Outubro Rosa: conheça a importância desse tema

Você sabe sobre o que é o mês do Outubro Rosa? Em suma, trata-se de uma campanha internacional que tem como objetivo a conscientização acerca do câncer de mama e, atualmente, também do câncer de colo do útero.

Todos os anos, o mês faz parte de um movimento em que colaboram várias nacionalidades, com o fim de incentivar o diagnóstico precoce e a prevenção das doenças. Continue a leitura e conheça a importância desse tema.

Imagem sobre Outubro Rosa

Qual a origem do Outubro Rosa?

A origem do Outubro Rosa data do início dos anos 1990, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O movimento teve início em um evento chamado de Corrida pela Cura, no qual a Fundação Susan G. Komen for the Cure deu aos participantes um lacinho cor-de-rosa, que se tornou o símbolo do mês de conscientização.

A partir de então, o evento passou a ser promovido todos os anos na cidade de Nova York. Nos anos seguintes, outros municípios e estados do país passaram a fomentar iniciativas para o diagnóstico e a prevenção. O mês de outubro foi selecionado como a data para estas ações.

Com o fim de conscientizar a população acerca da prevenção pelo diagnóstico precoce, entidades especializadas começaram a enfeitar locais públicos com laços cor de rosa, bem como corridas de sobreviventes do câncer, desfiles de moda, etc.

Após o mês de outubro tornar-se oficialmente o mês da prevenção do câncer de mama nos Estados Unidos, depois de a proposta ser aprovada pelo Congresso, a iniciativa cresceu e se espalhou por todo o mundo.

O que ocorre no Outubro Rosa?

Além das iniciativas acima mencionadas, as entidades que trabalham com a prevenção do câncer promovem eventos e debates sobre o tema, trazendo apresentações técnicas a respeito.

Em adição a isso, também são produzidos diversos materiais educativos, com o fito de transmitir informações sobre a detecção preventiva da doença. Outras iniciativas interessantes, além de belas e elegantes, podem ser vistas com o uso da iluminação em cor-de-rosa.

A primeira vez em que um monumento de destaque foi iluminado de rosa foi em 02/10/2002, na celebração dos 70 anos do fim da Revolução Constitucionalista em São Paulo. No caso, foi iluminado o Obelisco do Ibirapuera por um breve período.

Qual a importância do Outubro Rosa?

O objetivo do Outubro Rosa é, em essência, conscientizar a população acerca de métodos preventivos do câncer de mama e, em alguns locais, também do câncer de colo de útero.

As medidas visam estimular o diagnóstico precoce das doenças, sendo voltadas principalmente para o público feminino. Com isso, o objetivo final é universalizar o acesso à diagnose e reduzir a mortandade.

Assim, a importância da data aparece exatamente no sentido de disseminar informação e conscientizar a sociedade a respeito da doença, que pode ser combatida muito mais facilmente em seus estágios iniciais.

O que é Câncer de Mama?

Imagem relacionada ao outubro rosa e câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Alguns tipos de câncer têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.

Importante salientar que, o câncer de mama, quando detectado em fases iniciais aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e as probabilidades de taxas de sucesso são mais satisfatórias.

Por isso, é importante lembrar que não é só no trânsito que você deve ficar atenta aos sinais!

  • Nódulo ou caroço fixo e geralmente indolor nas mamas.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • Alterações no bico do seio.
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Caso detecte algum dos fatores acima, procure por um médico, pois o diagnóstico é fundamental para detecção precoce do câncer de mama.

Como mencionado acima, quando descoberto no início, o câncer de mama tem em média 95% de chance de cura.

O câncer de mama é o mais frequente em mulheres no Brasil, após o câncer de pele não melanoma, com taxa crescente de mortalidade.

Porém, apesar de raro, homens também podem ter câncer de mama. O número representa 1% do total de casos da doença.

Como prevenir o Câncer de Mama?

Auto exame de mama, outubro rosa

Existe uma variedade de fatores que estão relacionados à doença, o que a torna complexa. Porém, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar seu bebê;
  • Não fumar;

Medidas como essas podem contribuir para prevenção do câncer de mama. E lembre-se, é recomendado realizar o autoexame das mamas para buscar detectar anormalidades. Em caso de dúvidas, consulte um médico.

Previna-se!

O Cadê Guincho apoia essa causa, por isso neste mês de outubro, traremos um conteúdo exclusivo em nossas redes sociais com muitas informações sobre o assunto.

Deixe um comentário