Quero ser guincheiro. Por onde começar?

Profissional de guincho

Com cada vez mais veículos circulando nas ruas, além de motoristas que precisam de ajuda em caso de algum problema, a profissão de guincheiro (ou motorista de guincho), tem atraído diversas pessoas.

Agora, por onde começar nessa área? Quais requisitos, responsabilidades e habilidades uma pessoa deve ter para atuar como guincheiro? Para essas e outras informações, confira este artigo até o final!

O cenário para a profissão de guincheiro

Ter um veículo, para muitas pessoas, é uma grande realização e representa praticidade, comodidade, conforto, liberdade, autonomia e, às vezes, até mesmo poder e status.

Contudo, mesmo os motoristas mais cuidadosos e experientes podem ter algum tipo de problema enquanto dirigem. 

Por exemplo, um dos pneus do veículo pode furar, o motor pode superaquecer, pode haver algum tipo de pane, ou ainda, um acidente, uma colisão, pode acontecer.

Sendo assim, para estas e outras situações, faz-se necessário o serviço de um guincheiro!

Afinal, os motoristas precisam ser socorridos, eles precisam de algum tipo de ajuda para prosseguirem a viagem e não terem que ficar parados e esperando por alguém no meio de uma via — o que, inclusive, pode ser um grande risco à segurança.

E apesar da crise econômica e das recentes altas nos preços dos combustíveis, o fluxo de veículos no Brasil é enorme. Ou seja, tem demanda e oportunidades para quem quer trabalhar com este tipo de serviço.

Portanto, se este é o seu caso, não deixe de conferir com atenção todas as considerações que separamos a seguir.

O que faz um guincheiro (motorista de guincho)?

Profissional de guincho realizando serviço de remoção

O papel de um profissional de guincho consiste em auxiliar e prestar atendimento a motoristas em situações de emergência e socorro no trânsito.

Basicamente, o guincheiro é responsável por operar um caminhão, de modo a dar assistência a motoristas que estão enfrentando algum tipo de problema em ruas, avenidas, estradas ou rodovias do país.

E isso, levando sempre em consideração a segurança, a agilidade, a responsabilidade e o profissionalismo.

Agora, vale ressaltar que um motorista de guincho não é um mecânico. Ou seja, a sua função não é consertar carros (a não ser que seja algo pequeno e simples), e sim rebocá-los e transportá-los até uma borracharia, oficina ou lugar indicado pelo cliente.

Como começar na área?

Categoria da CNH

Para começar a trabalhar como guincheiro, você precisa ter a categoria de CNH adequada. Se você for dirigir um veículo que não ultrapasse 3.500 kg, você pode utilizar a categoria B (a mais comum em nosso país).

Agora, se o peso do caminhão guincho que você pretende dirigir ultrapassar esse valor, será necessário obter a categoria C e, em alguns casos, D ou E. 

Por isso, você precisa verificar esse aspecto antes de começar a atuar na área. Se você não tiver a categoria certa, você não poderá prestar o serviço.

Forma de trabalho

Profissional de guincho recebendo um chamado

De que forma você pretende trabalhar? Como autônomo, independente, particular? Em uma empresa? Em parceria com concessionárias/seguradoras? Ou você gostaria de empreender e montar o seu próprio negócio? Esse é mais um aspecto que você precisa pensar.

Agora, se você optar pela primeira opção, isto é, autônomo/independente/particular, você pode se cadastrar aqui no Cadê Guincho. 

Basta acessar este link, clicar em “cadastre-se” e informar seus dados. Assim, você contará com toda nossa estrutura e suporte, e o seu serviço ficará disponível e visível para milhares de pessoas que utilizam o nosso aplicativo.

Hoje, temos mais de 450 mil usuários cadastrados e atuamos em todo o Brasil. Então, se você pretende atuar na área, essa pode ser uma ótima opção para você.

Localização

Se você for trabalhar de forma autônoma ou ter o seu próprio negócio com outros profissionais à disposição, é muito importante que você pense na localização, isto é, nas áreas e regiões em que irá atuar.

Isso porque, você deve trabalhar em lugares estratégicos, que possuem demanda, potencial e boas oportunidades.

Se você trabalhar em áreas e regiões pouco atrativas, dificilmente você terá demanda e, com isso, será bem mais difícil conseguir serviços e manter o negócio.

Portanto, avalie e estude muito bem onde você pretende atuar. De repente, uma região que você não estava considerando em seu planejamento, pode gerar um ótimo retorno para você.

Responsabilidade

Veículo sendo guinchado

Ao trabalhar como motorista de guincho, na maior parte do tempo você estará carregando, transportando e descarregando veículos que possuem um valor considerável.

Por isso, seja profissional, não só no sentido literal da palavra, mas também na sua forma de trabalhar. Seja responsável e tenha todo cuidado possível e necessário para evitar problemas e dores de cabeça depois.

Coloque-se no lugar dos clientes. Se fosse o seu carro ou a sua moto, por exemplo, você gostaria que o serviço fosse bem feito, não é verdade?

Portanto, mantenha um bom padrão de qualidade ao prestar seu serviço — e isso está muito relacionado ao próximo tópico.

Qualificação

Obviamente que para ser um motorista de guincho, você precisa de qualificação, afinal, você precisa saber como operar o caminhão da forma correta e segura para não causar nenhum tipo avaria, dano ou acidente.

Portanto, estude sobre o assunto. Faça cursos (online e presenciais), participe de treinamentos e workshops, assista palestras, acesse conteúdos e materiais na internet, enfim, especialize-se na área.

Dessa forma, você será um profissional completo, atualizado e requisitado pelo mercado.

Curiosidade: Dia do Guincheiro

Profissional de auto socorro

Para finalizar o artigo, nós separamos para você uma curiosidade: 

Assim como há o Dia do Jornalista, o Dia do Engenheiro, o Dia do Professor, o Dia do Médico, o Dia do Veterinário e o Dia do Advogado, há também um dia específico para o profissional do guincho — o dia 29 de junho.

Então, anualmente, desde o ano 2000, o dia 29 de junho é a data que celebra o Dia do Guincheiro, profissional que muitas vezes trabalha de madrugada, na chuva, no frio e aos finais de semana e feriados, para socorrer motoristas e deixá-los no conforto de suas casas, e o principal, em segurança!

6 Comments

  1. Fabiano Candido Diogo 20 de janeiro de 2024
    • José Cadê Guincho 24 de janeiro de 2024
  2. Carlos 5 de março de 2024
    • José Cadê Guincho 5 de março de 2024
  3. alan 21 de março de 2024
    • José Cadê Guincho 22 de março de 2024

Deixe um comentário