejuízos tanto aos cofres públicos quanto aos cidadãos.

Veículos passando por uma enchente

Pensando nisso, neste mês de Julho vamos abordar este assunto com o objetivo de mostrar o impacto do lixo e a importância da reciclagem para nosso meio ambiente 💚 

Nossa campanha #JogueLixoNoLixo tem o objetivo de conscientizar toda comunidade a praticar ações sustentáveis que contribuam para o descarte correto do lixo e o consumo de forma mais consciente.

Tanto aqui no blog quanto em nossas redes sociais vamos apresentar informações e maneiras de como todos cidadãos podem contribuir com a redução do lixo em sua cidade, ajudando na preservação dos recursos ambientais e também no ganho econômico 🧡

Um fator importante para discutirmos é sobre a importância da reciclagem através da separação do lixo reciclável do lixo comum ou orgânico, dentro da nossa própria casa já podemos fazer a diferença, além de sempre que puder prestar atenção na rua e coletar alguma latinha ou garrafa e colocar no local adequado para o seu descarte. 

Para que ações como essa sejam feitas precisamos saber o que é ou não lixo reciclável, assim faremos a separação e descarte correto e dessa forma já passamos a ter uma atitude sustentável.

Qual a diferença entre lixo reciclável e lixo orgânico?

Representação de lixo reciclável como plástico, embalagem de ovo e tampas de garrafas e representação de lixo orgânico,  como casca de ovo, casca de banana e pó de café

O lixo orgânico é feito de materiais biológicos, ou seja, resíduos de origem vegetal ou animal, eles podem ser restos de cascas de frutas, carne, feijão ou até mesmo um guardanapo usado. Existe uma grande dúvida no que realmente é o lixo orgânico, mas basicamente é tudo que tiver algum resíduo de alimento.

O lixo reciclável são todos aqueles em que podem passar por um processo em que volta ao seu estado inicial ou que pode se transformar em outro produto após o descarte, dessa forma podemos citar os que já são conhecidos habitualmente, como o papel, plástico, metal e vidro. Esses são alguns dos materiais que são coletados na coleta seletiva e que devem ser separados dentro de casa. 

Vale a pena ressaltar que quando realizamos o descarte dos materiais recicláveis é importante realizar uma prévia higienização, pois se o descarte for feito com resíduos orgânicos eles podem se misturar com outros materiais recicláveis contaminando e até mesmo comprometer e  inviabilizar o processo de reciclagem.

O que fazer com o lixo orgânico?

Resíduos de alimentos como casca de ovo e cascas de legumes e uma mão com terra mostrando a importância da compostagem para reaproveitamento do lixo orgânico

O lixo orgânico deve ter seu descarte em locais apropriados, já que ele contamina o solo, a água e deixa mau cheiro, tanto é que o acúmulo do lixo orgânico gera chorume, um líquido com alto teor de poluentes, por isso não se é aconselhado que vá para os aterros sanitários. 

Uma alternativa é instalar um triturador de pia que possibilita que este lixo seja descartado no lixo comum sem acumular água. Outra opção, levando em consideração a mudança de hábito das pessoas que ocorreu com o isolamento social por conta da pandemia e fez com que elas permanecessem mais tempo em suas residências e se conectassem mais com seu espaço, despertou em muitos a vontade de criar uma horta doméstica e para os que fizeram essa opção é possível então realizar a compostagem desse lixo orgânico. Esta é uma maneira sustentável de fazer a reciclagem do lixo orgânico e transformá-lo em adubo, diminuindo assim a liberação de metano na atmosfera e contribuindo para o ambiente.

O que posso fazer para contribuir com o meio ambiente dentro e fora do trânsito?  

Existem atitudes que contribuem com o mundo que irão ajudar tanto a natureza quanto a nós mesmos, uma dessas é sempre ter o lixo para carros – aquelas que normalmente ficam no câmbio – é uma ótima alternativa para quem dirige, pois além de evitar a desorganização no seu carro, é um local apropriado para o descarte. 

Outra maneira é a separação dos lixos recicláveis e lixos comuns dentro de casa para a coleta seletiva, para isso sempre tenha uma lixeira só para os materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal. Vemos o quanto pode ser essencial fazer essa seleção pelo tempo de decomposição de alguns materiais, que podem chegar até 500 anos, que é o exemplo do plástico. Esse material foi criado pelo belga Leo Baekeland no ano de 1907, isso quer dizer que o primeiro plástico criado na história não estaria nem perto ainda de se decompor, agora imagina mais de 4 bilhões de garrafas pets que em média são jogadas na natureza anualmente, o quão grave isso é para o meio ambiente?

 E não deixe se enganar, sabe aquele papel de bala inocente que é jogado pela janela do veículo? Ele demora para se decompor de 4 a 6 meses, sem esquecer a famosa bituca de cigarro que pode demorar até 2 anos para se decompor.  Portanto seja responsável e sempre #JogueLixoNoLixo

Imagem informando sobre a importância de reciclar, mostrando uma garrafa sendo descartada corretamente no lixo

Deixe um comentário