Ter o pneu de moto furado é uma situação que nenhum motociclista deseja passar, afinal, além do gasto não planejado e da dor de cabeça, tal contratempo pode gerar um grave acidente – tanto com o condutor (e seu passageiro, se houver) quanto com pessoas que estiverem próximas no momento em que o problema acontecer.
Sendo assim, para te ajudar a evitar essa adversidade e te auxiliar caso essa situação aconteça, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas e informações valiosas a respeito do assunto.
Portanto, se você pilota uma moto e quer evitar problemas relacionados a pneu furado, confira este artigo até o fim!
O que fazer com um pneu de moto furado
Todo proprietário de um veículo precisa ter em mente que problemas e imprevistos podem acontecer durante uma condução. E um grande exemplo disso é o pneu furado.
Isso porque devido às condições de muitas vias (buracos, principalmente), a objetos e detritos nas pistas (como pregos, cacos de vidro, entre outros itens), o pneu de uma moto ou de um carro pode acabar furando.
Agora, se você tem um carro e esse tipo de situação acontece, ok, basta pegar o estepe e fazer a troca. Não tem muito estresse e nem muita dor de cabeça.
Porém, e no caso de uma moto? Se o pneu furar, não há estepe que você possa pegar e fazer a troca.
Sendo assim, o que fazer nessa situação?
Vá até uma oficina próxima
A primeira orientação (e também a mais simples, segura e prática) para lidar com esse tipo de problema, é levar a sua moto até uma oficina próxima.
Isso porque, você não precisará fazer nada. Um profissional é quem irá realizar o serviço de troca ou reparo para você.
Basta guiar, com cuidado, a sua moto até o lugar de conserto.
E para isso, é importante se atentar a algumas dicas:
- Percebeu que o pneu furou enquanto estava pilotando? Não freie de maneira brusca. Controle a moto, vá desacelerando-a aos poucos e encontre um local seguro para parar.
- Não ande muito tempo com o pneu furado, pois ele pode acabar rasgando.
- Evite buracos, desníveis e qualquer outro obstáculo para que a situação não piore ainda mais.
- Desloque seu peso na moto para aliviar a carga sobre o pneu furado. Ou seja, posicione o seu corpo mais sobre a roda não furada.
- Nunca use o freio do pneu furado.
Chame um guincho ou invista em um kit de reparo de pneus
Dependendo das regiões que você costuma pilotar, pode não haver oficinas tão próximas.
E nesse caso, se o pneu da sua moto furar, vale a pena chamar um guincho para te auxiliar – especialmente se o furo estiver muito próximo da parede lateral do pneu.
Além disso, outra sugestão é carregar sempre com você um kit de reparo de pneus. Por exemplo, dentro do compartimento de armazenamento ou sob o banco da moto.
Hoje em dia, existem várias opções de kits e você pode encontrá-los na faixa dos R$100,00 ou até menos.
Dessa forma, se você tiver o mínimo de habilidade em mecânica, você poderá fazer um reparo pontual sozinho e seguir de maneira mais segura até uma oficina.
Utilize um spray reparador
Outro caminho que você pode seguir para lidar com um pneu de moto furado, é utilizar um spray reparador (também conhecido como “vacina de pneu”).
Você pode encontrá-lo na internet ou em lojas específicas para motos por cerca de R$30,00.
Basicamente, você irá utilizar o spray no local do furo, de modo que o material aplicado funcione como um selante. Não tem muito segredo.
Agora, vale ressaltar que o uso desse item deve ser feito apenas em situações de emergência para que você consiga chegar até uma oficina.
Tenha em mente que o spray não serve como uma solução definitiva.
Como evitar que o pneu da moto fure
Inspeção
Se você utiliza a moto diariamente, é importante que, no final do dia e seguindo a mesma frequência, você faça uma inspeção nos dois pneus para verificar se estão em bom estado ou se estão muito desgastados.
Isso porque, quanto mais novos e conservados os pneus estiverem, menores serão as chances deles furarem. E quanto mais gastos eles estiverem, maiores serão as chances deles furarem.
Portanto, não espere os pneus ficarem carecas para trocá-los.
Além disso, a mesma situação vale para a câmara de ar. Troque-a ou leve-a até uma oficina para ser trocada, caso esteja desgastada.
O importante é agir de forma preventiva, fazendo uma inspeção diária ou pelo menos semanal em sua moto.
Com segurança não se brinca!
Pressão dos pneus
Se você pilota regularmente e os níveis de pressão dos pneus estão baixos, a tendência é que haja um desgaste maior, assim como um eventual furo.
Por isso, para evitar um pneu de moto furado, certifique-se de que os níveis de pressão dos pneus da sua moto estão adequados – nem muito cheios, nem muito vazios.
Mantenha sempre a calibragem indicada pelo fabricante.
Pneus usados/recondicionados
Apesar dos pneus usados/recondicionados serem atrativos para muitas pessoas por conta do preço, eles não são a opção mais recomendada se você quer evitar furos e outros problemas relacionados a sua moto.
Isso porque, esses pneus já circularam antes e podem ter sofrido danos que não são visíveis – o que, consequentemente, pode se tornar uma grande dor de cabeça para você depois.
Portanto, para evitar maiores transtornos, procure utilizar pneus novos (e adequados) em sua moto.
Produtos de limpeza
Para manter a moto conservada, limpa e com aquela aparência de nova, bem cuidada, é normal que motoristas utilizem certos produtos para limpá-la e embelezá-la.
Porém, é importante ressaltar que, dependendo da qualidade do produto utilizado, algumas substâncias podem acabar ressecando/rachando a borracha do pneu.
Portanto, como última dica para evitar problemas de pneu de moto furado, tenha atenção aos produtos que você utiliza em seu veículo, ok?
E caso você tenha alguma outra dica, sugestão ou comentário a fazer, aproveite o espaço logo abaixo. Adoraríamos ouvir o que você tem a dizer!