4 barulhos no seu carro que você precisa estar atento

4 barulhos no seu carro que você precisa estar atento

Os barulhos no carro costumam incomodar muito os motoristas pois, na maioria das vezes, eles são um sinal de que há algum problema com o veículo. Quando os barulhos são constantes é muito importante buscar ajuda profissional para resolver o problema imediatamente e evitar danos maiores ao veículo ou até mesmo riscos de acidentes.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de quatro barulhos comuns nos carros e o que eles podem significar. Dessa forma, você poderá ter uma ideia do que pode estar acontecendo de errado com o seu carro, caso ele emita esses sons e, logo de início, seguir as medidas necessárias para resolver o problema.

1. Barulho agudo como um assovio

Esses barulhos costumam acontecer principalmente quando você pressiona o pedal do freio. Eles geralmente indicam desgaste nas pastilhas do freio, o que compromete a eficiência do sistema de frenagem.

Nesse caso, é extremamente importante procurar o auxílio de um mecânico profissional para confirmar o problema e, se for o caso, realizar a troca de pastilhas. Recomenda-se que ela seja feita a cada 30 mil km rodados, mas dependendo da qualidade do material, pode ser necessário antecipar a substituição.

Algumas colisões de grande impacto ocorrem justamente por causa desse tipo de problema, por isso é tão importante resolvê-lo imediatamente.

2. Batida seca

Amortecedores desgastados normalmente fazem o carro emitir sons como batidas secas ao passar por lombadas ou demais superfícies irregulares. Esse tipo de problema pode ainda resultar em som de mola rangendo traseira balançando demais nas curvas.

A vida útil desses componentes depende de vários fatores e um dos principais é o tipo de solo que costuma ser percorrido. Por esse motivo, em veículos que são mais usados em estradas de terra esburacadas, a substituição precisa ser realizada antes do tempo normal.

3. Ronco áspero nas rodas

Quando há um som áspero, parecido com um ronco, vindo das rodas ou um barulho como se houvesse areia nelas, isso pode significar problemas no rolamento. Normalmente esse ruído começa mais fraco e vai aumentando à medida que o veículo toma velocidade.

É importante destacar que em algumas situações esse tipo de barulho pode significar que o pneu está desgastado. Por essa razão, caso seu carro emita esse som, verifique os pneus antes de desmontar as rodas para trocar os rolamentos.

4. Som de estalos

Sendo bem comum, pode ocorrer estalos no câmbio ou no motor ao dar partida no carro após a mudança de marcha. Esse ruído pode indicar desgaste no coxim, parte essencial para absorver as vibrações e manter a estabilidade do veículo.

Outra situação em que pode ocorrer estalos é durante as manobras. Nesse caso, esse barulho pode indicar que a junta homocinética precisa ser trocada.

Mesmo que seu carro esteja emitindo outros ruídos que não foram descritos aqui, fique atento e verifique com o seu mecânico se não há algum problema com ele, afinal, existe uma série de outros sons além desses que podem indicar que algo não está funcionando bem.

Se você gostou das nossas dicas, confira em nosso blog mais informações importantes como as que você acompanhou aqui. Aproveite e leia também: 4 Dicas para fazer a Manutenção e Conservação do seu Veículo.

Deixe um comentário