Saiba como escolher o capacete de moto ideal

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil conta com mais de 17 milhões de motociclistas, mais do que a quantidade de pessoas que vivem na Bolívia – segundo o Banco Mundial, a população deste país soma 11,5 milhões.

Como se pode observar, alguns milhões de brasileiros são apaixonados por moto, certamente por conta dos benefícios que ela oferece, como agilidade, economia e baixo custo de manutenção.

No entanto, para garantir uma condução segura e dentro da lei, é importante usar capacete. Esse é um item de segurança obrigatório, portanto, todo e qualquer motociclista deve usar. Você gostaria de conhecer algumas dicas para escolher o capacete de moto ideal? Então, não deixe de continuar a leitura!

Defina o tipo de uso do capacete

fará dele. Aliás, com qual frequência e em que contexto ele será utilizado. Por exemplo, o capacete será usado em viagens ou no dia a dia, durante o trabalho?

Nesse sentido, cabe dizer que é recomendado utilizar capacete fechado (com viseira fechada) caso a sua utilização seja destinada a viagens. Isso garante maior segurança para o condutor, evitando que ele seja pego de surpresa por algum objeto na pista.

Já para quem utiliza o capacete para o trabalho, recomenda-se comprar o modelo escamoteável. É uma boa escolha para quem trabalha com entregas. Por ter uma superfície móvel, a viseira pode ser levantada e abaixada com agilidade, o que pode aumentar a produtividade do entregador.

Observe a qualidade e resistência do capacete

Uma vez que sua principal função é proteger a cabeça e o rosto em caso de acidente, o capacete deve ter resistência e ser feito de materiais de alta qualidade, para que, assim, cumpra efetivamente sua função.

Dessa maneira, você deve conhecer os materiais usados na fabricação do capacete antes de adquiri-lo. Isso pode não apenas proteger sua vida, mas também garantir que faça uma compra excelente, da qual não se arrependerá.

Verifique o tamanho e estilo do capacete

De uma forma geral, os pilotos de motocicletas devem sempre escolher um modelo de capacete mais justo. Isso porque, com o tempo, esse equipamento tende a se adaptar ao seu rosto, encaixando-se melhor.

No entanto, é importante entender que escolher um modelo justo não significa selecionar um capacete que aperte sua testa ou cabeça, gerando desconforto. Justo significa dizer que esse equipamento não sairá de sua cabeça com facilidade, o que é ideal para sua segurança.

Além disso, é preciso observar o estilo do capacete. Ele deve se harmonizar perfeitamente com o estilo de sua moto. Para selecionar o ideal nesse sentido, basta se fazer a seguinte pergunta: a minha/sua moto é esportiva, scooter ou outro estilo?

Se você está pensando em comprar uma motocicleta, siga nossas dicas para encontrar o modelo mais adequado para você, que atenda efetivamente suas necessidades. Combinado?

Leia outros artigos como este acompanhando as publicações em nosso blog. Não deixe de aproveitar!

Deixe um comentário